segunda-feira, julho 09, 2007

Nortada... de Campeões!







"Congratulations Tiago "Saca" Pires, nice job! Go, Tiago you'r the man One of the 7 portuguese wonders... Carve your name and the Country's name in their memories..." É aqui, neste momento que Tiago Pires - há uns anos um jovem aspirante no mundo do surf - se torna num líder de um país, num orgulho nacional, numa inspiração internacional, numa lição de vida universal... Talvez exagere, talvez não... mas o que me importa é que vivi para ver um português no WCT (pois apenas uma catastrofe o impedirá) e neste momento sinto-me tão ou mais orgulhoso do que se portugal tivesse ganho o mundial de futebol. E tenho a certeza de que comigo estão milhares. Num circuito completamente dominado por australianos, americanos, hawaiianos e brasileiros é óptimo ver uma europa a emergir, a contrariar a tradição e a todos os anos pôr um dos "nossos" lá...no topo, nos 44 melhores, no sonho de qualquer surfista profissional e o de bastantes amadores...e agora é a vez de um português estar lá! Um português não.... O português que nunca abdicou do seu sonho e recusou-se a ser apenas um heroi local, o maior da sua rua, para cumprir aquilo que sempre achou que lhe era o merecido. A verdade, é que Tiago poderá até nem ser dos surfistas mais talentosos no topo do surf, ainda por cima quando o surf se vira para o progressivo....mas ainda mais verdade é que está apenas a um pequeno passo de lutar homem a homem com "bisarmas" como Taj, Parko, Mick, Irons... e a lenda viva Kelly! O que prova que para seres bom, para seres mesmo bom, não basta seres loirinho, cheio de estilo, com um surf todo moderno e achares que tens o mar a teus pés... pois isso não chega e cada vez menos chegará! Troca esses atributos por trabalho, persistência e humildade e talvez sejas alguem! De qualquer maneira, Tiago tás lá, o que fizeste ja ninguem te tira! Por favor... alguem lhe siga o exemplo!


Mas... dirá por exemplo um surfista-analítico-estrangeiro que, estando a europa a invadir o WQS com alguns a chegarem ao WCT, qual é a surpresa de ver lá um português? Então não é Portugal o país BI-CAMPEÃO europeu? não tem afinal portugal surfistas ao nivel dos franceses?? Pois é... e esse estrangeiro teria toda a razão, mas claro que o tuga ia logo argumentar: "ya meu, mas os franceses metem uns 15 a correr o WQS enquanto portugal mete 2 e um deles é venezuelano, e mais um que é meio português mas decidiu ser alemão - onde nem há ondas - para ter melhores apoios" bem... esta frase iria com certeza confundir o pobre do estrangeiro... Portugal, que faz fronteira com o mar, pelos vistos tem bons surfistas, pois é bi-campeão europeu, não tem nem surfistas, nem apoios para correr um circuito mundial? Algo não está a funcionar isso é certo! Que andam afinal os surfistas portugueses a fazer? ou quem andam eles a enganar a correr o campeonato nacional?? para quê 20 campeonatos por mês? não interessa...quem sou eu pa questionar... mas algo está mal! O que interessa e era aí que eu queria chegar desde o início é que somos BICAMPEÕES europeus!! e desta vez destronamos os melhores franceses.... em França! Parabéns a nós, à nossa equipa, em que o nosso João Guedes esteve presente e contribuiu para esse grande feito!!


Já falamos no mundial, no europeu... claro que isto nos ia levar ao nosso rectangulo banhado por um atlantico que anda a teimar em soprar vento norte com irritante velocidade! Na Ericeira, sem grande contestação a capital do surf luso, decorreu a 3ª etapa do esperanças. Ora... é muito verdade que a ideia que eu tenho é de que os putos lá de baixo, partem a loiça... eu vejo aéreos, reverses, tubos tudo... mas outro facto é que os nosso putos cá de cima ainda fazem alguns estragos e vão tirando bons resultados, o que só prova que está a ser feito um bom trabalho nas escolas - se bem que eu acho que podia ser MUITO melhor!(nao tomar cm critica mas um incentivo). Mas, embora não tenha grandes informações sobre esta etapa, sei que muitos miudos passaram a semana a treinar nas ondas da ericeira e os resultados estão à vista: Nuno Lopes e André Conde da ASGP ficaram em 13º e 9º respectivamente e de certeza q não ficaram contentes se bem os conheço! Sebastião Furtado encheu o olho a muito juiz e media nacional com um 3º lugar no maior palco do surf nacional... e Mariana Macedo comprovou o seu momento de forma vencendo esta etapa e pôr-se assim na corrida ao título! Sei que foram mais... mas n tenho a informação, para já! Mas vou tratar disso... a estes, Parabéns a todos!


