Pois é... chegamos ao último dia do ano!! Hoje em dia já não se pensa que o mundo vai acabar, mas mesmo assim é uma data que se comemora e, que se deve comemorar! Pois é altura para se fazer um apanhado daquilo que se fez durante o último ano, o que nos aconteceu, o que fizemos, problemas, algerias... para daí se partir para o ano seguinte com o sentimento de "querer fazer melhor"!
Aqui pelo blog, 2007 foi o ano mais importante claro... visto que é o primeiro e único, eheh! Sinceramente, não sei, nem faço a mínima do impacto que teve no surf do norte ou nos surfistas do norte... provavelmente não teve nenhum, ou teve um impacto mínimo (para além da hipótese que deu de nos "chingar-mos" uns aos outros "anonimamente"). Mas se, por exemplo, serviu para dar uma ideia de onde estão as boas ondas, onde estão os surfistas, e quem são os bons surfistas do Porto, se pelo menos para isso serviu, fico mais que contente, pois já ultrapassa o facto de eu escrever este blog mais por puro "divertimento" do que como um serviço. Adiantando... só espero que daqui a exactamente um ano, possa escrever este mesmo texto!
É obvio, e pode-se ler em qualquer revista comprada neste mês, que 2007 foi um ano, senão O ano, do surf português: o número de praticantes multiplicou-se, nascem "gromets" por todo o lado, o surf nacional parece entregar o testemunho as gerações mais novas...e o assunto mais batido...o nosso SACA está lá, no topo da montanha! Nós por cá... eu acho pessoalmente que 2007 foi um ano muito importante, um ano de mudança, ou assim espero eu. Com o número de praticantes nortenhos a disparar, houve e continua haver uma mudança de filosofia por parte de profissionais de surf, querendo dizer: Professores de surf, Donos de lojas, representantes de marcas, fotógrafos, etc.. Creio que houve uma consciencialização (isto existe?) de que afinal até se pode fazer alguma coisinha pelo surf, não somos tão coitadinhos, nem temos tanta falta de jeito, nem ondas tão más como isso. E o que quero eu dizer pensam vocês? que estamos bem? não... mas, noto, e não sou nenhum "pró" do assunto, que há entidades que têem vontade de puxar alavanca que faz andar o surf nortenho para a frente, que existe um motor clandestino que trabalha muito baixinho para que de repente trabalhe a altas rotações! Mas, nada disto vai ser possivel, se se não se trabalhar com muito mais seriedade, com muito mais vontade e arriscando muito mais!
Em 2007 vimos um contigente de atletas que iniciaram Nacional Open como não se via há muito! Ficaram muitos a meio, mas merecem, pela coragem, o reconhecimento de todos: Túlio Brandão, talvez o surfista que mais evoluiu em 2007 (e tem mt mais de 20 anos), que embora lhe tenham faltado argumentos na competição, mostra todos os dias que no free surf ´há muito poucos que se comparam e certamente nenhum igual a ele! O mesmo se pode dizer do Fredy que iniciou o ano a todo o gás e só teve a ganhar com isso: basta vê-lo surfar diariamente. Rui Baptista, a mostrar que para entrar no nacional basta dinheiro pa pagar inscrição e "tomates" o resto é conversa! O Pumas, que para mim é um surfista de competição super completo e que poderia muito bem aparecer todos os meses em qualquer revista nacional, como tantos outros. Os putos, liderados por Sebastião Furtado e Mariana Macedo (tops de esperanças) e seguidos de perto por Nuno Lopes, Filipe Pessanha, André Conde, Pauladas, Xico Mourão e tantos outros que ainda estão para emergir!
Uma última palavra para as ondas... todas as praias funcionaram este ano! Mas depois de um pobre verão... a recompensa veio neste inverno, com ondas de classe mundial, aqui mesmo ao lado e de graça! Tudo indica que vamos entrar em 2008 com altas, mas altas ondas mesmo! Uma ultima referência a todos aqueles que este ano, por uma razão ou por outra, ficaram na minha retina e tenho a certeza que para o ano continuarão. "Retina nortenha 2007"(sem ordem especial): Henrique Moniz, Patrick, Tulio Brandão, Fredy Brito, Fredy "camelo", Choras, Fuinha, Nuno Nora, Alessandro, Moreno, Luis Botelho, Paulo Barbosa, Sebastião Furtado, Mariana Macedo, Paulo "Gonzo" Sampayo, Piu, Kiko Barbedo, Pedro Lagoas, Rui "Esqueleto", Bernardo Correa, João Guedes, Fernando Guedes, Paulo Adão, Helder Tropa, Pedro Miranda, Coelho, Nuno Lopes, André Conde, Patico e a lista não tem fim...!
