terça-feira, maio 15, 2007

Cicatrin






Bem...se não sabem, fica a dica:sempre que tiverem daquelas feridas que fazem crosta mas que por via de circunstâncias (tipo ir para a àgua, ser num sitio q esta constantemente a ser tocado,etc) está sempre a sair, nada melhor que Cicatrin (aquela cena do bepanthene é mesmo só pa meninos), um cicatrizante que acelera o processo e dás por ti e a ferida já era (ai se as coisas fossem assim tao simples na vida, chegava a farmacia: "olhe queria cicatrizar aqui uma feridita, um amigo apunhalou-me pelas costas")... Adiante...
Hoje há "bués de notícias" (atenção isto n é sotaque lisboeta, é um gajo ali de esmoriz que curte dizer bués) --> here we go: Este fim de semana que passou, houve lá na mouradia mais um campeonato do circuito matix, que ficou ontem por dizer, em que a nossa tripeiri(ri)nha Maria Pessanha nos foi representar e mais uma vez subiu ao pódio, ficando em 2º lugar! Mas este fim de semana que vem é que vai ser festa. Não... não é o creamfields, são dois campeonatos locais que se vão realizar: O regional de espinho, e o início do circuito ASGP/Liberty Seguros. Há pois é a Associação de Surf do Grande Porto decidiu apostar em grande numa prova, homologada pela FPS, e cheia de grandes apoios, o que se espera que os prémios sejam grandes: Diz-se que a câmara municipal de matosinhos vai oferecer um vale de 20 croissants da mix pão (que já desmentiu). De qualquer maneira vão aos sites informativos e vejam la as datas e essas coisas e inscrevam-se todoos, pa ser grande festa! Eu este fim de semana nao vou poder, pediram-me pa dar uma prova de avanço a ver se desta vez não ganhava(mas os croissants vao ser meus)! No final da semana falamos mais disto. Mais notícias... parece q vai haver um surf camp da roxy, meninas é pa irem pa lá pa ficarem loirinhas e cheias de estilo (joke)!
E agora quero desejar os meus mais sinceros PARABENS, mas sinceros mesmo, ao melhor texto que alguma vez passou na SURFportugal -> Waxmaniaco por João "Piu" Moreira! Muito bom, além de ter piada, ta bem escrito e ainda lhe valeu umas cenas da Kustom (Piu se as tilhas forem 41 dá-mas, tu tens patrocinio n precisas) por isso se o virem com o autocolante da Kustom na prancha não se enganem...! Outro texto da SP#172 que me marcou foi o artigo sobre o Norte "Surf no Porto" (eu acho que plagiaram o nome deste blog) em que basicamente diz que somos todos uma merda além do Guedes, o que ao início me chocou, mas acho que foi mais a veracidade da coisa que me fez reagir assim! De qualquer maneira não é bem assim há várias, mas várias explicações para o facto de termos apenas o Jony na alta ribalta do surf nacional. Porque se é verdade que a geração acima do guedes tem altos surfistas, que se tivessem optado pela competição poderiam ter tido alta carreira: Os Lagos, Rui Sousa, Henrique Moniz,Chico Carvalho, entre muitos outros... também não é menos verdade que outros da idade do Guedes também poderiam ter outra visibilidade se por tal tivessem optado: Kiko Barbedo, Pedro Lagoas, Nuno Corte-Real,Esqueleto, Gustavo "Rasta", Patico... e poucos mais é certo. Contudo, este ano temos o Fredy (já ão é um jovem mas tem muito surf), o Túlio Brandão, o Pedro Flores e o Rui "Penas" Baptista a correr o nacional por inteiro e que vão com toda a garra dar tudo para incomodar os prós! E mais, penso que neste momento o surf no porto está mais mediatico que nunca (como quem diz q tá na moda) e vamos recolher os frutos disso, mais tarde ou mais cedo, pois há putos aí com muita vontade,garra e talento, onde obviamente se destacam o Sebastião Furtado e a Mariana Macedo, mas outros nomes vão aparecer por aí: Nuno Lopes, André Conde, Filipe Pessanha, Pauladas e muitos outros (são várias as gangs). Um último recado a estes míudos e talvez uma das maiores diferenças do norte pa la pa baixo: Têm de variar as ondas que surfam, não se pode passar um inverno inteiro em matosinhos!
E é isto meus amigos... é po que estamos....Ah o surf, bem... surfar so vale a pena de manhã... pois ao meio do dia já tá uma ventosga daquelas nortadas geladinhas! O mar está a cair e aconselha-se a aproveitar a maré vaza muito de manhã e checkar os picos da "costa de prata".

Be damn cool

Fotos: 1-Cicatrin 2-ASGP-Liberty
3-Se Pumas tivesse outro apoio e atitude poderia dar q falar
4- Eis o Waxmaniaco!

