terça-feira, julho 10, 2007

Desculpas de sempre!

Antes demais, venho alertar à "comunidade" que a surfista/dj Maria Pessanha deixou o seu fato na praia de Leça, e, como consequência alguem o levou "por engano". O Fato é da Quiksilver, branco ao melhor estilo do Kelly Slater, como mais nenhuma rapariga usa um destes no Porto, não será complicado indentificarem se o virem (creio que n vai servir a nenhum rapaz). Fica aqui o aviso, qualquer informação é só comentar!.



Mas...o assunto que tenho hoje é outro, é a velha questão, tão profunda como "de onde vimos? que fazemos? e para onde vamos?".... é a pergunta que nos toca a todos: Porque é que não há mais surfistas de topo no Porto?



(Silêncio)



Pois bem, eu acho que não existe uma resposta exacta para esta questão... Todos têem a sua opinião, o seu bitaite, a sua crença.... "bolas!" até a Surf Portugal já escreveu um (ou mais) artigos sobre isto e não se chegou a um consenso! Bem... sinto-me na obrigação, depois de comentários ao # anterior, de dar o meu "cheirinho" embora a minha opinião pouco conte, pois não sou um "tubarão" no surf local (hmm no mundial vá lá). Primeiro pensem em todas as razões que já vos disseram porque é que nós não somos tão bons...(enfim merda). Já pensaram? bem... eu acredito, mesmo, que muitas delas se conjugam, que são vários os factores desde as condições climatéricas até à maneira de pensar do jovem portuense. E também penso que não há um que se destaque em especial. Mas... sou louco, por pensar que quase todos têem solução e que se calhar não estamos em tanta desvantagem como os "lá de baixo". Então, e antes que me atirem facas, vamos analisar ponto por ponto:



1 - Não temos ondas como os lá de baixo têem. Ok, concordo, a nossa linha de costa é bastante mais pequena, não temos fundos de pedra que sirvam, não temos uma praia consistente e a mais consistente que temos (Matosas) apenas em momentos fugazes dá um fundo com boa qualidade. Mas desafio cada um a alargar o horizonte e meter as seguintes praias no mapa:Esposende, Povoa, Aguçadoura, Julio Marinho, Praia da Luz, Salgueiros, BPA, Atlantico, Espinho Casino, Cagalhotos, Tiros, Silvalde, Capela, Esmoriz, Cortegaça e Maceda (praias que se poderão considerar no raio de acção de um surfista do porto sem que perca mais de meia hora d viagem). Desafio agora, a marcarem no calendário todos os dias surfaveis nas praias todas mais Leça, Matosinhos e Sacor. E já agora marquem os dias em que vocês surfaram... Se fosse possível fazerem isso aposto que iam ter uma surpresa. Eles lá em baixo têem mais ondas, melhores talvez, mas elas não estão umas coladas as outras...o que nos leva ao proximo ponto.



2 - Ok, até temos praias boas como as de Espinho, as de Maceda, Aguçadoura... mas são praias muito longe que levam tempo e dinheiro. Bem... também concordo, mas vamos analisar que és um lisboeta e queres surfar: Poça, S. Pedro e S.João... 20 minutos e não assim tão boas; Carcavelos - 30 minutos e não funciona sempre, nem de longe; Guincho, a mesma coisa; Costa da caparica? do outro lado da margem do Tejo que é bem mais largo que o Douro; Praia Grande? fica em sintra, pelo menos meia hora; Ericeira... 45 minutos... agora digam-me se um gajo que tem a sua vida em Lisboa ou arredores que não seja dedicada ao surf, se surfa todos os dias ondas classicas...



3 - A vida do portuense. Este é para mim um ponto fulcral da situação. Durante a minha ainda curta vida sempre pratiquei desporto e o surf foi único no qual não competi à séria, por ter chegado tarde, mas vejo muita competição e já cheguei à conclusão que as diferenças entre Norte e Sul é sempre semelhante. 3 a) Eles são muito, mas muito mais que nós.... os maçaricos que nós temos cá (como eu, e provavelmente tu) lá são a dobrar, por isso óbvio que os melhores sejam muitos mas muitos mais. Mais àrea, mais população, mais ondas... maior numero de surfistas, maior numero de surfistas bons. 3 b) Na linha d pensamento anterior, um lsiboeta pode ser um cromo que só pensa no surf, que tem a certeza que com ele estão mais 100 cromos! Por isso se não for um rei na vida social, sempre pode ser o rei na vida de praia (e uma coisa leva sempre à outra)! 3 c) É ainda um pensamento muito duro para a gente do norte (nomeadamente os mais velhos) que alguém venha ser... alguém, por um desporto...muito menos por essa "coisa para deliquentes que é o surf" ainda há muito esta visão e sem este pequeno apoio, as coisas ficam muito mais dificeis. 3 d) Na mm linha de pensamento, acabamos por entrar num curso qualquer, acabamos por trabalhar numa empresa qualquer, acabamos por não ter tempo p surfar, muito menos pa dedicar ao surf ou à evolução do mesmo. 3 d) das duas uma: ou somos lutadores, ou deixamos as coisas a meio...e por muito duro que seja, a verdade é que a praia leva à preguiça e maior parte deixa a meio aquele projecto que "iria mudar muita coisa".