Bem... vão mas é todos para a ramboia que é por isso que amanhã é feriado!!
BOM ANO DE 2008 PARA TODOS!!!! É o que sinceramente desejo....
Sejam felizes e boas ondas!
segunda-feira, dezembro 31, 2007
Feliz Ano Novo
segunda-feira, dezembro 24, 2007
Barra De Los Cagas!




sexta-feira, dezembro 07, 2007
Peço desculpa pelo atraso

Já vi pela minha janelinha que não há vento, e que o mar parece ter descido bastante.
quinta-feira, novembro 29, 2007
Back...the Pumas effect - swell is coming
Ora muitos bons dias meus senhores! Como já devem ter reparado, antes de qualquer comentário ser editado, tem de passar aqui pelo "filtro valenti"... eu não gosto, dá-m trabalho e não era o meu objectivo vocês também não gostam com certeza - pelo conteúdo de alguns que eu tenho visto - mas terão de confiar em mim para terem a certeza que só não publico os comentários anónimos. E este assunto encerra aqui.
De volta a realidade... depois de uma quebra de swell, este ameaçou um ínicio de inverno - que ja vai tarde - mas não passou disso mesmo e como resultado tivemos mais uns dias de bom surf em vários sítios. Por força da preguiça, dos ventos mai fortes de norte, ou de sinceras saudades de surfar a 5 mins de casa lá entrei em Matosas - a rampa de lançamento da grande maioria do surfista portuense - que visto de fora nem tinha nada mau aspecto. Num verdadeiro acto de ilusionismo, nem 5 minutos foram precisos para perceber que era tudo fogo de vista. Os fundos continuam os mesmos de há meses - pq haveriam de ter mudado - e ao que parece so funcionam com maré vaza, o que não tive oportunidade. Lá tive eu que praguejar, pois quem me conhece, sabe que sou assim... e de castigo, ao segundo dia, aproveitando ao máximo esta minha nova vocação, decidi experimentar mergulho na pedra, desta vez de no "salto cabeça". Já tinha experimentado de lado em Ribeira, de costas nos Coxos, mas de cabeça em Matosinhos é muito mais radical e muito mais doloroso! Por isso estou no estaleiro há uma semana e pelo menos mais uns dias assim permanecerei...Por favor, não tentem!
Mas não estamos aqui para falar de mim, nem da minha falta de jeito. Por isso saltamos já a parte de que Matosinhos está igual a si próprio para a última etapa do Circuito Surf Local. Embora Fredy levasse uma vantagem mais que tranquila, havia ainda alguma expectativa: Tulio tem demonstrado um free surf muito rapido, forte e radical numa

Para terminar, embora esteja lesionado não deixo de estar atento, é com grande ansiedade que espero pelo primeiro swell de inverno da época que chega este fim de semana, até por que parece um swell peculiar, sem ventos

see ya
quarta-feira, novembro 14, 2007
Os pontos nos ii
Obrigado a todos, por tão furiosamente participarem no blog... ou não!
Eis a minha vez de comentar. Como o blog é da minha autoria, é óbvio que ele é, passa a ser ou deixa de ser aquilo que eu quiser, que me apetecer fazer, dizer, escrever, comentar... ou não! Não me pagam, pelo nº de visitantes, não me pagam publicidade, não me pagam para escrever aqui, pelo que o número de pessoas que visitam o blog é mais que irrelevante! Claro, e não vou ser hipocrita a esse ponto, que gosto que as pessoas venham, leiam, gostem e participem. Mas, se eu vos disser que o criei a pensar mais no meu circulo de amigos, do que no geral da população (nem sequer achei que aí fosse chegar), também não vos tou a mentir. É com pena minha que hoje posso dizer que muita gente lê o blog, e são poucos os amigos que ainda cá veêm, e imagino eu que não será só pela fraca qualidade dos meus "artigos".
Posto isto, parece-me óbvio, que há em mim uma certa indigniação, pela resposta que alguns individuos teem dado, não pelo seu conteúdo, mas pelo seu tom e principalmente pela falta de respeito que demonstram, para não falar em educação, integridade, coragem, etc... Eis então, que vos escrevo em resposta dos vários comentários que teem sido escritos nos últimos tempos, e espero que também seja a última vez!
