quinta-feira, fevereiro 14, 2008

#100!!!

Pois é já lá vão 100 textos...
Faz agora, ou fez à pouco tempo, um ano desde que iniciei este blog! Desde esse tempo muita coisa já rolou... já houve campeonatos, resultados, ondas aqui, ondas ali... novas caras, novos nomes, mesmas caras, mesmos nomes... tudo! Muito aconteceu... pouca coisa mudou!
Assistimos, nestes ultimos tempos, a um desenvolvimento do surf como desporto, moda e influencia (e afluencia) talvez sem igual... ou pelo menos o maior num largo calvário neste país! E o Norte não foi exepção neste acontecimento. Hoje vemos muitos mais e muito mais jovens surfistas nas àguas, vemos muitas mais escolas na areia e vemos uma maior actividade das lojas ligadas ao surf. Então aquilo que não vemos? Não vemos os nossos surfistas quando abrimos uma revista, não vemos 100 aéreos por dia, não pensamos 50 "wow's" em cada surfada que damos... e continuamos sempre a queixarmo-nos das mesmas coisas: falta de ondas, falta de apoios e falta sempre de qualquer coisa... Na minha perspectiva, também acho que faltam coisas e o que eu acho que mais falta faz no nosso surf é motivação: é sonhar, querer e fazer... mesmo quando implica algum sacrificio e quando sabemos o quão dificil vai ser - fazer só porque queremos e acreditamos e não porque poderemos ter ganhos materiais com isso. Tenho sentido neste ultimos tempos que essa motivação está a ganhar formas... que as pessoas começam a acreditar e a entender que afinal aqui há grande (e há mesmo acreditem) potencial e que é possivel tornar o norte numa referencia de surf! Desde as boas ondas que se teem proporcionado à saturação do mercado na capital e no sul acreditem que há várias oportunidades que não se devem virar as costas ou cortar as pernas à primeira só porque "é bom demais pa ser verdade" ou "isso é um filme do ca*alh*"...
Sinto que hoje, mais do que sempre, o momento para se apostar no surf cá e criar uma alternativa de vida a tanta gente que não quer seguir a rotina e quer seguir sonhos, é este! É agora...
Para "celebrar" este número 100 não vos deixo fotos, deixo-vos um vídeo criado pelo "Pumas", que mais uma vez numa iniciativa simples, mas que muita gente já acha muito complicado, trans mite muito do sentimento que eu tive, e tenho quando criei este blog e quando entro na àgua nesta peculiar zona do país!


P.S. Estou a uns minutos de pegar na minha mala e partir para o Aeroporto numa aventura Africana... Conto-vos mais promenores em breve

domingo, fevereiro 10, 2008

Mariana Macedo - Em busca de um sonho!

Se nos ultimos anos se tem assitido a um calvário de resultados e de surfistas com bagagem para se profissionalizarem na zona norte, o que dizer então do surf feminino?? Se por todo o país se assistiu, e assiste, a uma revolução no surf feminino - desde jovens com alto talento ao apoio que a industria do surf deposita nelas (e muito bem) - esse impacto não se verificou com tamanho estrondo pelos nossos lados. É certo que já se vêem umas aventureiras, e que até há um grupo com alto espirito e vontade de meninas que por puro divertimento elevam o ambiente na àgua! Mas quando falamos de competição e outras ambições, para já, está tudo resumido a um nome... ou melhor dois: Mariana Macedo! O seu nível de surf evoluiu estrondosamente nestes ultimos anos e seu lado competitivo já lhe permitiu alguns muito bons resultados e fortes apoios... Consegui-a apanhar na partida para a Australia, onde prucura dar mais um passo em busca do seu sonho... Aqui ficam as palavras da Mariana, a herdeira legitima de Marta Rafael...