Do nacional.. passamo para o local, mais precisamente para o Circuito Surf Local! Depois de um início arrebatador de Fredy, este parece ter abrandado, e assim a emoção é outra, pois Túlio Brandão faz questão de pontuar alto em todas as etapas - em 4º nesta - e o primeiro lugar não está assim tão longe! Quem voltou ao spotlight foi Rui Sousa, relembrando grandes velhos tempos e a arrumar com os adversários um por um até ser o vencedor final! Destaque para um ilustre desconhecido que arrebatou o 2º lugar e para Nuno Côrte-Real, agora apoiado pela Quiksilver, que ficou com o 3º lugar!


Para terminar conselhos do dia (como isto tem andado vai ser da semana): Vento tem andado norte e muito forte, pelo que matinais são a melhor aposta! Leça funciona muito bem de meia maré, com altas direitas e boas esquerdas. Se o mar subir...a esquerda do castelo do queijo pode causar mt boas surpresas! Lá para baixo os fundos continuam muito bons, com maré vaza em espinho e maré cheia na maceda! Para quem não for surfar... o filme Eurosurf - Actionmentary, vai levar-vos a tirar o fato do armário! Para breve fica a votação e inscrição na surfada/jantarada/galhofeira/partir-a-loiça-toda do blog!




Ufaa acabou....



Fotos: 1 e 2 - Tiago Pires em Durban! 3 - Selecção campeã europeia 4 -Sebastiao Furtado 5 -Mariana Macedo 6 - Tulio Brandão

9 comentários:

Anónimo disse...

Nortada e mais nortada é mesmo isso!! E o saca já lá tá os meus parabens! Quanto aos putos teem mt que dar da perna, estive uma temporada em lx e eles lá nao brincam, é um nivel completamente diferente... mt gajos a surfar bem que nem sabes quem são, aproveitem as ferias para sairem do "enterro" ou aterro, para fazer surf, apanhem o comboio e vao pa frança ou pa outro lado qualquer, mas façam-se á vida tou farto de vos ver na sacor á espera de um dia de boas ondas que nunca chega ou se chega é so um!Aproveitem as ferias pa evoluir é quando teem mais tempo livre aqui nao dá, nao se aprende nada o nivel na agua é mt fraco e voces nao veem o surf que precisam! Um 13º e um 9º sao resultados mediocres, desculpem a sinceridade... nao querendo com isto dizer que voces nao sao o nosso orgulho e a nossa esperença! Mas ponhan-se andar! no meu tempo de esperença eramos muitos la no topo!! quero ver isso de novo pessoal!! voces tem todas as condições, sao um grupo grande, tem aulas e bons porfessores de surf, tem altas pranchas é preciso é mais garra e sair do "enterro" que há gatas em mais praias!!!!! vou pa frança no proximo fim de semana há mais um lugar quem quer vir?? abraços piu

Anónimo disse...

piu eu ate curtia ir mas nao sei se a minha mae iria deixar...

Anónimo disse...

Coitados Piu... Foi "hard" esse comentário... "os putos" foram uma semana mais cedo para a Ericeira acompanhados pelo pai do Nuno Lopes, o que já é muito bom para eles! Sabes que eles não têm carro, nem muitas vezes a autorização dos pais, e o melhor que eles têm é quando eu ou o Gonzo ou outras pessoas os levam para a maceda e sitios onde não chegam de autocarro.
Deixa-os terem mais de 16 anos, a carta ou o minimo de liberdade que vais ver que eles se mandam! ;)
Ah! Já agora parabéns a todos!!
Beijinhos

Anónimo disse...

Eu sei que fui duro como um pai que educa os filhos ah! ah! ah! ah! mas tem de ser...

Anónimo disse...

eu até ia contigo piu, mas o dinheiro nao chega para semanas na ericeira,temporadas em frança, campeonatos,etc... até lá,temos de nos contentar com a boa vontade do pessoal em nos transportar até sitios onde nao conseguimos chegar pelos nossos proprios meios. Talvez com alguns conhecimentos,como o sebas tem,poderiamos passar umas temporadas la pelos mouros mas , sinceramente, duvido que os meus pais me deixassem.E acredita que nenhum de nós ficou contente,pois como o valenti disse e muito bem nao ficamos satisfeitos e foi só por burrice e imaturidade em competiçao que nao fomos mais longe.

Anónimo disse...

falta o essencial aqui no porto, boas ondas!!!até se consegue apanhar regularmente boas ondas por espinho e macedas ou aguçadouras, mas só o tempo que é necessário entre viagens e combinanços, arrasa qualquer um, quer a nivel economico quer a nivel de tempo próprio, a náo ser que se seja surfista a tempo inteiro, um gajo que faça alguma coisa da vida,não consegue surfar boas ondas regularmente..Enquanto que lá em baixo, tem tudo a porta de casa e o mais importante,boas ondas para poder evoluir.Esta historia lembra-me o ceguinho a querer ver..sejamos realistas, o porto nao tem surfistas a serio, não por culpa nossa, mas sim pelas condicoes que temos diariamente..é o "enterro" do Porto!!ahaha força ai.