Primeiro ponto, vamos lá discutir a entrada do Miguel e da Mariana: Eu escolhi-os, e n foi apenas por amizade, até porque nem tamos assim tantas vezes juntos. As razões porque escolhi estão no artigo onde os apresentei! Claro que eu já sabia que não ia agradar a toda a gente, mas sinceramente estava e estou-me a cagar pa isso! Convidei-os porque sei que com a entrada deles e até de outros, consigo tornar o blog mais interessante! Quando os convidei, eles perguntaram se havia alguma restrição ao que eles escreviam, a resposta foi simples: claro que não. Sendo assim, qualquer um deles pode escrever o que bem lhes apetecer, se querem dizer o pico onde surfam ou não, é com eles, se querem guardar aquele pico secreto pa eles, é com eles... Se gostam, gostam, se não gostam, ou passam um post a frente ou comentam alguma coisa com decencia sem faltar ao respeito a ninguém porque nenhum de nós vos faltou ao respeito.
Falando da "decência" dos comentários, enfim... nem sei bem por onde começar. Mas tenho algumas respostas para alguns, sei que vai entrar a 100 e sair a 200, mas fica no registo paquem quiser ler. Porque é que falo sempre das mesmas pessoas? Bem... realmente eu falo sempre das mesmas 15 ou 20 pessoas: paulinho barbosa, tulio, pumas, fredy, sebas, mariana macedo, patrick, nuno nora, henrique moniz, choras, rui sousa, piu, coelho, joao guedes, pena,miranda, godzilla, kiko barbedo, lagoas... mais alguns que tenho a certeza que já falei! E porquê? porque eu escrevo e dou a minha opinião das pessoas que vejo na àgua, que teem resultados significativos em campeonatos, ou que só por acaso me acompanharam na àgua. Porque, sinceramente, neste grupo de pessoas estão incluidos os surfistas mais influentes do norte. Porque quando escrevo, quero escrever porque fiquei impressionado com alguma coisa, não porque acho que aquele miudo - que me olha de lado a remar, faz um take-off a 3 tempos, corta a onda agachado e trata a prancha como um espanador da cozinha - tem futuro e merce apoio. Também não posso estar a surfar na maceda e escrever sobre quem está a surfar em matosinhos, como não posso falar de quem surfa na maceda e estou a sufar em matosinhos, parece-me óbvio. Se para vocês, é de alguma maneira um prémio aparecerem aqui, então façam por merecê-lo! Pois eu não vou andar atrás de voces, nem tao pouco andar a tiar-vos fotografias! o meu mail é facilimo de arranjar...! Se falo muito do Sebas, que sei que falo, é porque ele me impressiona cada vez que o vejo na àgua. É porque toda a gente diz mal do surf do Porto, e se n for eu, ninguem comenta quando ele se bate de igual pa igual com os tops nacionais, lutando por um top 5! não é porque ele é meu amigo, que escrevo sobre ele... tenho muitos mais, de quem nem escrevo. O mm faria se fosse um Nuno Lopes, André Conde ou um Pipo Pessanha por quem eu tenho amizade e admiração, mas além de os ver pouco a surfar, eles não têem fotos, ou não mas dão... eu tb não faço milagres! Queria também deixar uma nota sobre as condições dos putos em não poder sufar mais praias... já escrevi sobre isso, e sinceramente...só denota a falta de vontade e a mania do "tuga" de acomodar quentinho que as desculpas proporcionam. Pegando mais uma vez no Sebas (desculpa Sebas, eu sei que depois quem sofre és tu), devem achas que a vida dele é muito mais fácil do que a dos outros: aulas no porto, casa em leça, sem carro, sem comboio perto. Sabe-se que leça é tao ou mais inconsistente que matosinhos, por isso n é por aí que ele ganha. Tendo muito menos dinheiro que muitos que andam a fazer comentários, conseguiu um apoio decente, um bom treinador e muita muita vontade de evoluir. Não quero com isto idolatrar ninguém, nem sequer comparar, apenas quero alertar, para queles que não se conformam com a "repetição Sebas", que se acham que eu tou a ser injusto, também vocês estão ao desrespeitar as pessoas sem saberem o valor delas. Passando muito rapidamente isto à frente, queria também dar o meu ponto de vista quando alguém me diz: "mentalidade portuguesa é aquele que acha q surfar mar grande sem manobrar é que é, que mais