segunda-feira, dezembro 24, 2007

Barra De Los Cagas!




Primeiro deu tudo, as mais sinceras desculpas por não vos escrever há tanto tempo! Entre tempo, preguiça e azares...não foi dando! Por isso, o que não faltam são assuntos para discutir... são tantos, que eu nem sei... mas vou começar pelo que para mim mais tem marcado o nosso surf deste inverno: A irmã mais nova da direita do Casino de Espinho -- "Tá boa nas horas"


Tou há meses, mesmo, com a ideia de fazer um post só com fotos daquela altura que eu considerei ser a melhor dos cagas desde há muito tempo: dias seguidos de uma direita longa, com parede suficiente para encaixar varias manobras e comprimento para se aprender a fazer umas novas -- puro fun. A minha ideia era imortalizar uns fundos que eu pensaria que tão cedo não iriamos ter... Bem, como resposta à minha presunção, eis que a Natureza faz das suas, e depois de 3 tempestades seguidas (que deram lugar a sessões épicas de surf de ondas grandes em toda a Europa), a onda dos Cagalhotos - penso que Cagas é um nome mais respeitável - não só não desapareceu e manteve as suas melhores caracteristicas como ainda passou de uma onda um bocado mole para um tubo de uma qualidade que não vi em sítios do outro lado do mundo!


A qualidade desta direita é realmente incrivel, a fazer lembrar o velho Cabedelo, e embora não seja particularmente fácil, tem uma secção inicial muito cavada e quando está com um tamanho razoável cava mais uma vez no inside, numa performance de fundo de pedra. Muitos podem achar que estou a exagerar, mas n é por acaso que a onda tem estado mais que lotada, com gente de vários sítios a virem "visitá-la" e muitos apelidam a onda do ano... para mim é a onda, simplesmente (embora ainda n me sinta 100% à vontade nela).


Bem... e quando a performance da onda se eleva a este nível, tá-se mesmoa a ver que o nível de surf aumenta dentro de àgua. E em 2 ou 3 sessões vi mais tubos ao vivo do que em toda a minh curta vida de surfista. E como não pode deixar de ser, vou ter que eleger alguns surfistas que realmente impressionaram e quando achamos que eles surfam muito, nestas condições as dúvidas dissipam-se. Os tubos e pauladas do Fredy, o naturalismo com que o Estrutura se encaixa nos tubos, a verticalidade do Patrick, os surpreendentes tubos do Fuinha, mesmo de prancha muito pequena, a velocidade, atiranço e controlo de tubos de backside do Tulio, o power do Lagoas, a fluídez do Barbedo, a escolha de ondas do Alessandro, o à vontade do Paulo Adão, o domínio e conhecimento do "Mãos, os incríveis e inacreditaveis tubos do "Choras" (os melhores que vi) e ... a classe mundial, o filme ao vivo de Gony Zubizarreta. Estes, entre muitos outros, foram os que me marcaram, os que me fizeram ficar no inside para aprender e apreciar o que se deve surfar quando a onda assim pede. Acho que não se pode dizer mais quando o prório Gony (vindo directamente do Hawai) diz que estão a ser as ondas do Ano pa ele!


Outra particularidade, é que a onda aguenta facilmente até as 3 metros, e aí a barra já ão é para todos. Mas consta, que andam aí uns vídeos (um deles ja passou na surf total tv), e umas fotos (o Gonzo já tem umas), que vão com certeza mostrar melhor o que se tem passado nesta praia... Para já fiquem com as fotos na altura em que "os cagas tavam perfeitos, mas não tão perfeito como o que está agora".


É verdade.... Feliz Natal

2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente este ano, os cagas são o ex libris do Porto.Boas ondas, cavadas e compridas e os fundos aguentam mar com tamanho ate 3 metros.O unico senão, ser longe do Porto e termos de andar um bocado de carro contudo mto boa!!E matosinhos, pelos vistos estas tempestades de mar não mudaram muito os fundos, contudo da uma esquerda relativamente boa junto as pedras na baia. Com o mar subir pode ser que melhore..Passagem de ano?abraços

Anónimo disse...

Bom Ano Novo pessoal !Abraços!
Ricardinho.