quinta-feira, fevereiro 14, 2008

#100!!!

Pois é já lá vão 100 textos...
Faz agora, ou fez à pouco tempo, um ano desde que iniciei este blog! Desde esse tempo muita coisa já rolou... já houve campeonatos, resultados, ondas aqui, ondas ali... novas caras, novos nomes, mesmas caras, mesmos nomes... tudo! Muito aconteceu... pouca coisa mudou!
Assistimos, nestes ultimos tempos, a um desenvolvimento do surf como desporto, moda e influencia (e afluencia) talvez sem igual... ou pelo menos o maior num largo calvário neste país! E o Norte não foi exepção neste acontecimento. Hoje vemos muitos mais e muito mais jovens surfistas nas àguas, vemos muitas mais escolas na areia e vemos uma maior actividade das lojas ligadas ao surf. Então aquilo que não vemos? Não vemos os nossos surfistas quando abrimos uma revista, não vemos 100 aéreos por dia, não pensamos 50 "wow's" em cada surfada que damos... e continuamos sempre a queixarmo-nos das mesmas coisas: falta de ondas, falta de apoios e falta sempre de qualquer coisa... Na minha perspectiva, também acho que faltam coisas e o que eu acho que mais falta faz no nosso surf é motivação: é sonhar, querer e fazer... mesmo quando implica algum sacrificio e quando sabemos o quão dificil vai ser - fazer só porque queremos e acreditamos e não porque poderemos ter ganhos materiais com isso. Tenho sentido neste ultimos tempos que essa motivação está a ganhar formas... que as pessoas começam a acreditar e a entender que afinal aqui há grande (e há mesmo acreditem) potencial e que é possivel tornar o norte numa referencia de surf! Desde as boas ondas que se teem proporcionado à saturação do mercado na capital e no sul acreditem que há várias oportunidades que não se devem virar as costas ou cortar as pernas à primeira só porque "é bom demais pa ser verdade" ou "isso é um filme do ca*alh*"...
Sinto que hoje, mais do que sempre, o momento para se apostar no surf cá e criar uma alternativa de vida a tanta gente que não quer seguir a rotina e quer seguir sonhos, é este! É agora...
Para "celebrar" este número 100 não vos deixo fotos, deixo-vos um vídeo criado pelo "Pumas", que mais uma vez numa iniciativa simples, mas que muita gente já acha muito complicado, trans mite muito do sentimento que eu tive, e tenho quando criei este blog e quando entro na àgua nesta peculiar zona do país!


P.S. Estou a uns minutos de pegar na minha mala e partir para o Aeroporto numa aventura Africana... Conto-vos mais promenores em breve

11 comentários:

JKF disse...

Grande Valenti.

Parabéns pelos 100!

Aventura africana? Eu vou para Marrocos daqui a 15 dias... se fores para esses lados depois tens de me dar umas dicas...

Abraço e boa viagem!

Anónimo disse...

Sem dúvida que o momento alto do filme é o Andy Irons a ir de dentes!!

Anónimo disse...

o pessoal do porto a mostrar o que vale!!!

PV disse...

Grande Ze,
´vim a angola! hoje foi o primeiro dia... e ja serviu para chocar, amanha vou passar o fim de semana a cabo ledo onde existe uma esquerda mega comprida! se apanhar umas venho aqui contar-vos! Grande abraço!

FB disse...

Valenti,

Estive em Angola em trabalho durante dois meses. Aos fins-de-semana ia sempre surfar e apanhei sempre altas ondas. É preciso é saber procurar. Cabo Ledo é sempre um bom ponto de partida. Com mar pequeno, tens alto point break a 70 kms para sul (Kitoba) e com mar grande tens o pico do Queiroz (a 1 km de Cabo Ledo) e Buraco (em direcção a Luanda e a 80 kms de Cabo Ledo).
Se quiseres mais pormenores, manda-me um mail.
Abraço e boas ondas!
FB.

Anónimo disse...

olaaa. (directamente da australia)
aqui tem estado um bocado de vento, mas tem dado umas ondas. tenho surfado com o mick fanning, bede durbidge, megan abubo, rebeca woods, karina petroni... etc etc! tudo bem por ai ?
Puto sebas, eu mandei te uma mensagem a dar os parabens, mas acho que nao recebeste. por isso um grande beijinho de parabens e o meu irmao manda um abraco!

Anónimo disse...

é isso valenti ! grande abraço e boas ondas ai e já agora parabens pelo 100

lula lickfold disse...

parabens pelos 100 valenti!:D grande abraço boas ondas ,claro que o melhor do video e o andy irons a ir de dentes!

Anónimo disse...

que sorte mariana xD dava tudo para tar ai a surfar com esses gajos todos!
diverte e boas ondas ;)

Anónimo disse...

mariana num dos videos do quik pro apareçes la com a prancha na mao!

Anónimo disse...

pois eu sei, eu ja vi o filme! ahah.
obrigada, beijinhos