
Quinta-feira, dia 22, ao fim da tarde: apita o toque de mensagens tipico nokia (tipico de toda a gente), mas com uma mensagem muito atipica - "Queres ir para peniche amanhã?", ainda meio abalado e a pensar se era possível lerem-se mentes por telémovel, respondi - "Quando vimos? quem és? não tenho o teu nº!". Nem 5 minutos depois toca o telemovel, desta vez a chamada, com o tal numero da mensagem e, dou outro lado vinha a voz dum Pedro Miranda já a mandar das suas piadas! "Lagide amanhã, vi hoje a camera da praia, 4 gajos, ondas perfeitas" Não digas mais nada. Está marcado.
Sexta-feira,dia 23, 9 da manhã ja estava a guiar a pressa claro em matosinhos, o mar que vi era assustador ondas a quebrarem em alto mar! A turma era o Miranda, o Tropa, o Marco, e eu claro! Partimos na carrinha do Tropa em que eu tenho q fazer uma referência para o facto de ele ter DVD na carrinha, imaginam os filmes que fomos vendo no caminho... Chegamos ao lagide, praia em peniche que é abrigada das grandes ondulações e recebe o sul como off-shore, o cenário era sinistro, tudo cinzento, o mar meio desordenado mas a receber leste... mas quando vinha o set ele enrava tão grande que deixava o mar de ressaca até vir o proximo. A maré estava muito baixa e essa foi a primeira desculpa para não entrarmos logo. Entre deambulações, almoço e reconhecimento da zona, não sei se ja disse que esta foi a minha estreia em Peniche, um sonho realizado, voltamos ao lagide as 4 já com a maré cheia! As diferenças não eram muitas, mas a esquerda do lagide ja se tornava definida, com sets que praticamente chegavam aos dois metros que pa mim...já é muito! Dentre de água... a primeira coisa que reparo é como num dia daqueles a agua era transparente...é uma alegria conseguirmos ver a prancha qd estamos sentados nela (quem surfa matosinhos tem destas coisas). A segunda á que os sets q entravam la fora realmente tinham 2 metros, mas até se tava tranquilo. Não vos vou relatar a surfada toda, mas aquilo tinhas duas opções ou ficavas mais tranquilo num fundo de areia, ou ias visitar os vagalhos à esquerda, decidi pelo primeiro, mas rapidamente fui parar ao segundo:P apanhei umas esquerdas grandes, nada cavadas, e apanhei bastante porrada! 2 horas e tal de surf e já está... novo em folha!Como a malta do porto se portou: o marco foi o primeiro e ir ter com a esquerda, sem medo surfou-a, depois teve o azar de levar com os maiores sets na cabeça! o Tropa também foi para a laje mas surfou uma direita gigante mas muito mole, bonitos cutbacks! o Miranda estava de 5'11 que não era mm indicada para os 2 metros da laje, por isso ficou no beachbreak do lado a ensinar à malta, "berticalidade, powere, e radicalidáde" à moda do Porto!
Tenho a certeza que esta não foi a melhor estreia possivel em Peniche, e se calhar a viajem até parece em vão... mas para mim não foi... tive um dia diferente, uma onda diferente, uma história diferente.. e aconselho vivamente a quem tem uma carrinha diesel, pegue em 4 amigos e por 15,50 euros...está feito, com o risco de apanharem altas ondas!
Fica aqui a minha história e a razão pela qual ontem não escrevi!
Cumprimentos e obrigado malta de ontem!!
Foto: Lagide, quando está a funcionar