Como têem reparado, não tenho actualizado o blog. Essa situação deve-se a várias razões incluindo o facto de eu próprio não andar a surfar com muita regularidade. Sendo assim, decidi mudar a estratégia e prometo grandes mudanças para a semana. Vou mudar não só o aspecto (não muito porque o sistema blogspot não o permite), mas também o conteudo, tentando assim tornar o blog naquilo que foi a sua ideia inicial: um sítio onde, um surfista de norte , possa vir todos os dias para saber não só quais as condições de surf, mas ainda saber um bocado o que se passa por aí! Como tal, se alguém estiver interessado em colaborar comigo no blog, para diversificar as ideias, é só comentar este post (não se esqueçam que só aparecem os que eu entender por isso os vossos dados ficam apenas comigo) e deixar o vosso contacto!
Até dia 1 de Abril (será mentira?)
Boas ondas para todos!!
quarta-feira, março 26, 2008
De volta no 1º de Abril!!
terça-feira, março 11, 2008
Let the show begin!!
Está mais que lançada a época competitiva para 2008!
As primeiras etapas mundiais já foram, Kelly Slater venceu e convenceu na primeira etapa do WCT, o nacional de esperanças já se encontra a caminho da 2ª etapa, e por cá, realizou-se este fim de semana a primeira etapa do primeiro circuito regional de 2008 (circuito ASM). Assim sendo, o primeiro vencedor do ano 2008 é o experiente Bruno Rodrigues!! Parabéns!
As primeiras etapas mundiais já foram, Kelly Slater venceu e convenceu na primeira etapa do WCT, o nacional de esperanças já se encontra a caminho da 2ª etapa, e por cá, realizou-se este fim de semana a primeira etapa do primeiro circuito regional de 2008 (circuito ASM). Assim sendo, o primeiro vencedor do ano 2008 é o experiente Bruno Rodrigues!! Parabéns!Bruno Rodrigues foi, noutros tempos, um dos expoentes do surf nortenho e um dos top-nacionais, chegando a representar a selecção nacional nos World Surfing Games em 96. Portanto este Sr. menino não é para brincadeiras e ainda "dá na pá" a muita gente! Desta vez, Bruno levou a melhor numa final constituida por Rui Sousa (2º), Paulo Adão (3º) e Nuno "Pumas" Corte Real (4º) e na meia final ainda deixo
u para trás a jovem promessa Sebastião Furtado. Túlio Brandão, também candidato à final, ficou-se pela outra meia final derrotado por Paulo Adão e Pumas. Este campeonato foi realizado no sábado e no domingo. No sábado o local foi a praia de leça que com um mar a subir, foi palco de grandes "quebras" sendo que na prova de surf apenas se realizaram poucas rondas apostando-se num domingo em Matosinhos. Esta situação não agradou muitos dos surfistas participantes, pois no sábado "rolavam" boas ondas em Matosinhos, o que coloca em questão se os campeoantos de surf devem ser realizados ao mesmo tempo que os de bodyboard.
u para trás a jovem promessa Sebastião Furtado. Túlio Brandão, também candidato à final, ficou-se pela outra meia final derrotado por Paulo Adão e Pumas. Este campeonato foi realizado no sábado e no domingo. No sábado o local foi a praia de leça que com um mar a subir, foi palco de grandes "quebras" sendo que na prova de surf apenas se realizaram poucas rondas apostando-se num domingo em Matosinhos. Esta situação não agradou muitos dos surfistas participantes, pois no sábado "rolavam" boas ondas em Matosinhos, o que coloca em questão se os campeoantos de surf devem ser realizados ao mesmo tempo que os de bodyboard.Por falar em questões, um breve comentário aos resultados das ultimas votações:
- Parece que o que falta ao surf do Porto são as ondas, os apoios e a entrega dos surfistas. E a grande carraça são mesmo as demasiadas escolas que apostam mais na facturação (leia-se iniciação) do que na competição. Eu concordo (aliás das 5 que pus é porque acho que cada uma contribui à sua maneira), mas acho que temos boas ondas por aí se procurarmos, acho que os apoios também estão aí se procurarmos e já tenho visto alguns o que me indica que muitos miudos já estão a ter outra atitude e garra no surf (se bem que não são eles que precisam de mudar). Por isso estamos no bom caminho
- Não há é dúvidas quanto aos melhores sítios para se organizar uma etapa do Nacional: Matosinhos, parece-me que pelo seu impacto mediático, pela sua consistência e por ter dado duas grandes etapas nos últimos 2 anos; e Espinho pela óbvia qualidade da onda que quando está de gala fica de classe mundial!!
