quarta-feira, novembro 14, 2007

Os pontos nos ii

Obrigado a todos, por tão furiosamente participarem no blog... ou não!
Eis a minha vez de comentar. Como o blog é da minha autoria, é óbvio que ele é, passa a ser ou deixa de ser aquilo que eu quiser, que me apetecer fazer, dizer, escrever, comentar... ou não! Não me pagam, pelo nº de visitantes, não me pagam publicidade, não me pagam para escrever aqui, pelo que o número de pessoas que visitam o blog é mais que irrelevante! Claro, e não vou ser hipocrita a esse ponto, que gosto que as pessoas venham, leiam, gostem e participem. Mas, se eu vos disser que o criei a pensar mais no meu circulo de amigos, do que no geral da população (nem sequer achei que aí fosse chegar), também não vos tou a mentir. É com pena minha que hoje posso dizer que muita gente lê o blog, e são poucos os amigos que ainda cá veêm, e imagino eu que não será só pela fraca qualidade dos meus "artigos".
Posto isto, parece-me óbvio, que há em mim uma certa indigniação, pela resposta que alguns individuos teem dado, não pelo seu conteúdo, mas pelo seu tom e principalmente pela falta de respeito que demonstram, para não falar em educação, integridade, coragem, etc... Eis então, que vos escrevo em resposta dos vários comentários que teem sido escritos nos últimos tempos, e espero que também seja a última vez!
Primeiro ponto, vamos lá discutir a entrada do Miguel e da Mariana: Eu escolhi-os, e n foi apenas por amizade, até porque nem tamos assim tantas vezes juntos. As razões porque escolhi estão no artigo onde os apresentei! Claro que eu já sabia que não ia agradar a toda a gente, mas sinceramente estava e estou-me a cagar pa isso! Convidei-os porque sei que com a entrada deles e até de outros, consigo tornar o blog mais interessante! Quando os convidei, eles perguntaram se havia alguma restrição ao que eles escreviam, a resposta foi simples: claro que não. Sendo assim, qualquer um deles pode escrever o que bem lhes apetecer, se querem dizer o pico onde surfam ou não, é com eles, se querem guardar aquele pico secreto pa eles, é com eles... Se gostam, gostam, se não gostam, ou passam um post a frente ou comentam alguma coisa com decencia sem faltar ao respeito a ninguém porque nenhum de nós vos faltou ao respeito.
Falando da "decência" dos comentários, enfim... nem sei bem por onde começar. Mas tenho algumas respostas para alguns, sei que vai entrar a 100 e sair a 200, mas fica no registo paquem quiser ler. Porque é que falo sempre das mesmas pessoas? Bem... realmente eu falo sempre das mesmas 15 ou 20 pessoas: paulinho barbosa, tulio, pumas, fredy, sebas, mariana macedo, patrick, nuno nora, henrique moniz, choras, rui sousa, piu, coelho, joao guedes, pena,miranda, godzilla, kiko barbedo, lagoas... mais alguns que tenho a certeza que já falei! E porquê? porque eu escrevo e dou a minha opinião das pessoas que vejo na àgua, que teem resultados significativos em campeonatos, ou que só por acaso me acompanharam na àgua. Porque, sinceramente, neste grupo de pessoas estão incluidos os surfistas mais influentes do norte. Porque quando escrevo, quero escrever porque fiquei impressionado com alguma coisa, não porque acho que aquele miudo - que me olha de lado a remar, faz um take-off a 3 tempos, corta a onda agachado e trata a prancha como um espanador da cozinha - tem futuro e merce apoio. Também não posso estar a surfar na maceda e escrever sobre quem está a surfar em matosinhos, como não posso falar de quem surfa na maceda e estou a sufar em matosinhos, parece-me óbvio. Se para vocês, é de alguma maneira um prémio aparecerem aqui, então façam por merecê-lo! Pois eu não vou andar atrás de voces, nem tao pouco andar a tiar-vos fotografias! o meu mail é facilimo de arranjar...! Se falo muito do Sebas, que sei que falo, é porque ele me impressiona cada vez que o vejo na àgua. É porque toda a gente diz mal do surf do Porto, e se n for eu, ninguem comenta quando ele se bate de igual pa igual com os tops nacionais, lutando por um top 5! não é porque ele é meu amigo, que escrevo sobre ele... tenho muitos mais, de quem nem escrevo. O mm faria se fosse um Nuno Lopes, André Conde ou um Pipo Pessanha por quem eu tenho amizade e admiração, mas além de os ver pouco a surfar, eles não têem fotos, ou não mas dão... eu tb não faço milagres! Queria também deixar uma nota sobre as condições dos putos em não poder sufar mais praias... já escrevi sobre isso, e sinceramente...só