4 - Falta de apoios. É um facto, mais que óbvio que os apoios que chegam aqui, nem têem termo de comparação com os que chegam lá baixo. Agora, se não nos apoiam porque não somos bons, ou não somos bons porque não há apoios isso é uma questão sem solução. Uma coisa leva sempre a outra. Outra verdade, também dura pa muita gente, é que as pessoas que estão ligadas aos surf no porto (são muito muito poucas) ou não conseguem, ou pior, acham que não conseguem fazer nada... a não ser que apareçam muitos Guedes. Pois (e agora é que vou mesmo meter veneno) eu vi este ano um tal de Túlio Brandão, que muitos se riam quando ele dizia que era apoiado por isto e por aquilo e que queria ser surfsta profissional, mas que neste momento e à custa dele, só dele, de chatear as pessoas, de se chatear a ele... tem Mesmo vários apoios, não paga fatos, pranchas, roupa e ainda lhe pagam inscrições em campeonatos...e em troca dedicou toda a sua vida ao surf e ao seu sonho... e não pensem que ele brinca, pois tem um filho pa criar e aposta tudo no surf! Resultado: Evoluiu o seu surf a 200%, continua a não ter resultados a nível nacional, mas já esteve muito mais longe, pois o local, ja poucos lhe ganham. E no entanto ele não era, e ainda não é o quem melhor surfa no Porto. Ele é apenas aquele que mais se esforça pa isso... Como ele facilmente destacaria uns 5 na casa dos 2o e poucos anos e uns 10 que já são mais velhos que passaram ao lado de uma carreira de surf, porque não tiveram a vontade suficiente e escolheram uma profissão. Não é uma crítica, eu próprio tou a estudar uma coisa que não gosto. Mas há que admitir, que gostamos de jogar pelo seguro... somos assim!



5 - Para terminar este longo texto vou à ultima razão... O Efeito Bola de Neve criado por todos os pontos anteriores: Não há ondas boas todos dias, muitas vezes acabo por surfar ondas de merda, por isso não estou para andar meia hora de autocarro, a pé, comboio, ou mesmo de carro para apanhar um mau mar. Se não surfo, não vou evoluir, e quando acho que tou "a partir a loiça toda" não posso viajar, porque não tenho apoios e os meus pais querem lá saber da praia, eles querem é que vá à escola, que eu falto porque o que quero é praia, mas não há ondas. De qualquer maneira sou o maior da minha praia, e se mesmo surfando pouco, beber copos, fumar umas cenas e ir pa noite, sou o rei da minha rua... para quê que preciso mais? Ainda por cima ninguém quer saber de mim porque ninguém me apoia, porque nºao apareço nas revistas...é sempre tudo para os outros. Então... um dia lá vou a um campeonato nacional... ui...afinal não surfo assim tanto! Chego ao Porto a saber que tenho que melhorar, vou pa praia todos os dias na primeira semana, digo ao dono da loja que preciso de apoios, ele promete que vai tentar... treino e treino... mas tudo na mesma, continuo a ser o melhor da praia, mas os meus amigos parecem divertir-se mais que eu... e continuo sem patrocínios... para quê tudo isto? Outro campeonato, agora treinei, vou limpar aquilo... chego lá perco de novo... para quê? Caguei!



Claro que tá um bocado exagerado... mas é um bocado nesta base que as coisas funcionam... a culpa é de quem? de TUDO um pouco, desde as más condições à nossa falta de vontade! A verdade é que nós abdicamos de seguir o surf a tempo inteiro, como nosso modo de vida, e lá para baixo muitos fazem do surf o seu ganha pão (por isso se chama profissionais)! Poderei não estar certo... mas uma coisa a vida já ensinou: nada cai do céu, e a culpa raramente é dos outros!



Os melhores cumprimentos,



o amador
Fotos: 1- Maria Pessanha
2 -João Guedes
3-Fredy
4-Rui Sousa
5-"Kid" Nuno Lopes
6-"Kid" André Conde
7 - Rodrigo "godzilla"
8 - Nuno "pumas" Corte-Real



28 comentários:

Anónimo disse...

