domingo, janeiro 13, 2008

Respeito é bonito!




Aviso: Este post não quer ferir susceptibilidades, é apenas uma análise humilde de quem tem tão pouco peso num mundo cheio de "pesos-pesados"

Como a maior parte de vocês sabe, foi publicado um vídeo do team rider da Surf Center (e mais uns quantos patrocinios), Nuno Côrte-Real, mais conhecido por Pumas. E como também, a maior parte de voces sabe, e até participou, esse video gerou mais que polémica, e o mais engraçado é que não foi o vídeo que gerou a confusão, passando infelizmente para o 2º plano. Por isso começo por desde já felicitar o Pumas pelo vídeo, é uma iniciativa de se louvar, pois alem de se autopromover (e conhecendo-o ate acho que nem foi o principal objectivo dele) também nos tras alguma coisa de diferente e bom que é vermos alguem que conhecemos a surfar em ondas familiares... no mínimo refrescante! Mas não vim falar do vídeo, nem sequer vim falar da discussão acesa (e louvavelmente sincera) entre o autor do video e outros... O que realmente me indigna são alguns comentários, posições e certezas idiotas de algumas pessoas que anonimamente - ao menos sabem que são idiotas - deliciam muita gente que lê os blogs.

Começo por falar da geração mais nova: é o alvo mais óbvio, são quem mais tem tempo para gastar na internet, são quem mais precisam de aprender, são os que mais teem a certeza de que ja perceberam o mundo e o mais importante de tudo... são eles o futuro. Desculpem lá, mas como alguem muito bem escreveu, a mínima coisa que devem às pessoas mais velhos é o respeito. Mas há muito mais do que isso que lhes devem: devem-lhes o facto de que todas as facilidades que nós usufruimos hoje, foram à base dos erros, da procura, da invenção ou da mera existência de alguém antes de nós. Isto, em tudo na vida. Lembrem-se que onde vocês estão eles tb já lá estiveram. Hoje, são os maiores da vossa rua, os reis do vosso mundo... Ontem eles também o eram. Hoje, riem-se gozam e dão tanga por haver "cotas" que voces acham que surfam menos que vocês, pq é giro e alimenta-nos o ego... Ontem eles tambem se riam, gozavam era giro e alimentava-lhes o ego. Hoje, se vocês falharem, não tem mal, arranjam mil desculpas e a culpa nunca é vossa... Ontem eles faziam exactamente o mesmo. É por isto, é por vocês (onde me incluo enquanto não for a pessoa mais velha do mundo) andarem por caminho que já foram há muito construidos por outros, mais velhos, que lhes devem o respeito e se forem altruistas o suficiente...devem-lhes gratidão! A humildade é uma coisa de louvar e permite-nos perceber que não somos fantásticos pelo facto de sermos melhores que a geração anterior, permite-nos entender que não passamos de Potenciais, permite-nos procurar explorar ao máximo esse potencial querendo sempre ser melhor nunca ser só melhor que os outros. Tenham-na o mínimo necessário. Para os mais velhos... tenham exactamente a mesma humildade e entendam que vocês estiveram onde eles estão agora (provavelmente davam tudo pa continuar lá) e que há uma obrigação "não oficial" de os educarem, sem deitar abaixo, sem criticar, sem gozar... um simples conselho chega.
E aqui vai o meu conselho, daquilo que tenho aprendido nestes 22 anos de vida e apenas 3 e pouco e surf quotidiano. Podem não querer ser surfistas profissionais, podem gostar muito mais free surf, mas não venham com tangas de que não querem evoluir o maximo que conseguirem. Acredito que o surf, por estar tão envolvido com a natureza e apelar tanto aos nossos sentidos, nos faz estar muito mais ao ritmo da vida, e o ritmo da vida é a constante evolução. Por isso é natural a qualquer surfista querer sempre surfar melhor. E é natural, ou deveria ser, querer sempre surfar as melhores ondas. Não se acomodem nas vossas desculpas, não se iludam ao ponto de que surfar mar com mais que meio metro não vos vai melhorar o surf ou o estilo, que surfar ondas diferentes não vos vai fazer dar o salto, porque vai! Podem gostar ou não... respeito isso. Respeitem também quem tenta e procura e não falem daquilo que nunca viram com tanta certeza que vos fica tão mal... No fundo é tudo uma questão de Respeito.

Desculpem a longevidade do texto... espero que as imagens vos distraiam :P
FOTOS: hmm... descubram as diferenças

4 comentários:

Anónimo disse...

O passado no minimo tem que ser uma referência para o futuro.
Para o bem e para o mal.
Como já disse no outro blog, Respeitem a história.
Parabéns Valenti por o texto.

Ass. N.N

FB disse...

Bem escrito.

Anónimo disse...

O respeito tem de ser mútuo não só dos mais novos para os mais velhos como dos mais velhos para os mais novos e muitas vezes isso não se vê. Respeito é bonito e toda a gente gosta, mas não é por serem mais velhos que se pode gozar e olhar de lado para os putos que passam na praia e que estão no pico, porque por essa lógica os mais velhos também têm de se lembrar que já foram mais novos e que se calhar, quando eram mais novos os mais velhos também lhes faziam o mesmo. Assim, apesar de não ser ninguém para estar aqui a falar disto, os mais velhos também têm de ser menos arrogantes e deixar que cada um evolua ( porque logicamente todos queremos evoluir ) ao seu ritmo e se calhar daqui a uns anos todos nós, os miúdos, vamos ser o orgulho de todos os "cotas" que mandam surfadas em muitos picos connosco.

Parabéns pelo texto Valenti

( Espero que aceites o meu comentário desta vez :P )

Unknown disse...

Preparava-me para fazer um post com este tema, mas pelos vistos já não preciso.
A mensagem é essa, bem escrito.
Abraço