Uluwatu....
Não sei até que ponto é correcto começar por esta onda balinesa. Ela merecia sem duvida um destaque maior, pois é de longe a onda rainha desta ilha. Muitos podem desconfiar desta minha afirmação pois Uluwatu não é a melhor onda de Bali, não é a mais dificil e eu nem sequer metade das ondas da ilha surfei por isso eu admito que arrisco ao afirmar que Uluwatu é, sem dúvida, a onda rainha na ilha de Bali.
Vamos ao meu ponto de vista - relembro de um mediocre, mas apaixonado, surfista o que em Bali faz com que sejas dos piorzinhos:
Uluwatu foi a primeira praia a que fui, melhor, a que fomos, nesta nossa aventura. Já muito tinha ouvido e lido sobre esta onda. Sempre "altas ondas", "mesmo fácil", "tubos" e "mesmo comprida" foram as expressões que mais ouvi, por isso era normal que a ânsia daquela manhã fosse muita. Mas de todas as expressões que me tinham dito eu vou acrescentar mais uma: "alta entrada na praia"! A praia tem duas entradas uma mais a sul e outra mais a norte sendo relativamente perto uma da outra geograficamente, mas que a pé fica mesmo longe. Qual das entradas a mais bonita? Não sei dizer. A primeira, que vou chamar a da frente, utilizei poucas vezes pois tem daqueles parques - "parkir" - em que te é impossivel escapar ao pagamento (sendo 10 centimos ou nao) e dá acesso ao prinicipal hotel de Uluwatu sendo a entrada feita por cima da praia dando também acesso directo aos "warungs" encastrados na falésia com as suas esplanadas boas demais pa recusar um pequeno almoço a 2 euros. A segunda entrada é aquela que para mim é a mais mítica. É uma longa descida em escadas (tudo bem enquanto é descida) que permite que vás a admirar a onda por entre dois montes num "V" que dá para uma das melhores partes da onda.
Depois de passares a casa de banho da praia e a zona onde os macacos te roubam, tens aquilo que parece um centro comercial feito em madeira e palha. São surf repairs, lojas de surf, lojas de fotografias e "warungs" (ndr cafés) por todo o lado numa amálgama semi-organizada mas que faz a delícia de todo o surfista que tem quase tudo o que precisa à mão de semear. Escolhes um warung, um surf repair e uma loja de fotos favorita e tás em grandes amizades com o/os donos desses estabelicimentos mas tb podes ter a certeza que os outros não te vão perdoar a "traição". Estou a exagerar claro... se há coisa que reina em Uluwatu é muita tranquilidade.
Vamos agora àquilo que todos os que deslizamos em cima da água queremos ouvir: como é a onda? e o crowd?. Ok ok... já lá vamos. Primeiro resta dizer que de praia, Uluwatu não está muito bem servida sendo que a unica areia que existe é um pequeno areal por baixo dos warungs que fica sem acesso quando a maré sobe. Também destaque para a gruta que é onde entramos para a àgua... uma entrada que há primeira te faz subir a batida do coração e à centésima ainda te faz subir a batida do coração... não por medo, mas por toda a "magia" que envolve esta entrada.
Cá estamos, a onda. Pois, ao contrário daquilo que sempre imaginei, Uluwatu não é uma onda... são várias ondas, vários picos de esquerda, diferentes entre si e que dizem que quando as condições se reunem transforma-se num ondão sem fim cheio de secções diferentes. Não sei por onde começar, até porque me pareceu não haver um consenso com todos os nomes dos picos mas vou enumerar do inside para o outside aqueles que eu percebi onde eram. Então tudo termina no inside numa secção chamada Race Track, rápido, com parede e tubular... se tiveres tomates e velocidade vais tirar tubo certo na maré a vazar e podes desenhar linhas (não grandes manobras) na maré a encher. Segue-se The Peak, aquela que para mim era a secção mais perfeita (e com mais gente claro) de todas: tubo de filme na meia maré e parede pa manobrar na maré cheia desaparecendo na maré vaza. Entre The Peak e Temples fica uma zona com um ou dois picos, dependendo da maré onde normalmente as pessoas estão mais dispersas e na maré cheia podes apanhar ondas até perto da areia. Não sei se há nome pa esta secção mas foi la que passei grande tempo sempre que surfei em Uluwatu. Temples é uma secção que fica longe da entrada pela gruta havendo uma outra entrada que nunca descobri. Dado à remada longa nunca me aventurei por lá mas pareceu-me ser a secção mais comprida e rápida de Uluwatu, o que visto de lado tornava uma visão de filme. Aliás isto é muito comum em Bali: ondas compridas são normalmente muito mais rápidas tornando-se em ondas lindas pa fotografar e filmar, mas dificeis e chatas de surfar quando não tens a velocidade que devias. Para terminar, lá fora quebram Outside Corner e The Bombies... nunca vi estes picos a funcionar plenamente pois nunca apanhei um swell verdadeiramente grande, mas reza a lenda que quando funcionam tornam-se num hino às ondas grandes e perfeitas e todos os picos acima mencionados desaparecem.
