quinta-feira, abril 17, 2008

Pôrra pó sul!

Já sabiamos que muita coisa que vem de sul é de torcer o nariz (ahah antes fosse né?"é piute") mas para nós, alem de nortenhos, ainda surfamos, se o vento sopra de sul... temos dias como os de hoje! São poucas as praias viradas a sul (e a norte tb n há muitas é verdade, mas valem os paredões), é regra santa que vem chuva, e que o mar fica ao melhor estilo "storm". Mas tb não é disto que me apetece falar... tou só "uma beca revoltado" com este dia.

No ultimo texto falei dos míudos, e hoje termino essa questão por várias razões: Primeiro quero dar os meus parabéns a todos os que participaram no Pro Júnior. É um campeonato de muito boa qualidade e tanto serve de experiência para todo o tipo de jovens surfistas - os que apenas surfam para serem melhores todos os dias, para os que estão a pensar iniciar uma carreira, para os que acham que são um poço de talento, para os que trabalham todos os dias para serem os melhores e para quem já está noutro patamar e vê o surf como um globo e não um mini-rectângulo. Serve pa estes todos e apenas por uma razão: porque os melhores estão lá! As ondas estiveram a roçar o rídiculo, num daqueles dias de matosinhos que ou entram as escolas ou entra quem estiver mesmo com muita fome de ondas. Mas mesmo assim é incrivel ver como eles andam em coisas tão pequeninas e tão rápido. No meio desta confusão toda, Ricardinho, Nuno Lopes e Sebastião Furtado passaram o seu primeiro heat para confirmação de uns e espanto de outros. Mas foi o Sebas que criou uma das maiores "desilusões" (foi assim que eles chamaram) deixando pa trás o campeão nacional sub-20 num heat com muita fibra, ganho ao último segundo! Ficou-se pelos quartos, mas redimiu-se completamente de um início menos esperado no esperanças(ganda trocadilho).

Segunda e última razão: a votação... É com agrado que vejo vários votos e ainda faltam 3 dias. Foi com espanto que me deparei hoje com o Pastel em 1º lugar, e não vale a pena andar com rodeios, ele não era o favorito. Mas, se eu já tinha o Pastel em muito boa conta, subiu ainda mais uns pontos mostrando humildade que hoje em dia escasseia tanto. Pois quando entrei na minha conta do blog, tinha lá a explicação do Pastel, como todos podem ver, a explicar o sucedido. Pastel: não te tiro, não só porque não dá (se desse não tirava), mas porque tiveste um atitude de primeiro lugar! Já me tou a demorar muito!

A todos boas ondas, continuem a votar!


P.S. Queria só deixar uma reprimendazinha quanto ao fato e à prancha que roubaram no Pró-Junior. Não se faz... ao menos davam uso à prancha, agora atira-la pos calhaus é que não pah! Tou a brincar claro...pensem só se um dia não vai ser a vossa prancha ou o vosso fato.

quinta-feira, abril 10, 2008

Deixem os meninos surfar!

Quem passar ali na praia de S.Salvador (Matosinhos - Baía/Esgoto pós amigos), já vê lá um circo, vá lá um mini-circo (sem querer diminuir em nada a organização que tenho a certeza que é excelente), constituído por contentores e com um grande desenho de um bicho verde qualquer a mandar um pauladão! Não... não foi a Câmara que decidiu dar-nos uns balnearios e um café pá malta descontrair, e também não é um centro de massagens cheio de "hot babes" em fio dental prontas para nos pôr nas luas (Pás meninas arranjava-se um Frota também). É "apenas" a 1ª etapa do circuito Pró Junior patrocinado pela Lightning Bolt! O Pró Junior é neste momento o 2º melhor circuito a nível nacional: junta os melhores surfistas aspirantes a profissionais num formato idêntico ao utilizado no "estránja". Por isso é esperado para este fim de semana um muito bom espetáculo de surf com nomes como Niculau Von Rupp a confirmarem presença (pelo menos estão na folha de heats).

Para mim, ver a Lightning Bolt, Praia de Matosinhos e putos a surfar, faz-me lembrar quando eu era ainda muito míudo e ia com a minha irmã (que surfava na altura) ver O Esperanças que já era na altura alto campeonato em que os então putos João Lagos, Rui Sousa e companhia davam na pá a muito boa gente! E como este fim de semana, muito dos nossos putos vão marcar presença assumindo-se como uma geração de competição que há muito não se vê, decidi celebrar não só o campeonato mas brindar todos os putos com a votação do "Melhor Puto Primavera 2008". A Pré-Selecção é feita por mim e peço já desculpa se deixei alguem importante de fora, mas também não os conheço a todos. Peço que votem TODOS e que tenham os seguintes parametros em conta: Atitude dentro e fora de àgua, linha de surf, leitura de onda, leque de manobras, talento, humildade e coragem. Ah! e podem votar em mais que um!

