Antes de tudo, os mais sinceros pêsames para a família do surfista que recentemente desapareceu no pico da capela.
Este incidente, ou acidente (que só não assisti porque cheguei horas depois), faz-me pensar, ou melhor, lembra-me de
que no surf nunca estamos 100% a salvo. Claro que o surfista desaparecido tinha pouca experiência e entrou num mar que se poderia considerar "mt grande" para qualquer surfista principiante (e pa muitos que acham que não são), mas mesmo assim houve uma percentagem de azar, essa mesma percentagem a que estamos a todos sujeitos, que infelizmente deixou apenas de ser uma probabilidade. Mas no fundo, para a maior parte de nós, é essa percentagem que nos faz ir pa praia no dia seguinte, todos os dias. É o vício da adrenalina, é por isso que muitos quando saem de um mar maior, mesmo que não tenham feito muitas ondas, saem "felizes, maiores". Não é só o contacto com a natureza, não é só o estilo pás miudas, não é só o poder vestir surfwear... o perigo está lá, sempre, pelo azar mais estupido que possa acontecer num dia de 10 centimetros... mas está lá! Ou seja, conheçam os vossos limites, e devagarinho, vão alargando-os! Se ainda não sabes fazer um patinho, e sabes que perdes na remada pa quase toda a gente, não é vergonha nenhuma, treina isso e c o tempo podes ir para mar mais complicado! Como alguem comentou no post anterior:"mais vale um cobarde vivo, que um heroi morto" . Fica a Mensagem.

Falando em herois... Este fim de semana houve a penultima etapa do Circuito Surf Local, que se tornou numa corrida a três, com Túlio e Fredy não chegarem à final. Ah sim... e o 3º elemento não é o Pumas... é o pequeno, mas grande, Sebastião Furtado! Mas já lá vamos... Quanto ao campeonato, o mar teve com tamanho a passar de um metro, o que fisicamente puxava pelos atletas! A começar nos 1/8 de finais, parece que houve alguma aderência a esta etapa, mesmo assim notou-se a falta de alguns dos surfistas mais influentes do
Porto. Mas os candidatos estavam lá... Fredy e Tulio: o primeiro a querer garantir uma viagem e o segundo a querer rouba-la! Ambos precisavam da vitória, mas surpreendentemente (ou não) um muito jovem Sebas (mesmo assim encontrava-se no 5º lugar), mostra um surf muito maduro, muito evoluido e muito mais forte do que antes... e heat a heat, foi passando até à final. A final foi constituida pelo veterano Bruno Rodrigues, que na sua juventude representou o Norte como sendo um dos maiores talentos do surf na altura (e pelos vistos não perdeu o jeito), Luis Botelho, outro da "velha-guarda" que está sempre em bom nível nos campeonatos, Paulo Adão, regressado de uma aventura pelo mundo, de onde absorveu experiência, cultura, modo de estar na vida e com certeza muito surf... e o já referido vencedor, Sebastião Furtado. Muitos de vocês com certeza já perguntou, pior, praguejou pelo facto de eu tar sempre a carregar na tecla "Sebas". Pode ser porque sou amigo dele, pode ser porque pessoalmente gosto dele,
pode ser por surfar algumas vezes com ele...pode ser isso tudo, mas é porque para mim ele é a resposta ao "a não ser o guedes não temos ninguém" e ao "não há talento no porto". Para mim este nem foi o melhor resultado do Sebas, mas foi sem duvida um dos mais importantes para ele, é uma afirmação local perante "os gajos" que ele sempre viu surfar e sempre admirou. Neste momento ele sabe que os pode vencer, surfando bem, surfando mar com tamanho... Para mim e acho que cada vez para mais gente, ele carrega a bandeira de uma geração que vem aí e que ainda há pouca gente a levar isso a sério. Neste momento, ele lidera (tanto em termos de surf, como de maturidade) uma geração de Pipos, Nunos Lopes, Condes, Rikys, Pauladas, Ricardinhos, etc... Pode não ter o talento de um Guedes (não sei quem o terá em portugal), pode não ter o físico de uns Guichard ou um Von Rupp, mas compensa em muito com trabalho e uma vontade que quem convive com ele não consegue desligar. E para os menos atentos, já faz umas mossas valentes em campeonatos lá em baixo!
Para mim é a a primeira resposta positiva ao "boom" do surf nortenho, é um campeão de gema e pode elevar com ele toda uma geração. De mim... os meus parabéns! Voltando ao campeonato, fica mais uma vez tudo em aberto, com o Sebas a amealhar 1000 preciosos pontos e a juntar-se a Tulio e Fredy na corrida! Gostei particularmente de um "apelo" do Piu para a próxima etapa... que toda a gente, desde a minha geração à gerção do Patrick, mais a geração nova e a geração de um João Diogo e Bruno Rodrigues, se inscreva na próxima etapa, vamos fazer a festa e tornar mais saborosa e justa a vitória de um dos candidatos! Se o calendário me permitir, lá estarei n é piu?



Info: Este fim de semana há mais uma etapa do Campeonato Nacional, na mítica onda de Supertubos! Ainda não sei quem vai cá do Norte, mas João Guedes lá estará a atacar o título! Por França decorre mais um WCT, onde já se realizaram as primeiras 2 ro
ndas.. os candidatos passaram todos, os brasileiros estão a dar td para se manterem na elite, e os rookies dão show! Quanto ao nosso Saca, depois de ganhar o nixon chalenge, ganhou um wild card para mundaka, só como aperitivo para 2008!! Quanto às nossas praias.... O mar deu um grande "toque" estes dias onde ontem se puderam surfar umas bombas em espinho, e onde hoje esteve "de gala" com ondas de 1m/1.5m off shore, muito compridas, e com alguns tubos! Como nos bons velhos tempos... destaques para Rui Sousa, "Fuinha", Fredy, Pumas, Tulio, entre outros...!Amanha o mar cai um pouco!
.jpg)
Fico por aqui!
1- Paulo Adão 2- Sebas (mais uma vez a merecer) 3-Fredy 4 -Nuno Dias "fuinha" 5 - Anita (fez hoje um grande onda em espinho classico e c tamanho, provavelmente das mais compridas de sempre)