Quanto a crowd... bem, esqueçam!! Nunca vi tanta gente dentro de àgua, pior, nunca vi tanta gente a surfar tão bem dentro de àgua!! Os locais surfam pa caralho e não te andam lá a oferecer ondas, os australianos tão na sua mas remam tanto e surfam tanto que uma competição com eles é pa saires frustrado da àgua e os brasileiros, que também tão sempre em grande número, são o tipico brasileiro que conhecemos: ou são os maiores castiços ou é um campeão de jiu-jitsu mal encarado. Mas normalmente o tuga é bem recebido (não fosse essa a nossa arte). Tens de ter montes de paciência, ser rato e discreto. Regra de ouro: quando cais drop a tua credibilidade também cai e fica mais dificil apanhar ondas, mas se fazes uma onda com manobras ou se tirares um tubo... a surfada passa a ser tua. Não há cá manhosices... tens o que mereces, mate!
E chego ao fim deste relato sobre Uluwatu... e ficou tanto por dizer. Esta foi a onda que mais surfei, que mais curti e que mais evoluí na indo! Foi também a onda em que mais caí, mais desesperei e mais mal tratei a prancha. Atenção ao take-off sugante (ver capítulo anterior) e ao coral na maré vaza, na maré cheia é muito tranquilo e nem vale a pena levar botinhas. Foi aqui que o Fernandinho tirou altos tubos e é a onda que eu, o Stuve, o Xico e o Paulinho mais curtimos.
Não percam em breve a próxima onda: Balangan.
Palavras-chave Uluwatu: alta entrada, drop dificil, manobrável, tubos, vários picos, facil de mare cheia, atenção à maré vaza, muito crowd.
quarta-feira, novembro 05, 2008
À Descoberta de Bali: Cap. V - Uluwatu
sexta-feira, outubro 10, 2008
À Descoberta de Bali: Cap. IV - Reaprender a Surfar
Concentração no drop: Esta parte está obviamente ligada e de
E por fim, Tomates de Aço: pois inevitavelmente este é um aspecto que tens que ter se realmente queres curtir as ondas à séria. É muito simples: podes ter os outros 3 aspectos que te disse acima e não ter este que nunca vais sentir Bali em pleno mas se tiveres este e nem tanto dos outros arriscas-te a tirar o tubo da tua vida. A questão passa mesmo por aí... não é só remares e dropares a maior do dia (o que não vai acontecer), e nem é tar grande e entrares (embora esse seja o primeiro passo), é quando, estiveres frente a frente com a parede e comçares a vê-la levantar-se demasiado lá à frente meteres pa dentro em vez de acelarares. Mesmo sabendo que provavelmente vais ficar lá dentro e que o teu amparo é o reef de coral, sem esta atitude podes ter a certeza que não vais passar dos chapelinhos. Creio que este foi o ponto que mais me faltou! De todas as coisas uma é certa: se te disseram que foram a Bali e tiraram altos tubos a toda a hora, é simples: tás a ser engan
Daqui vamos partir para o próximo capítulo: Uma breve descrição das ondas que surfei!
Ate lá!
Fotos: 1-Onde é que isto parece rápido? 2-Drop mega concentrado de Francisco P.Basto 3- Ou Toca ou Foge 4 - Fernando opta por dentro, e opta muito bem!
domingo, outubro 05, 2008
À Descoberta de Bali: Cap. III - O choque do Surf
Finalmente todos instalados.... a palavra de ordem era uma só: SURFAR! Para além de todo o cansaço, paciência e sacrificio que a viagem acarreta, ela própria torna-se num "injector" de pica infalível: imagina-te a atravessar o mundo em 48 horas para saberes que vais apanhar altas ondas, melhor... que vais para um dos sítios mais famosos para praticares aquilo mais gostas! Pois é... estavamos assim, a sonhar com as ondas. Para piorar a situação o Fernandinho já tinha ido para àgua surfar um final de tarde em Uluwato numa espécie de surfada-cortesia com o nosso anfitrião João Barbosa. PAUSA. João Barbosa é uma daquelas pessoas que merece pelo menos um parágrafo.
quinta-feira, setembro 25, 2008
Quick Bites!
Pois é pessoal... o blog está de volta!

