quinta-feira, novembro 29, 2007

Back...the Pumas effect - swell is coming






Ora muitos bons dias meus senhores! Como já devem ter reparado, antes de qualquer comentário ser editado, tem de passar aqui pelo "filtro valenti"... eu não gosto, dá-m trabalho e não era o meu objectivo vocês também não gostam com certeza - pelo conteúdo de alguns que eu tenho visto - mas terão de confiar em mim para terem a certeza que só não publico os comentários anónimos. E este assunto encerra aqui.



De volta a realidade... depois de uma quebra de swell, este ameaçou um ínicio de inverno - que ja vai tarde - mas não passou disso mesmo e como resultado tivemos mais uns dias de bom surf em vários sítios. Por força da preguiça, dos ventos mai fortes de norte, ou de sinceras saudades de surfar a 5 mins de casa lá entrei em Matosas - a rampa de lançamento da grande maioria do surfista portuense - que visto de fora nem tinha nada mau aspecto. Num verdadeiro acto de ilusionismo, nem 5 minutos foram precisos para perceber que era tudo fogo de vista. Os fundos continuam os mesmos de há meses - pq haveriam de ter mudado - e ao que parece so funcionam com maré vaza, o que não tive oportunidade. Lá tive eu que praguejar, pois quem me conhece, sabe que sou assim... e de castigo, ao segundo dia, aproveitando ao máximo esta minha nova vocação, decidi experimentar mergulho na pedra, desta vez de no "salto cabeça". Já tinha experimentado de lado em Ribeira, de costas nos Coxos, mas de cabeça em Matosinhos é muito mais radical e muito mais doloroso! Por isso estou no estaleiro há uma semana e pelo menos mais uns dias assim permanecerei...Por favor, não tentem!



Mas não estamos aqui para falar de mim, nem da minha falta de jeito. Por isso saltamos já a parte de que Matosinhos está igual a si próprio para a última etapa do Circuito Surf Local. Embora Fredy levasse uma vantagem mais que tranquila, havia ainda alguma expectativa: Tulio tem demonstrado um free surf muito rapido, forte e radical numa evolução que já não passa despercebida aos olhos de ninguém; por isso, era mais que possivel que ganhasse a etapa. Para agravar, muito da "velha guarda" com qualidade entrou nesta etapa, juntando ainda alguns brasileiros com bom surf aumentando a possibilidade de o Fredy poder perder numa fase inicial da prova. A luta pelo 2º lugar também estava acesa, com o "groom" Sebastião Furtado a querer tira-lo ao Tulio e Nuno "pumas" Corte-Real ainda ambicionava o 3º lugar. Posto isto, mais a entrada de alguns nomes fortes do Surf Nortenho e boas condições ou razoáveis condições de mar, tudo podia acontecer e o surf estava garantido. Eu pessoalmente, só vi um heat do campeonato... mas vou partilhar a informação que sei: A primeira surpresa vem nos quartos-de-final onde Tulio Brandão fica pelo caminho graças a uma inteferencia; nas meias podiamos ver só nomes com qualidade de surf acima da média... Fredy, Paulo Adão, Pumas, Sebastião Furtado, Helder Tropa, Luis Botelho e mais 2 que agora não me recordo. Na final esta supremacia da velha guarda esteve em evidência, com a geração mais nova a ser representada pelo pumas - que já não é nenhum menino - que ainda assim deu a volta por cima e transportou consgio a palavra Evolução. Agora é aguardar para saber quem vai às Maldivas, a Cabo Verde e aos Açores!! Parabéns Pumas!



Para terminar, embora esteja lesionado não deixo de estar atento, é com grande ansiedade que espero pelo primeiro swell de inverno da época que chega este fim de semana, até por que parece um swell peculiar, sem ventos de sul, ainda assim com uma chuvinha e com ventos de norte/noroeste a norte/nordeste! Tenho a certeza que há sítios que vão dar altas ondas, e o pico de matosinhos vai ser mais que nunca um verdadeiro encontro de surfistas do tipo "meter 20 pessoas num mini", bora pó Guiness malta??







see ya

5 comentários:

Anónimo disse...

ass-lula:
Parabens pumas partiste a loiça,e parabens tambem aos outros competidores todos que tambem vi um surf muito bom.Quanto ao swell espero bem que o swell nao entre a fechar tudo,e bom que nos possa proporcionar umas boas ondas que por aqui pelo norte as vezes sao cada vez mais escasas.
abraço
boas ondas

Anónimo disse...

atençao aos mais novos (principalmente), tou a vender quilhas G-1000 (foram 3 vezes à àgua, logo estão quase novas). quem quiser que mande uma msg para o 916803940 e sff com o vosso nome.. grande abraço e boas ondas !

Anónimo disse...

opa para surfar com umas G-1000 surfo sem quilhas:p

Anónimo disse...

lula-
Esta quarta offshore 4.3? tou pra ver:)

Anónimo disse...

As melhoras para o piu .. e para o lula !! Abraço para o pessoal boas ondas!
Ricardinho