sábado, fevereiro 24, 2007

Lagide!


Quinta-feira, dia 22, ao fim da tarde: apita o toque de mensagens tipico nokia (tipico de toda a gente), mas com uma mensagem muito atipica - "Queres ir para peniche amanhã?", ainda meio abalado e a pensar se era possível lerem-se mentes por telémovel, respondi - "Quando vimos? quem és? não tenho o teu nº!". Nem 5 minutos depois toca o telemovel, desta vez a chamada, com o tal numero da mensagem e, dou outro lado vinha a voz dum Pedro Miranda já a mandar das suas piadas! "Lagide amanhã, vi hoje a camera da praia, 4 gajos, ondas perfeitas" Não digas mais nada. Está marcado.

Sexta-feira,dia 23, 9 da manhã ja estava a guiar a pressa claro em matosinhos, o mar que vi era assustador ondas a quebrarem em alto mar! A turma era o Miranda, o Tropa, o Marco, e eu claro! Partimos na carrinha do Tropa em que eu tenho q fazer uma referência para o facto de ele ter DVD na carrinha, imaginam os filmes que fomos vendo no caminho... Chegamos ao lagide, praia em peniche que é abrigada das grandes ondulações e recebe o sul como off-shore, o cenário era sinistro, tudo cinzento, o mar meio desordenado mas a receber leste... mas quando vinha o set ele enrava tão grande que deixava o mar de ressaca até vir o proximo. A maré estava muito baixa e essa foi a primeira desculpa para não entrarmos logo. Entre deambulações, almoço e reconhecimento da zona, não sei se ja disse que esta foi a minha estreia em Peniche, um sonho realizado, voltamos ao lagide as 4 já com a maré cheia! As diferenças não eram muitas, mas a esquerda do lagide ja se tornava definida, com sets que praticamente chegavam aos dois metros que pa mim...já é muito! Dentre de água... a primeira coisa que reparo é como num dia daqueles a agua era transparente...é uma alegria conseguirmos ver a prancha qd estamos sentados nela (quem surfa matosinhos tem destas coisas). A segunda á que os sets q entravam la fora realmente tinham 2 metros, mas até se tava tranquilo. Não vos vou relatar a surfada toda, mas aquilo tinhas duas opções ou ficavas mais tranquilo num fundo de areia, ou ias visitar os vagalhos à esquerda, decidi pelo primeiro, mas rapidamente fui parar ao segundo:P apanhei umas esquerdas grandes, nada cavadas, e apanhei bastante porrada! 2 horas e tal de surf e já está... novo em folha!Como a malta do porto se portou: o marco foi o primeiro e ir ter com a esquerda, sem medo surfou-a, depois teve o azar de levar com os maiores sets na cabeça! o Tropa também foi para a laje mas surfou uma direita gigante mas muito mole, bonitos cutbacks! o Miranda estava de 5'11 que não era mm indicada para os 2 metros da laje, por isso ficou no beachbreak do lado a ensinar à malta, "berticalidade, powere, e radicalidáde" à moda do Porto!

Tenho a certeza que esta não foi a melhor estreia possivel em Peniche, e se calhar a viajem até parece em vão... mas para mim não foi... tive um dia diferente, uma onda diferente, uma história diferente.. e aconselho vivamente a quem tem uma carrinha diesel, pegue em 4 amigos e por 15,50 euros...está feito, com o risco de apanharem altas ondas!

Fica aqui a minha história e a razão pela qual ontem não escrevi!

Cumprimentos e obrigado malta de ontem!!

Foto: Lagide, quando está a funcionar

7 comentários:

Anónimo disse...

Tou mesmo a imaginar a lata do miranda quando te telefona. o Miranda é o rei!

Anónimo disse...