Nao esquecendo este assunto , E A JANTARADA?!

Anónimo disse...

nao deixa de ser curiosa a tua resposta ao blog anterior valenti, contudo esqueceste-te de um factor muito importante, certo que lisboa é muito maior e possui um numero de practicantes muito superior ao do porto, contudo, não existe um historial de atletas bem sucedidos no mundo do surf aqui no porto(digo campeoes nacionais ou atletas de WQS), isto porque, e voltamos ao cerne da questao, temos de ser realistas, sera muito dificil ter um campeao nacional daqui do porto, devido as condições que nos deparamos diariamente, o que atrasa a nossa evolução, e sendo o surf um desporto que tem de ser practicado cada vez mais cedo de forma a haver uma evolução no mesmo, é dificil evoluir cá.De forma análoga, nao tens italianos nem mexicanos,etc no panorama mundial,(só tens Australianos,Americanos, Brasileiros, Hawaianos(usa tambem) e de vez em quando um europeu) isto porque, e tal como cá acontece, não temos um background no surf, uma estrutura sustentavel e com pessoas capazes, de facto houve uma melhoria de há uns anos para cá, desde os morangos que isto evoluiu mais,com as suas coisas boas e más, mas não me interpretem como um pessimista, não o sou, quero que o surf se desenvolva,agora fazer de vida isso, seria um erro até porque em portugal viver-se do surf não dá e muito menos num desporto, que tal como o futebol, practicas ate aos 35 anos, so que ao contrario de ganhares 10000 eur/mês nem 500 te dão... nao ser que sejas um saca.Esse atleta portugues é um exemplo de que podemos e devemos seguir os nossos sonhos e vai ser com orgulho que vou ve-lo no WCT em 2008, só que ele surgiu de um dos melhores sitios da europa para o surf. E como tal, teve e tem as condições para ser dos melhores.
Mas quem sabe, mesmo com estas contrariedades não iremos ter um possivel campeao nacional ou top contenders. Daqui a uns anos talvez isso sera possivel, desde que matem as tainhas em matosas e enterrem o aterro(tou a brincar). Certo que em regra, o numero de practicantes aumenta o nivel contudo, quantidade nao significa qualidade, a china/Japao possuem uma população de 1.6 bilioes de pessoas e certamente, muitos practicantes de surf e mesmo assim não têm um unico chines no top 50 do WQS, isto porque não têm uma historia no mundo do surf, uma tradição.
É possivel termos alguem que venca no surf so que nunca ha-de ser a surfar ca no porto, tem de se mudar pra lisboa e afins senao nunca ha de sair da cepa torta, tal como o joao Guedes fez, ele mudou-se porque sabe que cá não se evolui a partir de um certo patamar..devido às condições que temos.
Uma nota final, uma critica as varias escolas de surf criadas abruptamente(havendo apenas 1 ou 2 que realmente são serias) com o unico intuito de ganhar uns tostoes, levando para dentro de água 30 putos e 2 professores..haja seriedade.
Espero com estas criticas contribuir positivamente para uma evolução do surf.

Ps: Sigam os vossos sonhos e acreditem nisso veemente, tudo é possivel, lutar lutar..

Anónimo disse...

E que tal não fazer do surf um desporto de competição?.. Não ter que viver só do surf?.. Na minha óptica, melhor do que tentar a vida toda ser (apenas) surfista profissional é conseguir conciliar tudo: um trabalho que se gosta, a familia, os amigos e o surf. Isso sim é ser-se completo e até, como disse o Valenti, jogar pelo seguro também. Como não ambiciono ser rica (até porque com o salário de professora não há qq hipótese) penso que o meu objectivo e o que pretendo para o fututro é bastante realista e possível: ter o dinheiro suficiente para poder viajar bastante, poder surfar um número de vezes razoável durante o ano inteiro e não me endividar até ao pescoço! Hehe Ainda outro dia vi o Kelly a dizer na televisão que muitas vezes se esquecia da familia e dos amigos e falou dos constrangimenos e pressões de se ser um atleta profissional e pensei cá para mim: "o carequinha falou bem.. não desejo isso a nenhum dos meus amigos só desejo o que eu ambiciono". hihihi Por isso fica aqui o meu conselho a quem quer ter uma vidinha boa!! (ahh e PELO AMOR DE DEUS n pensem que alguma vez eu (que começei a surfar aos 23 anos) pensei em vir a ser surfista profissional! risota! Como disse, é um conselho para os amiguinhos!!

PV disse...