vale surfar mar pequeno com estilo do que grande sem estilo"... Esta afirmação, e sei que muita gente não vai concordar comigo, é aquela que talvez melhor transpareça a mentalidade portuguesa: mais vale parecer bem do que ser bom. Eu posso não perceber muito de surf, mas admito que sou completamente viciado, e se há coisa que qualquer pessoa que aspire a fazer bom surf precisa é atitude. Claro que atitude é surfar 6 metros... quer dizer, isso é muita atitude, mas atitude não é só isso. Atitude passa por coragem, por ter medo e ir na mesma, por ser humilde, por se saber que os limites são para se quebrar e não basta sermos bons hoje o que eramos ontem. E desculpem, vou-vos dizer, novos e velhos, que se vê bastante falta dela por estas bandas. Pior, ela existe, e nunca é reconhecida! Para os mais novos, nunca se esqueçam, que as manobras que vocês acham que fazem (sim porque acham mesmo) no vosso/nosso meio metro de onda, são as manobras que eles realmente fazem em metro e meio, dois...! É só para vos relembrar, que n é o resto do mundo que tá errado, somos nós! E se também acham que evoluem mais numa onda pequena, c pouca força, mas comprida... então também tão muito enganados! Experimentem só surfar com mais frequencia ondas de metrão pa cima, que quando passarem para o tão simpatico meio metro, vão ver que se calhar ja tratam a onda de outra forma! Ninguém nasce com atitude, a atitude constroi-se! E quem não faz mais em metro e meio o que faz em meio metro, então está longe de ser aquilo que acha q é! Obvio que nem toda a gente gosta de surfar mar grande, mas metro e meio não é grande, é o que se pede! Eu claro que me sinto mais a vontade em meio metro/metro... mas sei que se conseguir fazer o mesmo numa onda maior, posso não me divertir tanto ah primeira, ou a segunda, mas qd chegar lá...vou-me sentir mt mais realizado. Simplesmente não podem criticar aquilo que nunca sentiram.
Para terminar, continuando na linha de falar daquilo que não se conhece, é muito baixo mesmo, criticarem pessoas mais velhas sem sequer as conhecerem sem sequer as terem visto a surfar decentemente. E a deixa: "quando voces forem cotas, vão ver os nossos aéreos e calarem-se" faz-me mesmo perceber para que idades ando eu aqui a falar, e da-me vontade de apagar este texto todo. Mas...eu há 5 anos não pensava como penso hoje, como daqui a 5 não vou pensar da mesma maneira. Como o piu, o bibas, o pimenta, o godzilla eram melhores que a geração mais velha deles, ou pelo menos sentiam isso, e já ageração de lagos, sousas, gomes iria ser melhor... é a lei natural. Chama-se evolução! Mas perdiam muito menos se em vez de criticar os mais velhos, aprendessem alguma coisa com eles...pois onde voces andam, ja eles andaram há muito tempo. Respeitem-os e ainda ganham com isso.
Quanto a nós e ao blog... por respeito às pessoas que gostam de ver este blog na sua essencia e não como uma batalha de hormonas aos saltos. Por respeito aos mais velhos. Por respeito aos meus colaboradores. Por respeito ao meu proprio blog... vou ter que cortar com os comentários. Porque se não se sabe comentar, não vale a pena sequer. Se realmente as pessoas preferem esconder-se no anonimato, desrespeitando a forma como eu, o miguel, a mariana e toda a gente que assina o comentário damos a cara, então mais vale nem sequer serem ouvidas. Este será, por algum tempo, o último artigo a ser comentado.
Obrigado a todos, e desculpa a todos
PV
P.S. - Fotos fresquinhas dos cagas a sairem no "próximo número"
Descontentamento
É com muita pena minha que leio 40 comentários numa mensagem publicada por mim, no qual ainda nao percebi a origem nem a lógica deles. Gostava que fizessem do surf um desporto, cada um tem a sua opinião, cada um idolatra quem quiser, nós neste blog falamos do que queremos e de quem queremos, quem quiser ser falado, construa o seu próprio blog e faça dele o que lhe apetecer. Acho uma falta de educação andarem a estragar um espaço que era civilizado.
Não vou intervir nessa discussão sem pés nem cabeça, nem vou exprimir aqui a minha opinião sobre os variados e ridiculos comentários.