Partam tudo este fim de semana
P.S. Como já não tenho idade pa entrar, digam-me onde vai ser a festa!
Fotos: Ricardinho (1), Pipo (2) e Sebas (3) farão parte do contigente tripeiro contra o alvo a abater Nicolau Von Rupp (4). Fotos by Sthill, Miguel Dolce e Carlos Pinto

Patrick!


Muda o local, muda o vencedor, mas os protagonistas foram praticamente os mesmos, com os favoritismos a darem cartas! Pena (ou não...) que só haja lugar para 4 numa final.

Terminou o fim de semana passado, a 2ª etapa do circuito regional de surf/bodyboard organizado pela ASM. Desta vez, o local escolhido foi a Sacor, mas devido à falta de ondas o evento mudou-se, e bem, para a praia principal de Leça da Palmeira. O formato foi o mesmo de sempre: heats de 3 a 4 surfistas, passam 2 em cada, com ínicio nos 1/8 de final (se n tiver bem é favor corrigir). A primeira surpresa foi mesmo a eliminação do Rui Sousa nos quartos, enquanto que já nas meias num heat muito apertado entre Pumas, Tulio, Sebas e Adão guerrearam-se ao ponto de o Sebas ter ficado pelo caminho à custa de uma "maldade" do Túlio. Alheios, Pumas e "Paulinho" reservam o lugar na final. No outro lado das meias, uma outra geração passeia-se e espalha classe, é assim que o Patrick (sempre bom vê-lo nestas competições) tira um coelhão da cartola saindo de um bom tubo para ainda maltratar a onda com um pauladão... resultado: onda de 10!! Atrás dele seguia o líder do circuito, Bruno Rodrigues. Estava constituida a final, dominada pelo Patrick que assim se torna o vencedor incontestável desta 2ª Etapa.

Resultados:
1º - Patrick
2º - Bruno Rodrigues
3º - Paulo Adão
4º - Nuno "Pumas" Corte-Real

Atenção a estes 3 últimos nomes, pois já se assumiram como o "pelotão" de ataque para este circuito. Mas não se acomodem muito, pois há quem siga de perto: Rui Sousa não deverá ter grandes dificuldades a chegar a uma final outra vez, Túlio Brandão é sempre um candidato, os mais novos, como o Sebas têem sempre uma palavra a dizer e há muita gente de fora com alto surf que pode sempre entrar (desta vez foi o Patrick).

Venha essa 3ª etapa!
Fotos: 1 - Patrick, um dos expoentes máximos do surf nortenho, foto: Desconhecido; 2 - Túlio Brandão vai-se desdobrar como nesta foto para apanhar o pelotão da frente, foto: Miguel Dolce

quinta-feira, abril 03, 2008

Bom dia!

Este fim de semana vai-se realizar mais uma etapa do circuito da ASM, que irá decorrer na saccor. As previsões são de ondas muito pequenas, mas acho que era bom entrarmos todos. Por isso até sexta feira podem-se inscrever.
No próximo fim de semana também se irá realizar em matosinhos o campeonato nacional pró júnior sub-20! as inscrições já estão abertas no site da federação www.fps.pt. Todos os que tiverem menos de 20 anos, mais de 14 e estiverem federados, podem-se inscrever.
Hoje de manhã, pelas 8h da manhã, deram altas ondas em espinho, por isso com maré vaza e se o vento nao virar, era uma boa hipotese para quem conseguir ir.
mais um dia de aulas e estudos !!

terça-feira, abril 01, 2008

Competição!!






2007 foi um ano cheio de emoções em termos competitivos... eu pelo menos sinto isso! Sinto que paira no ar uma certa excitação e muita expectativa em torno daquilo que poderá acontecer este ano! Depois de um circuito regional que embora não tenha tido muitos participantes revelou uma enorme geração de miudos do norte com muita garra; de um campeonato nacional que primou pela simples mas muito bem conseguida organização e em que se viram os novos valores a, finalmente, começar a ganhar muitas vezes à antiga geração de ouro; depois de campeonatos nacionais de Juniores e Esperanças em que o nível dos atletas está cada vez melhor; depois de Mick Fanning aparecer na cena destronando Kelly Slater e passando Andy Irons para segundo plano; depois de vários portugueses (principalmente jovens) apostarem cada vez mais na internacionalização seja a viajar para treinar seja a competir; depois do, quase incontestavel, maior feito em termos de surf que foi a entrada do Saca no WCT e representar Portugal num campeonato de elite em que poucos países têem essa honra! Depois disto tudo....2008 é o ano do "e agora??".