Deixo-vos agora com um video da última etapa do Esperanças na praia da Poça, só para verem um bocadinho do bom nível que existe nestes campeonatos.
Uma última nota para o João Guedes que passou o primeiro heat no WQS 4* na Austrália, dá-lhe Jon!!
Boas ondas
Fotos: 1-Finalistas; 2 - O vencedor!!
terça-feira, março 04, 2008
#101 - De volta à estrada!
Eu sei, eu sei... já lá vão muitos e muitos dias desde que parti, e ainda não vos disse uma palavra! Por isso mesmo, este Post vai servir para nos por no ponto de situação em realção ao surf e ao que se passa por aqui e arredores:
-A minha viagem a Angola: foi muito boa, é sempre bom conhecer uma cultura diferente e em Angola a sensação foi de que o tempo parou em muitos sítios de lá. A mentalidade é a mesma que nós teriamos se Portugal entrasse numa violenta guerra civil: as leis são meras palavras, reza o desenrasco, o dinheiro facil e a preguiiça de haver tanto em que trabalhar e melhorar!Quanto ao surf? As ondas são boas, estão lá... na minha opiniao, grande parte delas nem sequer foram descobertas... a àgua é quente e tudo!Mas... pelo dinheiro que se gasta no avião e no sustento, para não falar dificeis acessos e falta de sinalização, sempre podem ir a uma indonesia, australia, maldivas,costa rica e afins...Contudo, tenho a esperança que num futuro haja uma boa plataforma de comunicação entre Angola e Portugal e seja muito mais facil e barato ir para lá!
-Nós por cá: O início da "Revolução Nortenha" já está aí... Nascera
m duas novas associações de surf no norte, que lideradas por grupos de jovens com ideias e muita garra prometem vir a mexer e a dinamizar os desportos aquáticos radicais no Norte que tanto precisa. A ASM - Associação de Surf de Matosinhos - tem o seu núcleo em leça e vai já arrancar com um circuito Regional com 5 etapas de Surf e Bodyboard, com a primeira data marcada para o fim de semana de 9 de Março. A ASE - Associação Surf Evento - é uma associação nova que vai apostar forte na realização de campeonatos e eventos de surf de alto nível assim como criar condições especiais para os seus associados.Neste momento a ASE anda a reunir apoios e condições que prometem surpreender os mais cepticos.Fiquem atentos.
-Competição: Está confirmada a realização do Campeonato Nacional de Surf Open, e até 15 de Março serão anunciadas todas as etapas do Campeonato. Como é sabido, a empresa Alfarroba Amarela deixou de realizar este campeonato devido ao pouco lucro que o mesmo dava. Assim sendo, as provas serão realizadas por entidades diferentes ficando com o nome do patrocinador principal. João Guedes já arrancou a sua temporada no WQS! No QS de Fernando de Noronha as coisas não correram da melhor forma para o João e foi notória a falta de experiencia nestas andanças, sendo que o seu surf está lá e recomenda-se pois foi u
m dos destaques no free surf.Neste momento já rumou à Australia onde irá tentar outros resultados. O Nacional de Esperanças também já arrancou!! A comitiva nortenha lá se deslocou como tem sido costume! Destaques para Sebastião Furtado que apresentou um bom surf mas acabou prematuramente eliminado pela "bombinha" Vasco Ribeiro e para o Filipe "Pipo" Pessanha que apresentou alto nível de surf apenas batido nas meias finais! No WCT, terminou a primeira etapa em Snapper Rocks, o grande vencedor foi o rei KELLY Slater que parece em grande forma e aos 34 anos é um dos mais serios candidatos ao titulo mundial!
-Ondas: Parece que os fundos da melhor onda deste inverno (Cagas) acabaram mesmo por se alterar. No entanto não há caso para alarmismos! As outra
s praias de Espinho dão boas ondas e quando o mar cai, Macedas teem-se revelado um óptimo spot! Melhor ainda é que as praias mais locais como Matosinhos, Leça e arredores estão a melhorar os seus fundos e começam já a aparecer ondas de qualidade mais que aceitável! Que seja um grande Primavera de ondas!!
s praias de Espinho dão boas ondas e quando o mar cai, Macedas teem-se revelado um óptimo spot! Melhor ainda é que as praias mais locais como Matosinhos, Leça e arredores estão a melhorar os seus fundos e começam já a aparecer ondas de qualidade mais que aceitável! Que seja um grande Primavera de ondas!!Boas Ondas pessoal
Fotos: 1-Bemvindo a Angola 2-A interminavel onda de Cabo Ledo 3-Cabo Ledo 4 - Pipo Pessanha, mais um produto nortenho!
Subscrever:
Comentários (Atom)