denota a falta de vontade e a mania do "tuga" de acomodar quentinho que as desculpas proporcionam. Pegando mais uma vez no Sebas (desculpa Sebas, eu sei que depois quem sofre és tu), devem achas que a vida dele é muito mais fácil do que a dos outros: aulas no porto, casa em leça, sem carro, sem comboio perto. Sabe-se que leça é tao ou mais inconsistente que matosinhos, por isso n é por aí que ele ganha. Tendo muito menos dinheiro que muitos que andam a fazer comentários, conseguiu um apoio decente, um bom treinador e muita muita vontade de evoluir. Não quero com isto idolatrar ninguém, nem sequer comparar, apenas quero alertar, para queles que não se conformam com a "repetição Sebas", que se acham que eu tou a ser injusto, também vocês estão ao desrespeitar as pessoas sem saberem o valor delas. Passando muito rapidamente isto à frente, queria também dar o meu ponto de vista quando alguém me diz: "mentalidade portuguesa é aquele que acha q surfar mar grande sem manobrar é que é, que mais vale surfar mar pequeno com estilo do que grande sem estilo"... Esta afirmação, e sei que muita gente não vai concordar comigo, é aquela que talvez melhor transpareça a mentalidade portuguesa: mais vale parecer bem do que ser bom. Eu posso não perceber muito de surf, mas admito que sou completamente viciado, e se há coisa que qualquer pessoa que aspire a fazer bom surf precisa é atitude. Claro que atitude é surfar 6 metros... quer dizer, isso é muita atitude, mas atitude não é só isso. Atitude passa por coragem, por ter medo e ir na mesma, por ser humilde, por se saber que os limites são para se quebrar e não basta sermos bons hoje o que eramos ontem. E desculpem, vou-vos dizer, novos e velhos, que se vê bastante falta dela por estas bandas. Pior, ela existe, e nunca é reconhecida! Para os mais novos, nunca se esqueçam, que as manobras que vocês acham que fazem (sim porque acham mesmo) no vosso/nosso meio metro de onda, são as manobras que eles realmente fazem em metro e meio, dois...! É só para vos relembrar, que n é o resto do mundo que tá errado, somos nós! E se também acham que evoluem mais numa onda pequena, c pouca força, mas comprida... então também tão muito enganados! Experimentem só surfar com mais frequencia ondas de metrão pa cima, que quando passarem para o tão simpatico meio metro, vão ver que se calhar ja tratam a onda de outra forma! Ninguém nasce com atitude, a atitude constroi-se! E quem não faz mais em metro e meio o que faz em meio metro, então está longe de ser aquilo que acha q é! Obvio que nem toda a gente gosta de surfar mar grande, mas metro e meio não é grande, é o que se pede! Eu claro que me sinto mais a vontade em meio metro/metro... mas sei que se conseguir fazer o mesmo numa onda maior, posso não me divertir tanto ah primeira, ou a segunda, mas qd chegar lá...vou-me sentir mt mais realizado. Simplesmente não podem criticar aquilo que nunca sentiram.
Para terminar, continuando na linha de falar daquilo que não se conhece, é muito baixo mesmo, criticarem pessoas mais velhas sem sequer as conhecerem sem sequer as terem visto a surfar decentemente. E a deixa: "quando voces forem cotas, vão ver os nossos aéreos e calarem-se" faz-me mesmo perceber para que idades ando eu aqui a falar, e da-me vontade de apagar este texto todo. Mas...eu há 5 anos não pensava como penso hoje, como daqui a 5 não vou pensar da mesma maneira. Como o piu, o bibas, o pimenta, o godzilla eram melhores que a geração mais velha deles, ou pelo menos sentiam isso, e já ageração de lagos, sousas, gomes iria ser melhor... é a lei natural. Chama-se evolução! Mas perdiam muito menos se em vez de criticar os mais velhos, aprendessem alguma coisa com eles...pois onde voces andam, ja eles andaram há muito tempo. Respeitem-os e ainda ganham com isso.
Quanto a nós e ao blog... por respeito às pessoas que gostam de ver este blog na sua essencia e não como uma batalha de hormonas aos saltos. Por respeito aos mais velhos. Por respeito aos meus colaboradores. Por respeito ao meu proprio blog... vou ter que cortar com os comentários. Porque se não se sabe comentar, não vale a pena sequer. Se realmente as pessoas preferem esconder-se no anonimato, desrespeitando a forma como eu, o miguel, a mariana e toda a gente que assina o comentário damos a cara, então mais vale nem sequer serem ouvidas. Este será, por algum tempo, o último artigo a ser comentado.
Obrigado a todos, e desculpa a todos
PV