Ontem entrei sozinho num pico do lado direito do paredão do molhe. Dava um pico engraçado de 3.5m que dropavas por entre duas pedras carregadinhas de mexilhao do escurinho. O problema é que tava a surfar de 5.11 tambem ptt dropava atrasado encostado à bolha, de la de cima directamente la pa baixo e depois tinha que sair logo porque tinha um bloco sugador a frente rodeado de linhas das canas dos pescadores do paredão. Quando olhei para tras tava a entrar uma maior ja com os seus 4.5m. Saí e fui ao carro buscar a minha 6.0 que era mais indicada paquele tipo de mar e aí a cena foi outra, já dropava em floater tail slide, imaginam?! Deviam ter estado la vocês! A cena é que ninguém viu mas juro que é verdade. é nestas alturas que eu sinto o surf em mim... e eu rodeado do universo que é o surf em todo o seu ser man!!
A essência do surf voltou... acaba-se o surf, veste se a roupinha bem arranjada e vai-se pa onde? ... pois é, MIX PÃO!! Aqueles croissants badalhocos que mal se pega ja nos abraçam o dedo como que a dizer "pousa-me na lingua antes de trincar..." com aquele molho açucarado! limpa se a boca com aqueles guardanapos que so eles sabem como espalhar ate ao queixo.. hmm que bom! e aquele traguito no galão pa lavar a boca! that´s what i call living!!
Chega se a casa com a certeza de uma tarde bem passada finalizando-a com uma ida aquela divisao da casa que melhor nos acolhe nos dias menos bons de controlo emocional. Proporciona-se ali a comunhão perfeita entre o Homem, a Cigarra e a Revista. Agora, se isto não é o ideal de tarde bem passada no Porto, então digam-me voces.
Agora vou falar um pouco acerca de uma boa tarde passada sem surf: peguem na vossa menina e vão alugar um belo dum longo filme daqueles de chorar baba e ranho...na parte em que ate o mais duro dos duros largaria aquele suspiro de emoçao e em que elas ja vos abraçam de prender a respiraçao, comentem que ate comiam quaquer coisita, ao que ela vai apenas dizer "hmm" que nós, sabendo como são, significa que tão cheiinhas de fome mas têm que manter a postura, e assim, levamtam-se num ja venho... e assim entra aqui uma rapida receita para fazer pankekas:
-1 ovo
-farinha
-leite
só isto! mexer tudo ate ficar com a consistência certa e sem granulos. Nisto, claro, já a certã tem que estar fervente à espera dum pouco de margarina por cada pankeka. É bom que estejam prevenidos com gelado porque digo-vos: ela nao vai resistir ao encanto de lhe servires uma pankeka com uma bola de gelado e umas farripas de maçã. Voi la!! Bota play novamente.. digam me resultado...
Outra coisa: alguém quer uma FHM? ando a receber sempre 2 por engano tdos os meses! Dá uns rabioxes!!!

E eu que ando mal de guito que é que fiz pa enriquecer rapido?
Entao digo vos como é:
algures na foz, procurem uma pssadeira bem abrigada por carros mal estacionados. Estejam atentos, quando virem um belo dum mercedolas, que nao um taxi e que nao venha depressa, é apanhá-los desprevenidos e mandam-se pa cima do capot aos gritos a dizer " ai ai as minhas costelas flutuantes de nascença!!!" - 500€ assunto arrumado po resto do mês!!
venho vindo com mais historias e sugestões

Aloha

Anónimo disse...

cheira-me qe este zé carioca é mas é um grande corista

Anónimo disse...

ontem surfei matosinhos com 14.72 metros. cai no drop com a minha 4.8 e fui ao carro buscar uma 4.9 mas round-pin claro. foi entre a meia-noite e meia noite e meia. alguem viu??

Anónimo disse...

MUITO BOM MIRANDA!!As Finlandesas sao altas gatas!!!

Anónimo disse...

EU VI jurooo

Anónimo disse...

eu tambem vi, foi muito bom e ja n e a primeira vez que o miranda faz isso