11 comentários:

Anónimo disse...

eu tambem fiquei um bocado indignado ao ler esse artigo e ent decidi escrever ao joão valente isto:
"Venho por este meio, manifestar o meu descontentamento e desaprovação com o artigo da Surf portugal n.º 172 " Surf no Porto". João Capucho escreve que um surfista conhecido do Porto disse: " os novos surfistas do Porto não saem de Matosinhos e não participam nas competições locais, quanto mais nas nacionais." penso que João Capucho se devia ter informado por fontes mais credíveis visto que todos, e repito todos, os grommets já com algum nível de surf do Porto participam em todas as etapas locais. Mais, informo que este ano tanto a Associação de Surf do Grande Porto (ASGP) como a Surfing LIfe Club (SLC) liderada pelo conhecido João Diogo, e como o Marcelo Martins levaram os seus jovens surfistas, incluindo eu, aos campeonatos nacionais de esperanças e ao pró júnior. Informo ainda, que este ano os grommets portuenses já atingiram bons resultados no esperanças. João Santarém(SLC) chegou às meias finais e a Marianana Macedo conquistou o 3º lugar no campeonato de surf esperanças na praia da Poça e, tanto o Nuno Lopes(ASGP), como o André Conde(ASGP), chegaram às meias finais na última etapa do campeonato de surf esperanças na Nazaré.

Também queria chamar a atenção para o facto de não haver muito apoio por parte das marcas de surf e das empresas relacionadas com esta actividade aqui no norte, o que faz com que os grommets que querem competir em etapas nacionais tenham de fazer muitos esforços financeiros para poder correr os campeonatos nacionais.

Já há alguns anos que o Porto não tinha impacto no surf nacional, mas a nova geração, eu e os meus colegas que todos os dias passamos pela praia para alimentar o nosso vício, que é o surf, queremos mudar isso e estamos a mudar marcando presença nos campeonatos nacionais. Ficamos um bocado desapontados ao ler este artigo que nos fez pensar que o nosso esforço é em vão e que ninguém ainda reparou que o surf portuense está de volta ao surf nacional e que desta vez é para ficar! Se calhar é mais um "deita abaixo" ao Porto e ao Norte mas não creio que uma revista como a Surfportugal faça tal coisa."

Anónimo disse...

pastel:
e ele respondeu
Caro Francisco,

"Antes de mais nada, deixa-me dizer que fico pessoalmente muito, mas muito contente em saber que há sinais de um ressurgimento do surf no Porto. Quando regressei dos 18 anos que vivi no Brasil, fui viver primeiramente para o Porto, onde fiz grandes amizades com os melhores surfistas portuenses da altura, como Rui Ribeiro, os manos Ribas e, principalmente, o genial Zé Pedro “Skate”. Se esta nova geração algum dia conseguir equilibrar o peso de talento tal como aquela o fazia relativamente aos Dapins, Narcisos e outros de então, vamos todos ter motivos de regozijo.

Agora, em nossa defesa, deixa-me só explicar que a Ira de Neptuno, de João Capucho, não é um espaço de reportagem e sim de opinião, da total responsabilidade do seu autor. Como tal, não aplicamos ali os mesmos critérios de rigor informativo que temos para com o restante da revista. João procurou simplesmente encontrar uma explicação para uma realidade inegável: há anos que há no surf um vazio de talento, não só no Porto mas, de modo geral, do Cabo Mondego para cima. Um vazio que não se verifica no bodyboard e, garanto-te eu, no bodyboard os apoios ainda são mais escassos que no surf. Só para dizer que essa da “falta de apoio” comigo não pega muito. Os surfistas mais talentosos do Brasil vêm do Nordeste, exactamente a região mais pobre e com menos “apoios” de lá. E não vou andar a enumerar mais exemplos por ser cansativo, mas garanto que não faltam. De qualquer modo, João quis ilustrar o seu texto com a opinião de alguém com credibilidade e, nesse sentido, falou com o mais bem sucedido surfista portuense dos últimos dez anos. Se a opinião deste está errada, a falha é dele e só dele.

No entanto, podes dizer aos teus colegas de geração que nada temos contra eles e que lamentamos que se sintam ofendidos ou desapontados com o texto do João. Mas está nas vossas mãos responder a ele (e a nós, já agora) dentro de água, com resultados e com desempenhos dignos da herança dos surfistas acima mencionados. Estaremos aqui a observar e, podes acreditar, a torcer genuinamente para que isso aconteça. Porque, entre outras coisas, já estou farto do pessoal do chop, do wax e do ‘tás a ver, man. Venha a turma do strep, da parafina e do acento mais cool deste país!!

Abraço e boas ondas,

JV"

Anónimo disse...

pastel: isto parece a bíblia!

Anónimo disse...

antes de ler a resposta do joao valente ate ia pensar em deixar de comprar a surf portugal. mas afinal ate se safa. força ai putos

PV disse...

muito bom pastel! és um politico de primeira! parabens! a defender-nos com tudo! grande abraço!

Anónimo disse...