À Descoberta de Bali: Cap. II - A chegada e o 1º impacto
Como referi no capítulo anterior... Singapura foi o primeiro impacto com a Ásia, o primeiro de sempre para alguns, a repetição para outros! Tudo bem que Singapura é a Ásia para bebés (com muito dinheiro de preferência) e que o aeroporto não equivale em nada a ir visitar o país, mas, como tivemos que oficialmente dar entrada no país e ir buscar as pranchas e malas para depois de novo check in voltarmos para a zona de embarque. Isto serviu para ver muita gente de olhos em bico (literalmente), para provar o ar húmido da rua e, muito importante, para compreender que na Ásia não é só arrozais e ruas em terra... Singapura, por exemplo tá muito à frente da maior parte dos países da Europa.
quinta-feira, setembro 18, 2008
À Descoberta de Bali: Cap. I - Os protagonistas e a viagem
Antes de começar a relatar aquilo que foi uma jornada de 30 dias em Bali, a ilha dos Deuses e a ilha de várias coisas, convém explicar o formato desta história: Vai ser contada por capítulos, e saem a todas as quintas-feiras. Enjoy
segunda-feira, agosto 04, 2008
INDO DREAMS



quinta-feira, junho 19, 2008
Saca Show - Parte I

terça-feira, junho 10, 2008
De volta.... parte um milhão e trezentos



sexta-feira, maio 02, 2008
CAMPEONATO NACIONAL!!

quinta-feira, abril 17, 2008
Pôrra pó sul!

quinta-feira, abril 10, 2008
Deixem os meninos surfar!
Quem passar ali na praia de S.Salvador (Matosinhos - Baía/Esgoto pós amigos), já vê lá um circo, vá lá um mini-circo (sem querer diminuir em nada a organização que tenho a certeza que é excelente), constituído por contentores e com um grande desenho de um bicho verde qualquer a mandar um pauladão! Não... não foi a Câmara que decidiu dar-nos uns balnearios e um café pá malta descontrair, e também não é um centro de massagens cheio de "hot babes" em fio dental prontas para nos pôr nas luas (Pás meninas arranjava-se um Frota
também). É "apenas" a 1ª etapa do circuito Pró Junior patrocinado pela Lightning Bolt! O Pró Junior é neste momento o 2º melhor circuito a nível nacional: junta os melhores surfistas aspirantes a profissionais num formato idêntico ao utilizado no "estránja". Por isso é esperado para este fim de semana um muito bom espetáculo de surf com nomes como Niculau Von Rupp a confirmarem presença (pelo menos estão na folha de heats).


Patrick!
Muda o local, muda o vencedor, mas os protagonistas foram praticamente os mesmos, com os favoritismos a darem cartas! Pena (ou não...) que só haja lugar para 4 numa final.

quinta-feira, abril 03, 2008
Bom dia!
Este fim de semana vai-se realizar mais uma etapa do circuito da ASM, que irá decorrer na saccor. As previsões são de ondas muito pequenas, mas acho que era bom entrarmos todos. Por isso até sexta feira podem-se inscrever.
No próximo fim de semana também se irá realizar em matosinhos o campeonato nacional pró júnior sub-20! as inscrições já estão abertas no site da federação www.fps.pt. Todos os que tiverem menos de 20 anos, mais de 14 e estiverem federados, podem-se inscrever.
Hoje de manhã, pelas 8h da manhã, deram altas ondas em espinho, por isso com maré vaza e se o vento nao virar, era uma boa hipotese para quem conseguir ir.
mais um dia de aulas e estudos !!
terça-feira, abril 01, 2008
Competição!!



