terça-feira, março 04, 2008

#101 - De volta à estrada!




Eu sei, eu sei... já lá vão muitos e muitos dias desde que parti, e ainda não vos disse uma palavra! Por isso mesmo, este Post vai servir para nos por no ponto de situação em realção ao surf e ao que se passa por aqui e arredores:

-A minha viagem a Angola: foi muito boa, é sempre bom conhecer uma cultura diferente e em Angola a sensação foi de que o tempo parou em muitos sítios de lá. A mentalidade é a mesma que nós teriamos se Portugal entrasse numa violenta guerra civil: as leis são meras palavras, reza o desenrasco, o dinheiro facil e a preguiiça de haver tanto em que trabalhar e melhorar!Quanto ao surf? As ondas são boas, estão lá... na minha opiniao, grande parte delas nem sequer foram descobertas... a àgua é quente e tudo!Mas... pelo dinheiro que se gasta no avião e no sustento, para não falar dificeis acessos e falta de sinalização, sempre podem ir a uma indonesia, australia, maldivas,costa rica e afins...Contudo, tenho a esperança que num futuro haja uma boa plataforma de comunicação entre Angola e Portugal e seja muito mais facil e barato ir para lá!

-Nós por cá: O início da "Revolução Nortenha" já está aí... Nasceram duas novas associações de surf no norte, que lideradas por grupos de jovens com ideias e muita garra prometem vir a mexer e a dinamizar os desportos aquáticos radicais no Norte que tanto precisa. A ASM - Associação de Surf de Matosinhos - tem o seu núcleo em leça e vai já arrancar com um circuito Regional com 5 etapas de Surf e Bodyboard, com a primeira data marcada para o fim de semana de 9 de Março. A ASE - Associação Surf Evento - é uma associação nova que vai apostar forte na realização de campeonatos e eventos de surf de alto nível assim como criar condições especiais para os seus associados.Neste momento a ASE anda a reunir apoios e condições que prometem surpreender os mais cepticos.Fiquem atentos.

-Competição: Está confirmada a realização do Campeonato Nacional de Surf Open, e até 15 de Março serão anunciadas todas as etapas do Campeonato. Como é sabido, a empresa Alfarroba Amarela deixou de realizar este campeonato devido ao pouco lucro que o mesmo dava. Assim sendo, as provas serão realizadas por entidades diferentes ficando com o nome do patrocinador principal. João Guedes já arrancou a sua temporada no WQS! No QS de Fernando de Noronha as coisas não correram da melhor forma para o João e foi notória a falta de experiencia nestas andanças, sendo que o seu surf está lá e recomenda-se pois foi um dos destaques no free surf.Neste momento já rumou à Australia onde irá tentar outros resultados. O Nacional de Esperanças também já arrancou!! A comitiva nortenha lá se deslocou como tem sido costume! Destaques para Sebastião Furtado que apresentou um bom surf mas acabou prematuramente eliminado pela "bombinha" Vasco Ribeiro e para o Filipe "Pipo" Pessanha que apresentou alto nível de surf apenas batido nas meias finais! No WCT, terminou a primeira etapa em Snapper Rocks, o grande vencedor foi o rei KELLY Slater que parece em grande forma e aos 34 anos é um dos mais serios candidatos ao titulo mundial!

-Ondas: Parece que os fundos da melhor onda deste inverno (Cagas) acabaram mesmo por se alterar. No entanto não há caso para alarmismos! As outras praias de Espinho dão boas ondas e quando o mar cai, Macedas teem-se revelado um óptimo spot! Melhor ainda é que as praias mais locais como Matosinhos, Leça e arredores estão a melhorar os seus fundos e começam já a aparecer ondas de qualidade mais que aceitável! Que seja um grande Primavera de ondas!!

Boas Ondas pessoal
Fotos: 1-Bemvindo a Angola 2-A interminavel onda de Cabo Ledo 3-Cabo Ledo 4 - Pipo Pessanha, mais um produto nortenho!

10 comentários:

FB disse...

Surfaste noutras ondas, para além de Cabo Ledo?
FB.

