segunda-feira, janeiro 28, 2008

A velha fórmula: tube equals attitude

Felizmente, nestes ultimos meses, principalmente nas ultimas semanas, tive a oportunidade de surfar ondas tubulares e por sorte, mais tubulares do que manobráveis. Não digo isto pelo facto de não gostar de manobras, muito pelo contrario, adoro ver, adoro tentar fazer e quanto mais radical melhor. Mas uma onda pouco manobrável obriga-te a que ajustes a tua linha, aprendas a gerir a velocidade e se por acaso essa onda é tubular, faz com que te sintas obrigado a tentar. Ao longo destes poucos anos de surf sempre tive essa ambição: tirar tubos. Acontece que o tubo parece muito fácil quando vemos num filme, já não tão fácil quando vemos alguem a fazer e torna-se muito complicado quando somos nós a tentar fazer! Não há muito tempo já quase que me conformava com a ideia de que tão cedo não ia conseguir tirar tubos, que não tinha jeito ou "gor for it" para a coisa. Mas o destino tem destas coisas, quando menos esperamos, quando passamos surfadas a ver pessoal a tirar altos tubos, quando nos interrogamos porque não estamos a conseguir (parece sempre um bocadinho à frente, ou demasiado atrás, ou estamos à porta, ou ficamos lá dentro)...eis que finalmente conseguimos qq coisa que seja digna de registo! Sempre considerei o tubo a rainha das manobras... é intemporal e é um momento incrivel de se assistir! Sempre ouvi os prós a dizer que a manobra preferida é o tubo... e sempre tive pena de não conseguir sentir na pele o que eles queriam dizer... cheguei a considerar um cliché - fica bem dizer que a manobra preferida é o tubo, assim toda a gente pensa que o dominamos! A verdade é que ainda não consegui tirar aquele tubão, em que vemos o lip a fechar-se à nossa frente e andamos lá dentro até querermos sair! Mas a verdade é que já tive muito mais longe... já só falta sair "sequinho" para cumprir este meu sonho... e posso afirmar com toda a convicção que mesmo sem sair na perfeição, todo o caminho até lá é incrivel! Aquilo realmente tenho aprendido com estas ondas é que o tubo é a manobra que requer mais atitude: é preciso técnica e posicionamento, mas a chave está no que se passa na tua cabeça! Quando digo atitude digo determinação e pouca hesitação! Acho que quando dominamos isto, dominamos muito mais coisas no surf e ainda podemos ter a sorte de aprender alguma coisa na vida! Aprendi que tenho muito que aprender...e que as vezes temos de nos mandar sem pensar duas vezes e acreditar que vai correr tudo bem!
Para não ser egoista, a onda que vos falo é a já muito comentada onda dos cagalhots do inverno de 2007/2008 que infelizmente está a desaparecer mas para mim vai deixar muitas lições! Agora tenho a certeza que mais tarde ou mais cedo vou sair pela aquela porta da frente sempre que quiser!
Esta semana prevêm-se muito boas ondas desde o Furadouro até Caminha! Quem puder que aproveite! Obrigado pelo desabafo :P Fiquem com este vídeo como tradução destas palavras:


Foto: Não duvidem que ao Estrutura não falta atitude, cabedelo Porto;Video: Brian Conley num filme obrigatório: My eyes wont dry
P.S. Nova votação... é favor votar!

5 comentários:

Anónimo disse...

pessoal, eu ja vi este filme e tenho de vos dizer que é um dos melhores filmes do mundo ! e simplesmente incrivel !!!! grande abraço

FB disse...

Quem se lembra de um pró australiano de visita ao Porto (aí há uns 10 anos) - o Kelly. O gajo dizia que para aprender a tirar uns bons tubos, devíamos primeiro tentar em pequenos closeouts de forma a perceber o tubo e o momento certo para mergulhar, antes da onda fechar por completo. Depois ia-se evoluindo, a medida que o conforto com a parte interior da onda ia aumentando.
FB.

Anónimo disse...

Valenti esta pergunta"Achas que o João Guedes deve atacar o circuito mundial?? dá para muito menino chumbar!! e ter más notas!! :-)
Na minha opinião ele deveria sair de Portugal um ano ou mais, passar meio ano na Austrália e meio ano no Awaii com bons treinadores. Aí sim acho que deveria então atacar a tempo inteiro o QS e ambicionar o CT. Portugal já não tem muito para mostrar ao Guedes precisava de ir para fora ver gajos a partirem na gold coast que nem patrocínios têm, com nível de CT, assim como na Califórnia. Precisa de ir para o ninho das cobras, provar o veneno e voltar sem o antídoto (grande frase lol). Talento não lhe falta, poderá é haver compromissos com os patrocínadores que o querem cá para um título nacional ou europeu, que para o Guedes é pouco dado o talento e a idade que tem. Não tenho duvidas que será campeão nacional até porque não o foi este ano porque escorregou-lhe das mãos, ou o primeiro português campeão europeu, mas sabem uma coisa…. Acho que o nosso Guedes tem talento para mais e seria uma pena ele ficar por cá. Era lindo ver um portuense no WCT.
Abraços. piu
É a minha opinião e vale o que vale (onde é que já ouvi isto?)

STRU disse...

ganda filme ! o truque é acreditar !! abraços

Anónimo disse...

Stru! Pura crença sempre que é preciso.Abraço!

Tulio Brandao.