PV- Olá Mariana, sei que tás de malas feitas e a tua cabeça está no outro lado do mundo, por isso muito obrigado por ainda teres tempo pa "estas coisas"...
Mariana- Obrigada eu Valenti.
PV - Sei que isto vai parecer machismo mas não é, de todo! Mas porquê o desporto e particularmente o surf e não as saídas à noite, as dietas e os cabeleireiros? Qual é a tua história?
MM- Desde pequenina que sempre gostei de fazer desporto de competição.
PV - Competição ou free surf?
MM - Competição
PV - Quais são os teus patrocínios neste momento?
MM – Deeply, Milaneza, Spo, Place (Ginásio), Island Style, Dragon
PV - Cresceste numa zona onde o surf feminino sempre foi muito reduzido. "Picas-te" mais com as raparigas ou rapazes?
MM – Rapazes, pois há muito poucas raparigas.
PV - Sabendo que a nível nacional o surf feminino está em revolução, como avalias esse impacto no norte?
MM – Para já acho que não tem tido grande impacto cá no norte. Mas já se começam a ver mais raparigas a esforçar-se por evoluir. Com o tempo, acho que vão começar a aparecer mais raparigas com pica.
PV -Tiveste alguns muito bons resultados este ano, a nível local e nacional... onde vai parar essa Mariana Macedo?
MM – Depende muito dos resultados que continuar a ter. Quero ir até onde conseguir, o mais longe possível. Este ano vou correr o circuito do pró júnior europeu assim como o pró júnior e open nacional, vamos ver como é que vai correr…
PV - Como jovem e com talento, como olhas para os/as surfistas do norte? Quem gostas de ver mais surfar?
MM – Gosto imenso de ver o sebas a surfar, o meu treinador, o meu irmão. Também gosto de ver o Fredy e o Patrick.
PV - Fazes sempre questão de mencionares nas tuas entrevistas o teu irmão, Miguel e o teu treinador o Marcelo Martins. Consegues explicar melhor a importância que eles têm para o teu surf?
MM – O meu treinador porque sem ele nunca tinha conseguido surfar como surfo agora. O meu irmão porque é também a pessoa que mais me leva a surfar, me vai filmar, me obriga a ir quando não tenho muita vontade.
PV - Voltando à tua viagem... Já foste a alguns sítios incluindo umas viagens às Maldivas. Qual é para ti a melhor vantagem de surfar ondas de qualidade?
MM- Surfar ondas com qualidade, para além de poder treinar manobras e tentar … dá a maior pica para surfar.
PV - Agora segue-se a Australia: alguns dos melhores shapers, fotografos, treinadores, surfistas e ondas encontram-se lá nesta altura... qual o sentimento?
MM – muito sono, pouca vontade de fazer malas e muita de já lá estar.
PV - Um sonho sem dúvida! Mariana há alguma fórmula para o sucesso?
MM – Apliquem – “ Chamem-me o que quiserem, mas eu acredito neste sonho e nunca desisto”
PV - Boa viagem Mariana!
PS- PRÓXIMA "EDIÇÃO" É O TEXTO #100!!

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Carne em vale - Ondas em razia

Bom carnaval a todos!

Para nós cristãos, ou pelo menos, maioritariamente de educação cristã, foi-nos ensinado (embora muitos já não se "lembrem") que o Carnaval marca o início da Quaresma (não é o Ricardo não). Sendo que a Quaresma são os quarenta dias de jejum (ahaha pois sim) antes da páscoa! E há muitos anos atrás um Romano cristão qualquer decidiu marcar pa terça feira a celebração antes desse jejum, resultado: Ganda festa, cheia de comida, alcool e outras coisas tão boas...à Tuga! Mas há quem diga que a festa do carnaval não tem nada a ver com pascoas e cristos e que remonta a um tempo ainda antes dos egipcios... (imaginem o carnaval nas piramides, que festão!) E há ainda quem defenda que a palavra carnaval vem de "carrum navalis" ao que os gregos designavam a um desfile de carros navais... (fazem uma coisa do genero la para o rio de janeiro, e em portugal há quem tente fazer coisas assim, mas os carros de navais só teem a àgua que a chuva mete). E sabem como os gregos celebravam isso? Com uma grande festa claro! Andava tudo doido na rua.... com filósofos a fazerem de homens do campo e vice-versa! Já viram o que (não) se evoluiu até hoje?? Isto tudo para dizer que o Caranaval é a perfeita ocasião para fazerem a asneira da vossa vida, pois simplesmente vale tudo!! Se alguem reclamar... "mas eu ontem era o super-homem, não fui eu!!"

E espero que tenha sid de arromba essa festa, porque por aqui ondas nem vê-las!! Ou seja, praticamente não há desculpas para te não te teres esfolado todo ontem à noite! A não ser que tenhas exames como eu, ou que estejas tão viciado que queiras passar o feriado em Patos ou em Peniche!

Mas de uma coisa não há duvidas: O Tripeiro quer ver o "lider do gang da foz" (ver nova SurfPortugal" no WQS e já!!!! O piu expôs, e muito bem, que um ingresso do Guedes no circuito mundial requer alguns cuidados pois o níve è assombroso, mas... o nosso povo diz que o país é muito pequeno para ele (até o Porto é ahah!) e que "Jony" tem que se mandar aos leões! Também apoio e nunca escondi isso! Conquista o mundo Guedes! Com a bandeira de portugal e o cachecol do FCP!!! Ou será um cachecol de Portugal e a bandeira dos SUPER? sôa melhor!