Ainda não vi a notícia na surf Portugal, mas também quem compra uma revista como a SurfPortugal? São todos um bando de Palermas e a revista é das piores que já vi, em grafismo e entrevistas, já para não falar nos Bacocos que escrevem.. A Onfire é a revista menos facciosa a nível nacional e dá 30 a 0 à surf Portugal. Ao Porto falta-lhe o essencial:boas ondas(pelo menos mais que os 20 dias por ano), menos nortadas e mais bom senso, digo isto, porque náo é meu espanto que ja faço surf há muitos anos e sou do tempo de surfar com 3, 4 gajos ao fim de semana e vejo putos e pseudo surfistas a surfarem para o ambiente e a dizerem que fazem isto e aquilo e depois chegam dentro de água e nem cortar uma onda sabem...isto não ajuda nada..Começamos a ter um bom nível de surf, e com mais empenho tudo se consegue, quem diria que um Portugues liderasse neste momento o WQS,mas humildade e pés bem assentes na terra não faz mal a ninguem..Abraços e uma nota + para o Blog

Anónimo disse...

como é meus brothers??!! venho entao manifestar aqui a minha mais sincera opiniao. Por mais que me custe, tenho que concordar quase em pleno com o que foi escrito na reportagem da surf portugal. Nao vou dizer que a falta de apoios anda a servir de desculpa para tudo porque de facto, é uma realidade, mas, penso que o exemplo dos nordestinos la do brazil diz tudo...
Nos bem sabemos que la baixo, os apoios surgem rapidamente e sao mais funcionais devido à facilidade de contacto e visibilidade mas penso que aqui no Porto se anda a pensar em patrocinio ao desbarato e muito cedo... pessoalmente acho que é um balurdio fazer varios circuitos, mas duma coisa tenho a certeza, se a minha vontade tivesse sido essa mesmo, eu teria conseguido, e se ainda quiser, consigo. E penso que qualquer um tb consegue. Poupem o dinheiro que os pais vao dando, pensem bem no que podem poupar com tudo que gastam que nao é essencial.
Mas antes de apontar os dedos ao pessoal la de baixo, ou porque nao apoiam ou porque têm apoios e nos nao, etc etc, temos mesmo que pensar se é mesmo isso que queremos, ser mesmo bons nisto, treinar mesmo que nao apeteça, levar pao com manteiga pa praia, que é tao bom, em vez de ir a mix pao gastar 3€ ( pessoalmente é das melhores coisas dps de uma surfada), saidas à noite, caipirinhas e caipiroscas etc etc... e durinho mas la esta, se é o que querem mesmo...
Eu cheguei a ter opurtunidades, mas se nao as aproveitei na altura ou se nao as vou aproveitando é porque sei que nao tenho perfil de atleta profissional, gosto de muitas outras coisas, ainda assim quero ser o melhor surfista possivel e tirar o maior proveito disso nao esquecendo nunca que os estudos é o mais importante. Agora, penso que quem tiver bem consciencia disto, das suas qualidades e vontades, aí sim, é trabalhar pa que isso aconteça, e acreditar que daqui do Porto podem sair Sacas, é so querer e acreditar nisso porque é bem possível. Nao me quero estar armar em moralista com isto porque tb eu ja apontei os dedos aos patrocinios, mas afinal, eu é que nunca quis ou entao nunca me esforcei a serio...

Anónimo disse...

é a velha rivalidade norte sul

Anónimo disse...

Pumas tu foste talhado para ires para as obras trabalhar o concreto...estuda estuda.freitass

Anónimo disse...

bem... muita coisa havia para dizer sobre esse artigo do capucho.
que tem razão tem!! de quem a culpa não sei. Acho que acima de tudo se trata de uma questão cultural!!
Sim cultural, a vida no norte é diferente do resto do pais e mais nada! Como o próprio Guedes diz no grande filme Norte Sul que poderia dar nome a uma revista ; ), o surf aqui vive-se mais no filing da coisa!! Não venham cá com falta de apoios, bla bla, isso é tudo grupo e desculpas, nós somos assim, preguiçosos etc. e tal…. Mas surfamos pq gostamos, não vejo dentro de agua a disputa de querer ser melhor que o outro e invejar o patrocínio do visinho, muito menos vejo gajos com a mania que são prós, vejo gajos que gostam de fazer surf acima de tudo e é isso que importa o resto se vier, vem por acréscimo e olha…. Melhor!!
somos assim e devemos ter orgulho de fazermos surf por paixão pq o surf nao é competição o surf é a nossa rasão!! o nosso anonimato, o nosso nivel de surf, as nossas brilhantes performances, podem nao ficar imortalizadas nas revistas, mas ficaram com certeza na retina dos nossos amigos que é o mais importante. E isto meus amigos é surf do mais alto nivel!!!!

piu

Anónimo disse...

Parabens piu pelo texto Waxmaniaco!
Na SurfPortugal ! boas ondas para todos