De volta ...
Nova Hora, Novo Blog!
"I said I'd be back, fuckers!"
Muito bom dia pessoal! Pois é, cá estou eu de novo às escritas! Esta edição de Primavera visa celebrar váriados acontecimentos: Muda a hora, temos mais dia, ou seja mais tempo para surfar (um dia hão de instalar holofotes em tudo o que é praia); Muda a estação, o que para mim é uma benção já que passei o Inverno todo com um fato 3/2 (!grizo!) agora pode ser que deixe de congelar em cada surfada!!; E já devem ter reparado nas nobres cores que decidi utilizar, pois é, estou também a celebrar a conquista do tri, que nem com menos 6 pontos do apito dourado nos tiram :) (só falta o dragôm ainda tou a pensar pôr!).
Aqui pelo blog quase tudo se mantém, apenas os textos vão ser mais curtos (mesmo que eu tenha muito para dizer como sempre vou separando os textos e publico em dias diferentes), e como já devem ter reparado temos previsões e até me dei à "lata" de dar algumas sugestões! Embora algumas "mentes brilhantes" achem que tou a ser um "chibo" pensem que assim pode ser que se deixem de ir todos uns atrás dos outros e se espalhem pelos vários picos que quase sempre funcionam com condições semelhantes! Pela dispersão!!
Está um dia lindo, peguem nas pranchas, dividam a gota e mandem-se por essa estrada fora!!
Estou fechado na faculdade e aqui não tenho imagens, mas deixo-vos um pensamento muito profundo: Quantos de vocês já nunca se perguntaram o que seria da vossa vida se nunca se tivessem lembrado de pegar numa prancha de surf?? Eu já pensei algumas... e se não tivesse uma prancha, tinha isto:
Divirtam-se acima de tudo!!!
P.S. não sei se reparam neste anuncios aqui! são todos muito interessantes e podem carregar a vontade e se calhar ainda encontram o que querem!
quarta-feira, março 26, 2008
De volta no 1º de Abril!!
Como têem reparado, não tenho actualizado o blog. Essa situação deve-se a várias razões incluindo o facto de eu próprio não andar a surfar com muita regularidade. Sendo assim, decidi mudar a estratégia e prometo grandes mudanças para a semana. Vou mudar não só o aspecto (não muito porque o sistema blogspot não o permite), mas também o conteudo, tentando assim tornar o blog naquilo que foi a sua ideia inicial: um sítio onde, um surfista de norte , possa vir todos os dias para saber não só quais as condições de surf, mas ainda saber um bocado o que se passa por aí! Como tal, se alguém estiver interessado em colaborar comigo no blog, para diversificar as ideias, é só comentar este post (não se esqueçam que só aparecem os que eu entender por isso os vossos dados ficam apenas comigo) e deixar o vosso contacto!
Até dia 1 de Abril (será mentira?)
Boas ondas para todos!!
terça-feira, março 11, 2008
Let the show begin!!


terça-feira, março 04, 2008
#101 - De volta à estrada!

quinta-feira, fevereiro 14, 2008
#100!!!
Pois é já lá vão 100 textos...
Faz agora, ou fez à pouco tempo, um ano desde que iniciei este blog! Desde esse tempo muita coisa já rolou... já houve campeonatos, resultados, ondas aqui, ondas ali... novas caras, novos nomes, mesmas caras, mesmos nomes... tudo! Muito aconteceu... pouca coisa mudou!
Assistimos, nestes ultimos tempos, a um desenvolvimento do surf como desporto, moda e influencia (e afluencia) talvez sem igual... ou pelo menos o maior num largo calvário neste país! E o Norte não foi exepção neste acontecimento. Hoje vemos muitos mais e muito mais jovens surfistas nas àguas, vemos muitas mais escolas na areia e vemos uma maior actividade das lojas ligadas ao surf. Então aquilo que não vemos? Não vemos os nossos surfistas quando abrimos uma revista, não vemos 100 aéreos por dia, não pensamos 50 "wow's" em cada surfada que damos... e continuamos sempre a queixarmo-nos das mesmas coisas: falta de ondas, falta de apoios e falta sempre de qualquer coisa... Na minha perspectiva, também acho que faltam coisas e o que eu acho que mais falta faz no nosso surf é motivação: é sonhar, querer e fazer... mesmo quando implica algum sacrificio e quando sabemos o quão dificil vai ser - fazer só porque queremos e acreditamos e não porque poderemos ter ganhos materiais com isso. Tenho sentido neste ultimos tempos que essa motivação está a ganhar formas... que as pessoas começam a acreditar e a entender que afinal aqui há grande (e há mesmo acreditem) potencial e que é possivel tornar o norte numa referencia de surf! Desde as boas ondas que se teem proporcionado à saturação do mercado na capital e no sul acreditem que há várias oportunidades que não se devem virar as costas ou cortar as pernas à primeira só porque "é bom demais pa ser verdade" ou "isso é um filme do ca*alh*"...
Sinto que hoje, mais do que sempre, o momento para se apostar no surf cá e criar uma alternativa de vida a tanta gente que não quer seguir a rotina e quer seguir sonhos, é este! É agora...
Para "celebrar" este número 100 não vos deixo fotos, deixo-vos um vídeo criado pelo "Pumas", que mais uma vez numa iniciativa simples, mas que muita gente já acha muito complicado, trans mite muito do sentimento que eu tive, e tenho quando criei este blog e quando entro na àgua nesta peculiar zona do país!
P.S. Estou a uns minutos de pegar na minha mala e partir para o Aeroporto numa aventura Africana... Conto-vos mais promenores em breve