quinta-feira, setembro 18, 2008

À Descoberta de Bali: Cap. I - Os protagonistas e a viagem

Antes de começar a relatar aquilo que foi uma jornada de 30 dias em Bali, a ilha dos Deuses e a ilha de várias coisas, convém explicar o formato desta história: Vai ser contada por capítulos, e saem a todas as quintas-feiras. Enjoy


O grupo que inicia esta aventura juntou-se todo no dia 5 de Agosto de 2008 em Lisboa em casa do Tomás Stuve. Convém, se calhar, antes de iniciar este "documentário" fazer a apresentação dos intervenientes, pelo menos daqueles que iniciaram a viagem:
Pedro Valenti: sou eu próprio, 23 anos, amante do desporto há vários anos, mas praticante incansável à apenas quatro. Considero-me um viciado em surf e tem sido com muito esforço que tenho compatibilizado o meu curso em Engenharia Civil com o surf. No entanto, não sendo um talento por aí além, tou sempre pronto para a festa, tema em que me especializo à vários anos. Como podem imaginar...ansiosissimo por esta viagem. Posição de Pés: Regular
Tomás Stuve: 23 anos, meu companheiro da maioria das aventuras dos ultimos anos. O Stuve é daquelas personagens que não se fazem duas iguais. Começou a surfar há 3 anos sem antes saber o que é uma prancha e do alto dos seus 1,96 m tem tido uma evolução notável e baseia o seu surf no "go for it". Hiperactivo, esquizofrénico, imensa presença, relações publicas e quebra corações... se não se safar nas ondas de certeza q há lugar para ele em Bali. Regular.
Paulo Barbosa: Quando comecei a surfar já conhecia o Paulinho de outras andanças, mas o Paulinho que conheci depois do surf é outro. De 24 anos, o Paulo ama e vive o surf intensamente como muito poucas pessoas que conheço. É, talvez, a minha companhia preferida para surfar pois além de "se mandar" é sincero e realista e isso vê-se no seu surf. É o gajo com quem me pico mais e é o gajo que já foi a Bali. Sem floreados e complicações. Regular.
Rui Oliveira: Ruizinho ("fashion" para alguns) é um artista: estuda arquitectura, toca guitarra, desenha e é perito em construir protecção para as pranchas em viagem. Esse seu lado creativo é mais que visivel no seu surf leve, rápido e de manobras. Na minha opinião precisa de descobrir as potencialidades do rail e esta viagem parecia-me boa para isso. Eterno romântico, dono de histórias inacreditáveis. Regular
Fernando Guedes: Se és do Portugal, provavelmente já ouviste falar no Fernandinho mas se és do Porto de certeza que o conheces. É o irmão mais novo do João e o filho do meio do Pai João. Mas o Fernandinho não se esconde na sombra do irmão ou do pai pois encara uma personalidade tão forte como única. Sem dúvida com o surf nas veias, a sua temporada em Cabo Verde deu-lhe um à vontade em ondas pesadas e isso veio a revelar-se em Bali. O Entusiasta. Unico "Goofy".
Ainda seguiriam na "comitiva" Jenny Dutheil - namorada do Paulinho - a Ana Alves - namorada do Rui - e Bibi Cardoso - namorada do Fernando. Estas 3 meninas, que eu prraticamente não conhecia antes da viagem, revelaram um grande espirito aventureiro e uma resistência de louvar. E trouxeram outro "nível" ao grupo.

Feitas as apresentações, lá estavmos todos em casa do Stuve em Lisboa uma noite antes daquilo que seria uma longa caminhada até chegar à indonésia. Os nervos eram mais que visíveis: eu tinha estado uma (ou duas) semanas stressado e paranoico em ter tudo o que precisava: fiz listas, comprei mil coisas, trabalhei, informei, etc. Ou seja faltava só empacotar as pranchas que era o climáx do stress de qualquer surfista que tenha de pagar pelas suas pranchas. Mas o meu stress compensou, pois os outros que tinham relaxado antes da partida tavam agora a dar falta de coisas que precisavam para viajar. O stuve até deixou de levar uma prancha por causa de uma quilha q não saía. Depois de dividirmos irmamente o papel "bolhinhas" e de o artista Ruizinho ter feito uma multiplicação de protecções para as pranchas (o curso ja serviu para alguma coisa) tava tudo pronto para o dia D. As meninas, coitadas, sentaram-se num sofá meio assustadas por ver os rapazes naquele stress sem saber ao certo o que lhes esperava nos proximos 32 dias.
7 - 08 -08 - Aeroporto de Lisboa. O grupo estava todo a horas e pronto para o check in. O check in de viagens de surf é sempre um tabu, coisa que não consigo compreender. Este desporto existe há decadas e sendo as viagens parte integrante do desporto não me parece normal que as companhias aéreas ainda não tenham feito uma legislação especial para transporte de pranchas. Tudo bem que a maior parte dos surfistas abusa da confiança e parte as pranchas para depois cobrar, mas se houvesse um sistema uniforme que combatesse este aspecto escusavamos de andar uns a pagar pelos outros e termos de ver a cara de estupida da atendedora quando dizemos que trazemos pranchas de surf. Enfim... isto era outra historia e 80 euros (que ainda não era mt dinheiro) depois lá estavamos nós na zona de embarque. A viagem era inacreditavelmente longa: Lisboa - Amsterdão - Singapura - Jakarta - e tentar arranjar um low cost de Jakarta para Bali. Os aeroportos de Amsterdão e Singapura são bons o que torna a espera mais fácil e tivemos a sorte de apanhar aviões com televisão pa cada um por isso foi uma injecção de cinema o tempo todo! Resta dizer que há medida que viajávamos parecia estar-mos lentamente a despedirmo-nos do mundo: em Lisboa e Amsterdão viam-se comitivas de atletas para os Jogos Olímipicos, evento que nós sabiamos que não iriamos assistir! Restou desejar boa sorte aos atletas Tugas que estavam tão inteligentemente a saborear um McDonalds mas mesmo assim o nosso Nelson trouxe o ouro pa casa! Em Singapura foi a entrada para outro continente... um ásia muito evoluida a dar 10 a zero a qualquer país europeu! Restava a Indonésia... Jakarta estava na mira e não tinhamos a certeza do que nos esperava. O meu estômago ja me alertava para problemas...mas aventura é aventura e não percam esta na próxima quinta....

2 comentários:

Anónimo disse...

ah grande valenti demorou mas actualizou, e bem!! é isso.. fico a espera pela proxima quinta para saber o resto eheh
abraço
pastel

Anónimo disse...

UAHTA !!!!!