No ultimo post, tivemos mais um interessante entrevista, desta vez com o Groomie Sebastião Furtado (preferido dos tripeiros para 2007), que deixou uma mensagem muito importante: "se queres ser bom, vais ter que levantar essa peidinha, desligar a tv, fazer-te à estrada, ao mar e chatear muita gente! Pois nada vem ter contigo de bandeja!" é a minha intrepertação! Mais entrevistas ficam prometidas!

Voltem as lestadas, voltem os fundos...

Desculpem o estilo mais agressivo, mas é carnaval e ninguém leva a mal!! ahah!
FOTOS: 1-Há um ano foi assim...(arquivo pessoal) 2-Guedes a rasgar o WQS (ASP) 3-Groomie Nuno Lopes a rasgar os cagas (Miguel Dolce)

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Grande entrevista com... Sebastião Furtado

Lembro-me das primeiras vezes que vi o Sebas surfar, foi há muito tempo, eu tb tava a começar... Quem olhava para aquele miudo franzino não compreendia o que lhe ia ali dentro. De um puto excitado (que berrava com medo q o atropelassem) passei a conhece-lo como um rapaz cheio de talento e mais importante que isso, com humildade suficiente que tem que trabalhar o dobro dos outros para ser nada menos que o melhor. Acabando de assinar pela Reef hoje o Sebas é para mim a maior promessa nortenha, um amigo e um surfista em quem não me canso de ver surfar... Saibam o que lhe vai na alma:



PV – Olá Sebas, obrigado por concederes esta entrevista
Sebas – De nada é um prazer !
PV – Quando e como começaste a surfar?
SF – tive a minha primeira experiência aos 8 anos mas andava na vela, e depois recomecei aos 12 e nunca mais parei.
PV – Quais as tuas expectativas em relação ao surf?
SF – O meu sonho é ser surfista profissional ! Vou dar tudo para o conseguir realizar !
PV - Contas com que apoios ou patrocínios agora?
SF – Reef, SurfLocal, Electric e SPO (acabadinho de assinar)
PV – Que ondas gostas mais de surfar aqui no norte?
SF – Leça da Palmeira e Cagas.
PV – És um surfista jovem e já és da geração das “escolinhas”. Qual a importância para ti ter andado numa escola e neste momento teres treinador?
SF – Acho que é muito importante para quem quer levar o surf como profissão ter um BOM treinador. Felizmente, desde o início, que estou com o Marcelo Martins. É uma óptima pessoa e é como se fosse o meu irmão mais velho que eu nunca tive !
PV – Sentes diferença, dentro da tua geração, de nível entre Norte e Sul?Qual a maior diferença na tua opinião?
SF – Acho que no Sul os putos levam o surf muito mais a sério. Ou seja, o surf lá já é visto como uma profissão! Isso pode ser devido ao facto dos melhores surfistas de Portugal estarem neste momento a viver lá !
PV – Os mais velhos costumam insistir com os mais novos para surfarem mar com tamanho. Tens sido presença em mar acima da (nossa) média... Achas que evoluis mais assim?
SF –Acho que sim. O mar grande é muito importante no surf porque acho que é aí que se destacam os grandes surfistas.
PV – Com quem é que te picas mais e gostas mais de ver surfar aqui no norte? Da tua idade e mais velhos claro...
SF – Eu acho que o Porto tem bons surfistas tal como o Henrique, o Patrick, Rui Sousa, Túlio e muitos outros. Da minha idade, gosto muito de surfar com a Mariana, Miguel, Valenti, Paulinho B Tiki, Xico Mourão, Pipo, Nuno. Em relação ao ‘picanço’, adoro me picar com o Xico Mourão !
PV – E quem é que te inspira mesmo?
SF – O CAMPEAO DO MUNDO, MICK FANNING ! Sem dúvida, o meu ídolo!
PV – Gostas de viver cá? Achas que a cena do surf no Porto hoje em dia tem capacidades para desenvolver bons surfistas?
SF – Acho que temos ALTAS ondas a única cena que falta é mesmo o apoio da parte dos patrocínios e mais treinadores que se dediquem e puxem pelos atletas como o Marcelo Martins faz connosco.
PV – Sim senhor... umas palavras aí para a malta (isto é mesmo alfacinha eu sei)...
SF – Sigam os vossos sonhos e nunca desistam !