quinta-feira, abril 12, 2007

#50 - cadê o swell? / Tosas a WCT já!

Hoje parece que tudo tá a correr às mil maravilhas, já acordei menos doente, já pude vestir roupas à civil (em vez daqueles trapos de doente), tinha adiado a questão de não haver ondas em matosinhos para hoje e eis que adiei essa questão para o nosso post nº50, exactamente no mesmo dia em que vejo um video da direita da baía em formato WCT publicitado na SurfTotal como sendo aquilo que esperam os atletas amanhã... vai encaixar tudo que nem uma luvinha!

Vamos começar pelo fim então... já não é a primeira vez que a Surf Total disponiboliza um vídeo das ondas em que o campeonato se vai realizar, ideia que eu acho óptima e que só deve ser aplaudida, acontece que sou português, tripeiro de gema, por isso tinha que arranjar alguma coisa pa criticar: Porque se me mostram ondas de um cabedelo de viana a funcionar perfeito, mas que toda a gente sabe que só funciona com um swell especial e que o campeonato não se iria realizar ali...muito bem, mostrem o video, mostrem que o sitio tem altas ondas, mas que o campeonato não vai ser ali, naquelas condições! E agora mostrar um vídeo da onda em que a maior parte de nós passa a maioria do tempo, com condições que nós vimos poucas vezes, com fundos que estiveram lá, mas raramente estão...num dia com swell e off-shore...acho muito bem que o mostrem, até fico comovido, mas dizer que é assim que aquilo tá a funcionar e que é assim que aquilo tem estado... venha o WCT! Estou a exagerar, claro, até porque tou há 15 dias doente, já não sei quando surfei lá pela ultima vez e até pode ser que os fundos estejam lá, o que para mim é um sonho, ter aquela direita (como já la esteve, aquilo não é montagem claro) a 5 mins de casa! Mas nunca digas nunca, e a primeira vez que eu vi aquela direita foi exactamente no Campeonato Nacional do ano passado com um Ruben a mostrar como dava pa surfar 30cm ali!

Agora vem a segunda questão,que mais uma vez muito suspeita da minha parte, porque eu simplesmente não tenho ido à praia: o swell! Toda a gente sabe, de Aveiro pa norte, que Matosinhos é a praia mais abrigada e que nunca está grande demais pa lá (se contarmos com o pico do paredão claro)! Nesta semana, tenho visto,virtualmente, que o mar não passou dos 0,3 no windguru pelo que competições na praia de S.Salvador...só se for de natação e ski aquatico. E haveria então o problema de "para onde vai o campeonato?" dizem os entendidos que o acordo é com a Camara do Porto, por isso a ser transferida só para outra praia do Porto. Não soou mal a ninguém esta frase? Mas qual outra praia do Porto? Cabedelo é grupe, restam-nos os picos que vão quebrando na foz... mas que toda a gente sabe (pelos vistos nem toda) que picos como a Praia da Luz só funcionam quando também funciona na baía de Tosas! Ou seja..ou se cancelava, ou como eu acho que está tudo pensado, porque a alfarroba não anda nestas coisas desde ontem, existem com certeza protocolos ou pré-acordos em conjunto com a câmara de Matosinhos, que abrange Leça e Sacor e poderia mover-se pa lá...Se esses protocolos não existem, então sim é uma falha (já pareço o Prof. Marcelo) por parte da organização. De qualquer maneira isto não passam de suposições, porque está previsto um swellzito para amanha, que não vai entrar muito de norte e que aumenta um bocadinho para o fim de semana, ou seja, não vai tar clássico, mas deve dar umas marolas tipo o ano passado, agora com que fundos...isso é que já não sei! voces que não estão doentes é que façam o favor de comentar...

Amanhã mexam esse traseiro e vão lá ver surf decente, não tenham vergonha!


Até Lá!
Fotos: 1-A última secção daquela direita era animal, Túlio Brandão que o diga numa sequência que vai ficar; 2-Mas antes havia também espaço para desenhar a onda, Sebas num cutback com principio meio e fim 3 - Depois da direita veio aquela esquerda do esgoto, dias felizes para Godzilla mostrar o seu surf 4 - Com o fundo a dar as últimas, não descansei enquanto não apanhasse todas as que podia (ainda n descanso hehe)!

7 comentários:

Anónimo disse...

pastel:
posso-vos dizer que a direita de tosas esta lá e ta muito boa. Quantas não eram as que pareciam ter potencial e dp eram cheias...
Das ultiams vezes que la surfei antes da fletada isso ja não acontecia, não havia uma unica onda que não me deixa-se andar que não me deixa-se manobrar! Só espero que estejam boas ondas durante o campeonato. Será que os pros não vão ter problemas a sair por causa dos calhaus?? Porque nos ja conhece-mos os cantinhos a casa e sabe-mos por onde sair:p!
acho que ainda nos vamos rir um bocadinho:p
abraços (parabens valenti pelo blog, tds os dias passo pa ver se há novidades da no terrinha:P continua;) )

PV disse...

olé pastel! o que eu curto é essas boas notícias! obrigado

Anónimo disse...

oh pastel! vou mas é dar-te uma gramática porque andas a dar erros como o caraças!!!!!!!! :|

Anónimo disse...

A Anita é mesmo desmoralizadora ,fogoooo... Estou a brincar! Quero ver quem é que vai conseguir surfar em matosinhos com aqueles fundos nojentos do esgoto à baía ...

Anónimo disse...

ohhh estava a brincar!! O pastel sabe que é dos meus favoritos ;)

Anónimo disse...

Asseguir a mim :p

Anónimo disse...

Afinal os fundos até nem estão maus :):)