Anónimo disse...

ola, eu estive la na poça e tenho que vos dizer que o FILIPE PESSANHA foi a grande revelação. Obteve um 8.5 no primeiro dia tendo sido a melhor nota (juntamente com Filipe Pereira). No segundo dia voltou a passar os heats em primeiro e no terceiro e último, perdeu nas meias finais para o vencedor da etapa e também para um pedro pinto que apresentou um nível de surf muito alto obtendo dois 7 e tal. E queria também dizer que eu perdi no meu segundo heat nao contra o vasquinho mas contra o RUI HENRIQUES e WILLIAM MERRIL. Um grande abraço para tdos.
PS: Eu ja estou inscrito na ASM e tenho vos a dizer que apresenta altas condiçoes, e principalmente dá alto apoio aos seus atletas, quem quiser mais informações pode ir ao site da FPS e procuro nos clubes os contactos. Atenção para quem se quiser inscrever nesta etapa que a sua inscrição só está valida após o pagamento, e este tem data limitada.

Anónimo disse...

obrigado pela parte que toca aos outros que tb foram para poça!

PV disse...

Caro anónimo:
como sabes, a informação disponibilizada pelos organizadores do campeonato esperanças é muito escassa. Quando assim é, só sabemos o que se passa quando alguem dá nas vistas! Eu não faço a minima de quem de ca do porto foi...(minto até sei que o pastel e o lopes foram mas nem sei cm lhes correu por isso n comento) mas se me dizem que o Pipo e o Sebastiao surfaram bem...é isso que vou escrever! Um conselho: sai do anonimato a todos os níveis!
Boas Ondas

PV disse...

FB:
Infelizmente, só pude surfar 2 dos 10 dias que la estive (tive na provincia de Benguela que deve ter uma maldição e não dá ondas lá) e foi com pranchas emprestadas! Acampei em Cabo Ledo, que como sabes não é uma onda power, mas em comprimento e fun é inacreditavel! Mas informei-me lá... e falaram-me exactamente das ondas que tu me falaste! Nao tive tempo nem possibilidade para as checkar, fica pa uma outra vez!
Abraço

Anónimo disse...

Parabéns meu puto ( Pipo ) já sabs que estamos sempre aqui a torcer por ti boi.
Sebas foi pena teres perdido mais cedo tens surf pra seres campeão. todos acreditamos que podes ser grande só tens de fazer com que a nossa crença ( Tu e o Pipo ) se torne realidade e vão lá pra baixo dar na pá aos mouriscos :P

Grande Abraço

Anónimo disse...

E verdade foi um grande campeonato... Apanhei boas ondas tentado sempre dar o meu melhor... tinha em mente chegar a final e foram por meros 3 pontos... mas na arrifana vai correr melhor! Sebas tambem estiveste em grande um heat como o teu era bastante dificil de passar... mas ainda faltam bastantes etapas...parabens ao resto do pessoal que esteve la presente! "Ricarinho" "Nuno lopes" "Pastel" "Lula" e o famoso "benabom"! Espero ver melhor resultados do pessoal tdos... a poça tambem era uma etapa comlicada havia grande numero de vedetas do surf junior...va pessoal ate a arrifana! abraço po pessoal tdo! E obrgidado pelo apoio!! (PIPO)

FB disse...

Benguela tem uma das melhores ondas de Angola, chamada de "osso da baleia", uma esquerda e direira que quebram sobre uma laje de pedra rasa, mas infelizmente essa onda só começa a funcionar quando a ondulação é superior a 2m. E quando funciona, ha mais risco de tubarão do que em Cabo Ledo...
Viste as raias a saltar fora da agua?
Abraço,
FB.

Anónimo disse...

tenho so a dizer que quem mais passou heats fui eu e o ricardinho (que perdemos de segunda), os outros perderam de primeira. O pastel ainda sacou uma interferencia ao 2º mas não conseguiu fazer a baixa nota de 1.75.
Abraço ao pessoal todo e parabens ao pipo

Anónimo disse...

P.S. parabens ao jesualdo por a boa escolha do bruno alves para marcar o penalti.. ahahahhahahah