Anónimo disse...

pastel:
Pessoal vocês lembram-se do ano passado? aqele ano em qe so o sebas e a mariana é qe corriam os esperanças? Exacto, este ano correm os esperanças o conde o mesquita o nuno o sebas a mariana o chimpas o pauladas eu e o pipo! nesta ultima etapa o sebas ficou em 3º a mariana ganhou o conde em 9º o nuno em 13º eu em 9º e o pauldas tambem em 9º! por isso pessoal n é só mandar vir!! nos somos putos e tentamois fazer o melhor qe podemos e este ano o surf nortenho ta a ter muito impacto no surf nacional, eu estava em ribeira e vi uma rapariga a ir ver a folha de heat virou-se pa outra,"tou lixada tenho a mariana macedo no meu heat!!" por isso vejam lá...
Agora qeria tb falar de uma coisa qe toda a gente ja deu certamente nas aulas de matematica proporcionalidade, os mais velhos falam muito mas eu n os vejo a terem resultados proporcionais aos nossos... nos temos os esperanças voces tenhem o nacional qeria ver a maria pessanha ou a anita a ganhar um nacional ou o fredy ou o tulio ou qualqer outro a ficarem em 3º em 9º ou mesmo em 13º acreditem qe isso é o qe eu mais qero! por isso voçes qe tenhem carro, voçes qe exigem tanto de nos porqe é qe nao tentam ser proporcionais a nós? voçes qe nao tenhem pais para vos impedir de ir passar uns dias a lisboa a surfar boas ondas a treinar.. e nao digam qe nao ha dinheiro porqe existem parques de capismo e tendas bem baratas (lol) por isso... n devia haver desculpas para nao terem esses resultados é todo proporcional... Acreditem qe se nao fossem os meus pais passava o verão todo a surfar ericeira!!
E piu, as minhas aulas acabaram sexta dia 29, segunda feira dia 2 tava a ir para a ericeira e hoje tou em penhiche desde domingo e so vou embora amanha, sabado. ou seja n ponho os pés nas ondas do porto a mais de 12 dias, ha 12 dias qe surfo as melhores ondas nacionais por isso essa de ficar na sacor n se aplica a todos!!
já agora obrigado á anita pois é a unica qe percebe qe temos pais e limitações no qe toca ao transporte e tb sabe qe qd ha um lugar num carro qe vai para macedas espinhos... quase qe andamos ao soco para ver qem vais nesse bemdito lugar!!
O nosso (de todos os surfistas nortenhos) objectivo ta a ser comprido o surf nortenho ta finalmente a ganhar impacto no surf nacional, garantovos qe no qe depender de nos o "grunho do norte" como chamam os ericeirences ao joão guedes vai deixar de ser o unico nome do norte conhecido!
ALOHA E BOAS ONDAS (sabe bem desabafar)

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente que no porto temos capacidades para tirar muitos melhores resultados. principalmente nós "putos" que nao nos preocupamos o suficiente com o treino e estamos paraa aqui todos a lamentarmo-nos.
Digo-vos desde já que os meus pais tem imensa influencia no surf, na altura dos exames surfei uma vez e treinei uma vez, porque nao me deixaram. agora estou no algarve, em vilamoura de ferias com a minha mae. tudo bem que agora sao 4 dias na minha vida, que até é bom para descansar, mas se na altura vos deixavam ir para todo o lado, frança e mesmo outros sitios em Portugal, agora é muito mais complicado deixarem-nos.
Outra coisa que acho que seria importante, é que o surf nao se faz so de mil horas dentro de agua, é preciso preparação fisica e um trabalho paralelo ... que eu acho que muitos poucos têm disso no porto, enquanto se formos a Lisboa quase todos os bons surfistas têm treinos paralelos ao surf.

Anónimo disse...

e neste ultimo esperanças, vi o Nuno Lopes e o andre conde a surfar bem, que foi os que mais reparei.
tambem tive a aprender a jurar um heat, que por acaso foi o teu Pastel. precisas de 1.75 (acho eu) e eu dei-te um 2 (a minha nota nao conta para nada, era para eu ver se acertava) porque comparando com o nivel que estava dentro de agua a tua onda foi boa.
No proximo esperanças peçam para irem lá dentro jurar, pois acreditem que aprendi muito lá dentro, aprendi a ver o que eles gostam ou nao de ver, aprendi MESMO muita coisa.