Gostava apenas de pedir aos que têm alguma dignidade, humildade e educação e escreveram comentários a insultar ou a provocar que o parassem de fazer. Não estou a falar dos que simplesmente deram a sua opinião e comentaram as mensagens, mas sim dos que continuam a escrever em anónimo.
Agradecia que mostrassem respeito por este blog e pelo Valenti.
Se gostam assim tanto de surfar, em vez de estarem a perder tempo a mandar bocas estupidas, vão ver os campeonatos que têm dado na internet, no Hawai.
Mudando de assunto ....
Campeonato surflocal é no fim de semana de 24 a 25 na praia de Leça, havendo a hipotese de se alterar a data devido ás condições do mar.
Gostava de dar um incentivo ás meninas que fazem surf e dizer que noutro dia no casino me senti muito bem dentro de água porque por incrivel que pareça consegui ver 5 raparigas dentro de água!
Voltarei a escrever mal consiga.
Obrigada!
segunda-feira, novembro 12, 2007
2ª visitinha
Segunda visita ao blog para escrever e pelos comentários que vi é so agressividade.
Acho que não será problema falar de outras pessoas se não o sebas o pumas o freddy, mas são os que nós os três conhecemos. Sugiro que enviem comentáios com nomes e noticias para falarmos. Este blog é para se falar do que todos quisermos.
Grande João Guedes, teve quase, quase ... eu vi alguns heats dele que foi muito prejudicado e mesmo assim teve a lutar até ao fim. Para o ano ha mais, e esperemos ter lá mais uns portuenses.
Não tenho muito para falar hoje ... o mar está pequeno, quarta acho que já devem dar umas ondinhas, em picos como a aguçadoura, maceda e afife ...
Nao precisam de tornar isto tao competitivo já chega dentro de agua a guerra que é para apanhar ondas, até aqui querem discutir ? nao vale a pena.. aceito todas as criticas, mas digam-nas de maneira mais civilizada. Obrigada
Vá, boas ondas... vou tentar voltar a escrever amanhã, mas com aulinhas até as 17h vai ser dificil.
domingo, novembro 11, 2007
Parabéns João Guedes



sábado, novembro 10, 2007
Bom dia a todos! Hoje é um dia muito especial, primeiro porque surfei 4 horas de manha completamente sozinho sem vivalma dentro de agua, e com ondas muito boas! Espero que também tenham tido sorte!
Parece que o novo campeão nacional de surf open e o Grego, outra vez. O vencedor da etapa foi o João Antunes, mas, o mais importante desta curta mensagem é o facto de o guedes ter estado muito perto do titulo máximo do surf nacional. Espero impacientemente o próximo ano, para ai sim termos o João Guedes como Campeão nacional!
Por agora e tudo. Bom fim de semana e boas ondas!
Miguel Macedo
sexta-feira, novembro 09, 2007
Obrigado!
Ora então olá a todos!
Antes de mais queria agradecer ao Pedro por me ter convidado para poder expressar aqui as minhas opiniões e também pelo estatudo de viciado em surf que por ele me foi atribuido, também penso todos os dias porque e que não comecei a surfar mais cedo, mas acho que é desse atraso que provém a minha motivaçao, v.g "pica"! Em relaçao a escrita fora do comum não se se isso é necessariamente bom, e desconfio que não seja verdadeiro. Feitos os agradecimentos e pedidos de desculpa antecipados para as asneiras que possa vir a dizer, vamos ao que é mais importante! Surf!
Como todos ja devem ter notado este inicio de temporada invernal tem sido muito bom no que a fundos, swell e off-shore diz respeito, pelo menos é essa a minha opinião. Como sou um homem, vá um rapaz, de principios tenho principiado todos os meus dias a surfar, a minha sugestão é que acordem com os pardais e aproveitem que agora a luz do astro rei aparece mais cedo para surfar antes das aulas, do trabalho ou seja la o que for que têm para fazer! Para os mais novos talvez seja dificil arranjar boleia para as melhores ondas mas cravem o Valenti que ele esta ai para vos ajudar! (desculpa ai amigo).