Caro piu, numa coisa tens razão e era onde eu queria chegar com a minha lenga lenga toda, mas acho que acabei por me esquecer de referir o mais importante, o facto de não termos o tal "background" de surf... era isso que eu queria dizer com o facto de o nortenho não ter a cultura do surf, não integrar na sua vida o surf como o modo de vida! Não te esqueças que no campeonato nacional, são muito poucos os que não vivem só do surf! Não é facil, quase todos não vivem bem e vivem ah rasca todos os dias.. mas dão 100% naquilo! Tudo bem, que o guedes teve que sair da sua zona pa evoluir, tal como o ruben, o gregório ou o ximenez! mas que temos capacidades pa termos mais guedes, que vai ser campeao nacional mais tarde ou mais cedo, temos! é preciso é mexer-se, pegar em miudos, criar selecçoes regionais, cultivar essa cultura que falta! Porque anita, muitos escolhem a via do freesurf porque querem... mas há muitos outros que o fazem porque não acreditam que vão vingar no profissionalismo! Abraços e beijinhos.
P.S. Conde jantar é o proximo tema! tas convidado! :P

Anónimo disse...

o anónimo nao é o piu, contudo e para preservar a minha identidade o meu a.k.a é WINGNUT..não por gostar de ser anónimo, apenas para salvaguardar a minha pessoa.

Anónimo disse...

Bem realmente não era eu que falava anteriormente com toda a certeza ate pq a minha opinião não passa por culpar as condições com que nos deparamos diariamente, assim como discordo mas não totalmente, com as questões numéricas. Se for pelas más condições o slater fazia body board juntamente com os hobgood e o cory e o shea eram, nadadores salvadores nas praias da florida, assim como o mineirinho venderia bolas de Berlim e aguas de coco na praia e o Rodrigo Dornelles e o Raoni Monteiro rasgavam bilhetes no trem do corcovado, eleito recentemente uma maravilha do mundo (e a gizelle é o que?) E ai tu dizes…. Mas têm agua quente, eu digo… têm! mas queriam eles ter em 6000 km de costa o que nos temos em 300km!! E se fosse pela agua fria, o Taylor knox o boby entre muitos ilustres (des)conhecidos eram tratadores de focas!!!
Aqui a questão é cultural, nos somos a primeira geração de surf nacional (sim pq o porto é uma nação) quem aqui tinha pai surfista? Eu não tu, tb não, quem é o único que eu conheço que tem pai surfista…. Deixa-me pensar…. Isso mesmo o Guedes!!! Não é o único mas é dos poucos!! Não digo que o surf seja genético, até pq acho que o pai do slater e de muitos top44 nao eram surfistas, mas na minha humilde opinião, é uma questão de mentalidade, quem em geral é muito fechada, o porto é uma cidade fechada, não tem o aspecto multicultural que Lisboa tem por exemplo, que é uma cidade do mundo onde chegam milhares de pessoa oriundas dos mais diversos lugares, o que faz com que haja um pouco mais (não muita) abertura e visão!
O mesmo nao se passa no brazil nos estates, que foram povoados por pessoas de todo o mundo e nessas pessoas fervem genes de luta de aventura e iniciativa e uma mentalidade aberta, que por vezes nos falta a nós a mim a ti… teres um educação com uma mente aberta e onde a liberdade é incutida, pode fazer de ti um surfista de topo como um excelente matemático ou cientista!!! Nos acomodamo-nos ao nosso cantinho olhamos de lado os que nada têm a nível material e valorizamos os que ostentam chorudas contas bancarais e empregos de sucesso. Quem é mais feliz um gajo com uma casa com piscina que trabalha mum escritório da Sonae chega a casa nem vê os filhos crescerem, mas por outro lado diz aos amigos que estudam no rosário e estão mt bem!! Ou um peruano que vive do artesanato toca e cata musica nas ruas de Pipa e vês os seus filhos correrem e brincarem no calor da vida mas que nada terao? A vida é uma moeda de duas faces!! É tudo uma questão de equilíbrio, tens de encontrar o teu… é muito difícil… , para muitos impossível, para outros já é tarde, mas para os que ainda podem, no escritório ou na praia, No enterro ou nos coxos….façam a escolha certa!!
Ps: Ainda falta a questão do “background” mas fica para uma próxima 
Abraços piu

Anónimo disse...

é verdade pessoal tb deixei o meu fato na sacor um cell preto e nas mangas e peito verde florescente!! se virem alguem com ele digam que é meu, so o patrik tinha um igual.
obrigado piu

Anónimo disse...

Gostei Piu! :D beijinhos!!