Para mim agora é tempo de continuar com a mesma garra de 2007, tentar fazer mais e melhor, e principalmente, entender que há dias maus, há meses maus, há anos maus... e não se pode desistir à primeira, pois se agora elevamos a fasquia, já sabiamos que não ia ser fácil!! Kelly Slater enverga esta camisola como ninguém e com esse pensamento esfolou Andy Irons, teve um ano mau... mas já está focado pa ter um ano incrível com duas vitórias nos dois primeiros WCT do ano! A mesma sorte não teem tido o nosso Saca e o NOSSO Guedes! Saca ainda não passou um heat, mas sabe com certeza que o seu tempo chegará, embora na minha opinião deveria manter o ritmo competitivo nuns WQS's! Para o Guedes (e o resto dos tugas no WQS) as coisas não são fáceis e já se sabia que ia ser assim mas de certeza que não é por falta de qualidade e também de certeza que já evoluiram "pa cara*ho"!!(O Guedes andou na boca de muita gente no Hawaii e em Noronha levantou uma praia inteira num tubão!). E por aqui me fico...


Bom Ano Competitivo para todos!!


Fotos:: 1-Super Kelly; 2-Saca já mostra serviço no CT; 3- Jony Guedes no spotlight 4- Sebastião Furtado teve um bom ano em 2007

De volta ...






Não tenho escrito nenhuma mensagem, pois como sabem não estive cá e quando estive, andei a estudar e a surfar!



Pelo o que tenho ouvido, começa-se a ver mais um "miúdo" com garra, vontade e com bons resultados, Filipe "Pipo" Pessanha ... que neste momento está em 5º lugar do ranking nacional de surf esperanças deeply sub-18. Estas duas ultimas etapas do esperanças, praia da poça e arrifana, não correram muito bem ao Sebastiao Furtado, e acho que também a nenhum outro (se estiver enganada digam qq coisa).



O sebas agora é da selecção nacional de surf, o que acho que pode vir a ser uma incentivo a todos cá no porto.



A minha viagem pela australia ....



Não tenho muito para vos dizer, a não ser que foi incrivel. Tive a dormir em Kirra, numa casa mesmo em frente á praia, surfei todos os dias, excepto um depois de me ter magoado no joelho.



Surfamos em snapper, D-bah e Lenox heads.



as pessoas lá são todas mesmo simpáticas, a água é quente, apesar de alguns dias de chuva, continuamos a surfar sem fato.



Surfei com o kelly, mick, dean morisson, bede durbidge, kai ottan, joel, julian, troy brooks, surfamos com todos os prós do wct e dos trials, e de raparigas surfamos com a stephanie, carissa, megan, claire, sofia mullanovich entre outras. Vi muito nivel de surf, gostei mesmo de lá ter estado, e para o ano há mais, ahah!!



Por cá não tenho surfado muito fora de matosinhos, e acho que aqueles fundos de esquerda na baia e em frente ao esgoto estao muito bons. quanto aos outros picos, nao faço a minima ideia como é que estão, mas ouvi dizer que espinho e maceda, também andavam a dar umas ondas.



Parabéns ao VALENTI pelo o "novo" blog!






P.s - mando-vos algumas fotografias da austrália.



Nova Hora, Novo Blog!

"I said I'd be back, fuckers!"
Muito bom dia pessoal! Pois é, cá estou eu de novo às escritas! Esta edição de Primavera visa celebrar váriados acontecimentos: Muda a hora, temos mais dia, ou seja mais tempo para surfar (um dia hão de instalar holofotes em tudo o que é praia); Muda a estação, o que para mim é uma benção já que passei o Inverno todo com um fato 3/2 (!grizo!) agora pode ser que deixe de congelar em cada surfada!!; E já devem ter reparado nas nobres cores que decidi utilizar, pois é, estou também a celebrar a conquista do tri, que nem com menos 6 pontos do apito dourado nos tiram :) (só falta o dragôm ainda tou a pensar pôr!).
Aqui pelo blog quase tudo se mantém, apenas os textos vão ser mais curtos (mesmo que eu tenha muito para dizer como sempre vou separando os textos e publico em dias diferentes), e como já devem ter reparado temos previsões e até me dei à "lata" de dar algumas sugestões! Embora algumas "mentes brilhantes" achem que tou a ser um "chibo" pensem que assim pode ser que se deixem de ir todos uns atrás dos outros e se espalhem pelos vários picos que quase sempre funcionam com condições semelhantes! Pela dispersão!!
Está um dia lindo, peguem nas pranchas, dividam a gota e mandem-se por essa estrada fora!!
Estou fechado na faculdade e aqui não tenho imagens, mas deixo-vos um pensamento muito profundo: Quantos de vocês já nunca se perguntaram o que seria da vossa vida se nunca se tivessem lembrado de pegar numa prancha de surf?? Eu já pensei algumas... e se não tivesse uma prancha, tinha isto:


Divirtam-se acima de tudo!!!
P.S. não sei se reparam neste anuncios aqui! são todos muito interessantes e podem carregar a vontade e se calhar ainda encontram o que querem!