Não tenho muito para vos dizer visto que isto é um texto so para iniciar a minha participação no blog, mas gostava de vos deixar aqui uma pequena lista de links daquilo que tenho andado a ver pela net nas longas e devotas horas que dedico ao "mind surfing" : http://surfermag.com/features/onlineexclusives/noel-lighthouse/
No link acima transcrito podem ver um swell digno de ser visto que "atingiu" os Outer Banks nos estados unidos fica aqui também o link para as fotos da sessão que Noah Snyder ( um dos cristãos membros da "walking on water" crew, para ondas destas é preciso ter fé ) http://surfermag.com/photos/flash/huge-obx-07/
.......................................................................................................................................................................
http://www.myspace.com/kustomspacekadets Este link é especialmente dedicado aqueles que como eu gostam de ver surf "new school", já que não da para fazer ( a não ser que sejam o guedes, pumas ou o sebas ) ao menos que sirva de inspiração!
http://www.surfline.com/surfnews/photo_bamp.cfm?id=12137&ad=1 Uma vez que a temporada Havaiana ja começou com o excel pro em sunset, mas tem o seu começo oficial dia 12 do corrente mês com o WQS 6 * prime Reef Pro em haleiwa, neste link podem ver algumas das previsões do pessoal da surfermag para esta temporada no "seven mile miracle"!
Assim termino esta primeira "notícia" Beijos e Abraços
Boas ondas! Miguel Macedo
1ª "noticia" MM
Antes de mais nada queria agradecer ao Valenti por me ter "convidado" para escrever neste blog.
Está a decorrer o open no guincho e para as meninas que não estiveram a ver de manhã pela internet posso-vos informar que a Francisca Santos passou o seu heat contra a sua amiga Francisca Sousa, sagrando-se assim campeã nacional open. A Francisca Sousa não lhe facilitou a vida, pois teve o heat todo em primeiro lugar, surfando muito bem para as ondas que estavam.
Uma grande novidade é que a Patricia Lopes, 11 vezes campeã nacional, vai-se retirar da competição tendo prometido apenas participar nas etapas que decorrerem na onda de ribeira d'ilhas porque é uma onda que gosta muito de surfar. Planos para os proximos anos da Patricia relacionados com o surf, serão tentar fazer um team e geri-lo tratando de tudo o necessário para os campeonatos fora do país, de modo a que as jovens atletas não tenham de se preocupar com marcações de estadia, transportes etc. Tendo já feito algumas propostas a marcas internacionais aguarda uma resposta.
Acho que deve estar para breve a última etapa do circuito surflocal, não estando bem esclarecidas as datas ainda. O Sebastião "Sebas" Furtado, tem mostrado muita garra ao longo de todo o campeonato estando a competir com atletas muito mais experientes do que ele e mesmo assim tem dado cartas. Uma grande força para o Sebas!
quarta-feira, novembro 07, 2007
Quebra de swell, barrigas cheias, grandes novidades
Olá a todos aqueles que miracolosamente ainda seguem este tão abandonado blog... mas já vamos aí!
Depois do meu último texto "De Gala" - que ainda me conseguiu surpreender pelas pessoas que ainda lêem - seguiram-se dias de swell de um metro pa cima, muito constantes, que proporcionaram altas ondas em praticamente todo o lado. Só mesmo matosinhos continua a ser a praia que não consegue convencer nesta nova época. Para já... ainda bem! Pois bem... eu abusei e abusei dos cagas... primeiro porque é uma onda que adoro, segundo pq sei com o que posso contar qd vou pa lá, terceiro pq consigo evoluir aspectos especificos do meu surf, como a leitura de onda! Pode não ser cavada, ou nao ter muita força... mas tem comprimento e obriga a surfar bem na espuma. Aproveito aqui para agradecer ao Paulinho e ao Tulio que foram os meus fieis companheiros nesta jornada de cagalhotos out 2007!
Bem... lá fora, passou-se muita coisa. Chegamos à ultima etapa do campeonato nacional (este fim de semana em carcavelos), com a nova guarda do surf portugues a finalmente incomodar os velhotes! A prova é que da "old skul" já só resta josé gregório, o imortal (:P) na luta pelo título. E com ele estão duas grandes promessas do surf luso... onde o NORTE não podia deixar de estar representado, pois João Guedes cumpre assim o seu objectivo mínimo de Top5 e em 3º lugar, tem condições para se sagrar campeão nacional e trazer-nos a taça pela primeira vez (ou melhor segunda, porque o Fredy ja trouxe a taça do circuito nacional da ans)! Quem puder, que vá apoia-lo lá abaixo este fim de semana!! Mas... o líder dos grooms, Niculau Von Rupp, é o destaque deste ano, pois não ficou na confortavel posição de deixar os "cotas" surfar e esperar que eles vão desistindo e atacou já, ganhando duas etapas seguidas, demonstrando de vez que a nova geração vem para ganhar!Fiquem atentos... Já no panorama internacional Mick Fanning quebrou o enguiço contra os aussies e contra o dominio Slater-Irons, conquistanto o campeonato do mundo 2007 ainda no brasil! A derradeira etapa vai ser no Hawaii na mãe das ondas - Pipeline! Saca vai la estar e nos cá o veremos!!