Anónimo disse...

pastel:
o surf tb tem a ver com raizes se tiveres um pai surfista tens mais probablidades de vires a ser melhor! porqe, ponhem-te a surfar mais cedo, ajudam-te sem qerer nd em troca n é como os treinadores maus qe qerem e ganhar trocos... e muitas mais razoes! se nao acreditam digam-me surfistas de topo dos esperanças qe não tenhem pais surfistas!! pois n há a verdade é mesmo ésta nao ha nenhum adulto em lisboa qe nunca tenha feito pelo menos uma aula de surf!!
Mas agora passando a outro asunto, valenti a distasncia entre praia da poça e s.pedro sao um miseros 10 minutos a pé e de s.pedro a carcavelos sao mais 5 minutos!!! E para aqeles qe n conhecem lisboa muito bem, na linha do estoril onde se encontram todas estas praias qe acabei de falar passa o comboio com paragem em todas as praias por isso a mobilidade e bem mais facil do qe para nos ca no porto (sem carro)! de comboio so podemos ir para espinho e para chegar a campanha seja de metro ou de autocarro é um ganda filme no minimo 45 minutos e acreditem eu ja fiz essa viagem varias vezes para qê? das cerca de 10 vezes qe fiz o melhor mar qe apanhei foi meio metro!!
aloha e boas ondas!

Anónimo disse...

Que negatividade oh pastel

Anónimo disse...

o boby era gangster nesta altura piu !!! aloha

Anónimo disse...

oh pastel e mesmo com meio metro apanhas te umas belas de umas percebes!!!

Anónimo disse...

eu apoio a minha teoria no ponto 3 ou seja olhando para o nacional de surf as etapas que decorrem em beachbreak não são ondas parecidas com as de cá ? e então porque é que em matosas o quintal não houve bons resultados a excepção do pumas? em lisboa eles são o dobro de praticantes claro que a qualidade é superior ...

Anónimo disse...

oh pastel, elas sao perto entre si, mas se viveres em lisboa cidade, tens de apanhar o metro para a estação de comboios e o comboio para a linha... hj em dia tens exactamente a mm coisa no porto, metro pa campanha e comboio q para ah porta do casino de espinho! As razões são muitas... nunca vai haver uma razao obvia ou um consenso! mas com mais vontade.... tudo se faz!

Anónimo disse...

Não se passa um chicote aqui

Anónimo disse...

Quem corre por gosto não cansa ! isso aplica-se a vontade de todos se deslocarem para outros sitios para ir surfar! com vontade faz-se tudo!

Anónimo disse...

valenti tenta actualizar o blog pelo menos uma vez por semana faz esse esforço po people se manter actualizado com as ultimas news ... abraxo

Anónimo disse...

porque é que no porto so se fala do pipo, nuno e do conde?? n percebo, os putos pauladas e chimpas vao ser os melhores do porto! ja era altura de incentivar mais estes putos, não?
Para muitos o pipo é o melhor dos putos do porto, secalhar ate pode ser mas não tem futuro nenhum no surf, se continuar com a vida que leva.
uma ultima coisa: putos...que tal começarem a ser mais modestos?!

Anónimo disse...

esta na altura d falr ds rsultads dos putos no nacional de esperancas. alguem me pode dizer os resultds deles ?

Anónimo disse...

o pauladas ficou em 4º, o sebas ficou em 5º, o pipo e o mourao ficaram em 7º, eu e o ricardinho fiquei nos quartos, o conde e o mesaquita perderam de primeira..

Tempo de Viajar disse...

Pouca letra e mais acção, amigos! Cada um é o que quiser ser... e não há cá água fria, fundos tortos, nem teorias da conspiração que resistam. Dito isto, há quanto tempo não sai uma boa repostagem sobre ondas do norte na Surf Portugal? EU não sei, porque nao tenho lido... mas desconfio!Orgulhosamente sós? Se assim tiver que ser... força!

Anónimo disse...

piu acho que podes copiar a ideia do blog porque parece-me que o valenti abandonou o blog...

Anónimo disse...

o blog foi de férias ? ja se sente a falta!!!

Anónimo disse...

Concordo com os dois anonimos de cima

Anónimo disse...

Meus caros e fieis leitores! como podem imaginar, tou a gozar as minhas férias! Neste momento encontro-me na torreira... onde net é ainda um meio muito escasso! Mas qd tiver oportunidade ponho-vos ao corrente de tudo o que souber e puder! Para já é só nortadas! um grande abraço a todos! Novidades para a epoca 2007/2008

Anónimo disse...

ahah eu ando por penhiche!

Anónimo disse...

penhiche onde fica isso ? lol

Anónimo disse...

é ganda mouga quando vens ca?