P.S. - Fotos fresquinhas dos cagas a sairem no "próximo número"

10 comentários:

JKF disse...

É isso Valenti!

Continua com o blog porque eu, pelo menos, sigo assiduamente...

Grande abraço!

PS. Usem o Google Reader: estão sempre a par dos novos posts e os comentários passam ao lado!

Unknown disse...

já n era sem tempo de acabar com os "anónimos" neste site...
Boa decisão

Anónimo disse...

Muito bem valenti! como sabes gosto muito de ler o teu blog! inflizmente nem todos o deviam ler e o problema é que nem são só os putos são muitos dos "cotas" a fazerem estes anónimos comentários, que demonstra a falta de imaturidade de muitos que nos sorriem na praia!
abraço, obrigado por escreveres este blog!!
ass:piu

Anónimo disse...

Ora bem...tenho-vos a dizer que só tomei conhecimento deste blog à uns dias atraves do miguel macedo (um abraço miguel ;))!! Um erro grave admito...mas mais vale tarde do que nunca!
Desde ja queria dar os meus parabens ao Valenti pelo blog pk acho que esta otimo e acho que ele esta no bom caminho de dar uma nova perspectiva ao surf nortenho...
Como tambem nao poderia deixar de fazer...queria dar os meus parabens ao miguel e a mariana que ja conheco a uns anitos...independenetemente de nao estar mt com eles...ja li alguns artigos e gostei!!
Em 2º lugar...queria vos dizer que so tive oportunidade de passar os olhos por alguns artigos e ler este ultimo e concordo com todas as palavras do Valenti e tenho pena que isto tenha chegado a este ponto. Acho que as pessoas tem que crescer um bocadinho mais para poderem participar neste tipo de coisas...e acho pessoalmente que existe mt gente a achar que o mar é um campo de batalha em que o melhor é o "mais máu" e quem "se mostra mais" e não quem surfa realmente bem ou ate quem nao surfe tao bem mas tenha respeito pelo e mar e pelos outros!
Enfim...Valenti acho que com mta paciencia e empenho vais conseguir, mesmo que de vez em quando tenhas que por os pontos nos iii´s. ;)

Abraço para todos: xicot

Anónimo disse...

muito bem, muito bem

Anónimo disse...

ola viva ola viva!! Venho por este meio comunicar que estou vendendo serviço como camera man e produção de pequenos filmes de surf, tal como um Tó Mané ou um Doltche, mas na vertente vídeo. Para um grupo de amigos ou individual, campeonato ou free surf, treinos, curriculum, escolas de surf ou até mesmo uma surf trip.
Para conhecerem melhor o meu trabalho, fica aqui o meu contacto, 936152127.

boas ondas

Anónimo disse...

Estamos todos com o Valenti :)

Anónimo disse...

ahahah...nem em matosinhos consegues controlar a prancha...

Anónimo disse...

O próximo número está demorado..

Anónimo disse...

Vendo parafinas (wax) que trouxe da austrália em grande quantidade, provenientes da mesma fábrica onde são feitas as mr.palmers e a um preço bastante + acessível (1,5 euros um pedaço equivalente a 10 pacotes dos vendidos nas lojas).
Boas Ondas,
Chico Lopes - 933534779