Quanto ao nosso blog, já sabemos que eu sozinho não estou a conseguir dar conta do blog... que tem estado sempre em flatada... Para isso não há nada melhor que provocar uma tempestade... neste caso específico, os furacões Macedo prometem vir abanar este blog, com a promessa que vão voar casas, carros e àrvores! Não estão a perceber? é muito simples... este blog vai contar com a colaboração de mais dois surfistas do norte... a dupla de irmãos Miguel Macedo e Mariana Macedo. Miguel Macedo faz parte daquela minha geração que infelizmente começou a surfar mais tarde e pensa pelo menos uma vez por dia porque não começou a surfar mais cedo! Para compensar, o Miguel vai praticamente todos os dias para a praia, demonstrando aquela pica que se tem no primeiro ano de surf... só qua já dura há mais alguns anos. Devoto na sua vontade de evoluir, atento ao surf de toda a gente, rico em espirito critico e dono de uma escrita fora do comum, apresento-vos o "rei" do vício do surf (da minha geração :P) Miguel Macedo. A Mariana ao par do irmão tem o surf como centro da sua vida, e como é mais nova que o Miguel, vai muito a tempo de se tornar uma campeã ou vir a ser profissional. Com o recente 3º Lugar no Esperanças 2007, Mariana é no momento o expoente máximo do surf feminino nortenho. Álem de vir dar voz (ou escrita) à visão feminina do surf no porto, a Mariana vem também em representação da nova geração, mostrando quem realmente anda a partir a loiça nos mais novos! Eu mal posso esperar para ver textos deles... e vocês só têem que ficar contentes também pois assim vai haver textos e comentários para dar e vender!
Stay tuned....
P.S. - Guedes está no quartos contra o João Antunes. Von Rupp e David Luis, dois candidatos, já perderam. A luta é entre Guedes e Grego... vamos acreditar!
Fotos: 1-João Guedes entuba na final de peniche 2-Miguel Macedo bem quentinho roundhouriza 3- Mariana Macedo deixa a sua marca nas Maldivas
domingo, outubro 14, 2007
De Gala!!!
Recuando uns dias... vão já entender porque razão não vos falo à tanto tempo. Com estas lestadas, ou vento muito fraco com ondulação suficiente, era óbvio que muitas praias iam funcionar, era óbvio que teriamos que reajustar as nossas prioridades, pois sabemos que estas alturas acontecem muitas poucas vezes no ano. No meu caso, completamente aatolado de trabalho na Universidade, os meus dias seriam repartidos entre surf de qualidade, estudo, e um tempo de ouro de tranquilidade com a menina. Claro que a hora (hora e meia as vezes) que demoro a "compôr" um post ia ser posta de lado. Mas continuando, depois de um aquecimento com ondas daquele género "já apanhei muito pior que isto, por isso siga" em locais como Julio Marinho e Maceda, já estava há muito prometidas umas ondas de alto nível em Espinho. O primeiro aviso foi feito na descrição do post anterior. Esta semana o mar ia passar os 1 . tais e o vento offshore prometia, todas as tabuletas indicavam espinho... O unico problema (há sempre um não é?) era a ondulação estar mesmo de Oeste pelo que nem o vento leste conseguiria aguentar aquela secção do meio do Casino que teima em fechar (mas que levanta em grande quando a ondulação vira norte). Uma vez dito, uma vez feito (ditado inventado por mim... agora), altas paredes entravam... algumas (a maior parte) eram mt rap


Depois de uma sexta feira também boa mas que já acusava um crowd assustador, eis que surge sábado, que me marca a mim, pelo "o dia do ano", o dia em que o descrevo com as primeiras linhas deste post! As ondas estavam simplesmente perfeitas, o cenário era lindo e "porra", até a merd* do crowd ficavam bem na fotografia! qual barra de la cruz! Cagalhotos a passar de esgoto a passerelle de roma! só faltava o batalhão de fotografos no pontão! Hoje foi a mesma coisa... a cor do dia não estava tão "paradisiaca" mas a onda estava lá. Quem estava lá também eram os nomes mais fortes do surf nortenho, a garantir um nível muito bom na água! Das pessoas do meu calibre (mais baixo leia-se) de certeza que nenhum não evoluiu com boas ondas e a ver bom surf. Como o crowd foi quase sempre o mesmo nestes dias, não posso deixar de destacar algumas prestações que ficam na retina: Patrick, Henrique Moniz, Coelho, Fuinha, Chorinhas, Couves, Tulio, Luis Botelho, Miranda, Tikki, Paulo Adao, o veterano Rui Homem Ribeiro, Alessandro, o brasileiro Moreno que cozinha sushi no antigo pomodoro (grande surf)... entre outros que não sei o nome! Ah festa só faltou a malta jovem, que ou por desleixo ou por falta de transporte não apareceu...(é nestas pequenas coisas...)! De resto, acho que foram dias que não sei quando se vão repetir (talvez amanha seja a despedida, e eu n vou poder ir), mas o fotografo Miguel Dolce marcou a sua presença e fez o favor de perpetuar estas condições.
Porque não há pior do que se ser esquecido...
Mais dias destes por favor!
quarta-feira, setembro 26, 2007
Herois & Campeões




.jpg)
quinta-feira, setembro 20, 2007
Primeiras Impressões!


segunda-feira, setembro 10, 2007
Mudança!





domingo, agosto 19, 2007
Matar saudades e.... SACA!!!
Saudações saudosos surfistas nortenhos!!
Como imaginam, e como a maioria de vocês - tirando as pessoas que vivem do surf e aproveitam o verão para rentabilizar os seus negócios - estou de férias, incluindo ferias de internet! Mas tenho um computador, tenho internet... por isso nada como mostrar que ainda estamos vivos!
Ora as minhas ferias, que constituiram parte do roteiro mais batido do comum portugues - Vilamoura, Sudoeste e Sagres - estão a ser bem boas embora com muito rock e surf mediano. Mesmo assim tive boas surfadas em odeceixe, ponta ruiva e cordoama (ponta ruiva foi a melhor sem duvida). Mas o que mais me tem marcado é o facto de dar por mim a vestir as minhas roupas de inverno!! Se em Vilamoura transpirava de noite, já sudoeste tinha umas noites fresquinhas, Sagres já puxava um bom kispo e a Torreira que é onde me encontro neste momento, já pensei em ir buscar o meu equipamento de neve. Mas... pelo que tenho ouvido, os outros sitios não estão muito melhores... Em termos de surf, n vos posso adiantar grande coisa, descobri aqui um pico onde se quiser consigo surfar sozinho ondas com qualidade acima da media, mas esta nortada não está a ajudar grande coisa!
Mas vamos ao que interessa: UM TAL DE TIAGO PIRES ENTROU NO WCT! melhor.... UM PORTUGUES GARANTIU A ENTRADA NA ELITE DO SURF MUNDIAL!!! Que melhor noticia podia receber quando praticamente não tenho acesso à net? Claro que n é surpresa, claro que ja tavamos todos à espera.... mas a confirmação sabe muito, muito bem!! Estou feliz e isto merece um festejo à séria! Venha o QS da Ericeira! Parabens Tiago, Parabens Portugal!!
Quanto a nós ca dentro... tou mm por fora... n sei o resultado do open, e menos sei dos miudos (e peço desde ja as minhas desculpas) por isso aproveito para pedir tambem para quem está a andar em campeonatos para quando passar por cá ir deixando os resultados para a malta ver!
Meu amigos, tenham todos umas grandes férias!
bless
P.S. Este pc n é meu.... não estou a conseguir por imagens... :( Ah... e checkem o novo blog da Surf Center
terça-feira, julho 10, 2007
Desculpas de sempre!





.gif)

segunda-feira, julho 09, 2007
Nortada... de Campeões!




Fotos: 1 e 2 - Tiago Pires em Durban! 3 - Selecção campeã europeia 4 -Sebastiao Furtado 5 -Mariana Macedo 6 - Tulio Brandão
domingo, junho 24, 2007
#69 - Edição Especial




