segunda-feira, dezembro 31, 2007

Feliz Ano Novo

Pois é... chegamos ao último dia do ano!! Hoje em dia já não se pensa que o mundo vai acabar, mas mesmo assim é uma data que se comemora e, que se deve comemorar! Pois é altura para se fazer um apanhado daquilo que se fez durante o último ano, o que nos aconteceu, o que fizemos, problemas, algerias... para daí se partir para o ano seguinte com o sentimento de "querer fazer melhor"!
Aqui pelo blog, 2007 foi o ano mais importante claro... visto que é o primeiro e único, eheh! Sinceramente, não sei, nem faço a mínima do impacto que teve no surf do norte ou nos surfistas do norte... provavelmente não teve nenhum, ou teve um impacto mínimo (para além da hipótese que deu de nos "chingar-mos" uns aos outros "anonimamente"). Mas se, por exemplo, serviu para dar uma ideia de onde estão as boas ondas, onde estão os surfistas, e quem são os bons surfistas do Porto, se pelo menos para isso serviu, fico mais que contente, pois já ultrapassa o facto de eu escrever este blog mais por puro "divertimento" do que como um serviço. Adiantando... só espero que daqui a exactamente um ano, possa escrever este mesmo texto!
É obvio, e pode-se ler em qualquer revista comprada neste mês, que 2007 foi um ano, senão O ano, do surf português: o número de praticantes multiplicou-se, nascem "gromets" por todo o lado, o surf nacional parece entregar o testemunho as gerações mais novas...e o assunto mais batido...o nosso SACA está lá, no topo da montanha! Nós por cá... eu acho pessoalmente que 2007 foi um ano muito importante, um ano de mudança, ou assim espero eu. Com o número de praticantes nortenhos a disparar, houve e continua haver uma mudança de filosofia por parte de profissionais de surf, querendo dizer: Professores de surf, Donos de lojas, representantes de marcas, fotógrafos, etc.. Creio que houve uma consciencialização (isto existe?) de que afinal até se pode fazer alguma coisinha pelo surf, não somos tão coitadinhos, nem temos tanta falta de jeito, nem ondas tão más como isso. E o que quero eu dizer pensam vocês? que estamos bem? não... mas, noto, e não sou nenhum "pró" do assunto, que há entidades que têem vontade de puxar alavanca que faz andar o surf nortenho para a frente, que existe um motor clandestino que trabalha muito baixinho para que de repente trabalhe a altas rotações! Mas, nada disto vai ser possivel, se se não se trabalhar com muito mais seriedade, com muito mais vontade e arriscando muito mais!
Em 2007 vimos um contigente de atletas que iniciaram Nacional Open como não se via há muito! Ficaram muitos a meio, mas merecem, pela coragem, o reconhecimento de todos: Túlio Brandão, talvez o surfista que mais evoluiu em 2007 (e tem mt mais de 20 anos), que embora lhe tenham faltado argumentos na competição, mostra todos os dias que no free surf ´há muito poucos que se comparam e certamente nenhum igual a ele! O mesmo se pode dizer do Fredy que iniciou o ano a todo o gás e só teve a ganhar com isso: basta vê-lo surfar diariamente. Rui Baptista, a mostrar que para entrar no nacional basta dinheiro pa pagar inscrição e "tomates" o resto é conversa! O Pumas, que para mim é um surfista de competição super completo e que poderia muito bem aparecer todos os meses em qualquer revista nacional, como tantos outros. Os putos, liderados por Sebastião Furtado e Mariana Macedo (tops de esperanças) e seguidos de perto por Nuno Lopes, Filipe Pessanha, André Conde, Pauladas, Xico Mourão e tantos outros que ainda estão para emergir!
Uma última palavra para as ondas... todas as praias funcionaram este ano! Mas depois de um pobre verão... a recompensa veio neste inverno, com ondas de classe mundial, aqui mesmo ao lado e de graça! Tudo indica que vamos entrar em 2008 com altas, mas altas ondas mesmo! Uma ultima referência a todos aqueles que este ano, por uma razão ou por outra, ficaram na minha retina e tenho a certeza que para o ano continuarão. "Retina nortenha 2007"(sem ordem especial): Henrique Moniz, Patrick, Tulio Brandão, Fredy Brito, Fredy "camelo", Choras, Fuinha, Nuno Nora, Alessandro, Moreno, Luis Botelho, Paulo Barbosa, Sebastião Furtado, Mariana Macedo, Paulo "Gonzo" Sampayo, Piu, Kiko Barbedo, Pedro Lagoas, Rui "Esqueleto", Bernardo Correa, João Guedes, Fernando Guedes, Paulo Adão, Helder Tropa, Pedro Miranda, Coelho, Nuno Lopes, André Conde, Patico e a lista não tem fim...!
Bem... vão mas é todos para a ramboia que é por isso que amanhã é feriado!!

BOM ANO DE 2008 PARA TODOS!!!! É o que sinceramente desejo....

Sejam felizes e boas ondas!

segunda-feira, dezembro 24, 2007

Barra De Los Cagas!




Primeiro deu tudo, as mais sinceras desculpas por não vos escrever há tanto tempo! Entre tempo, preguiça e azares...não foi dando! Por isso, o que não faltam são assuntos para discutir... são tantos, que eu nem sei... mas vou começar pelo que para mim mais tem marcado o nosso surf deste inverno: A irmã mais nova da direita do Casino de Espinho -- "Tá boa nas horas"


Tou há meses, mesmo, com a ideia de fazer um post só com fotos daquela altura que eu considerei ser a melhor dos cagas desde há muito tempo: dias seguidos de uma direita longa, com parede suficiente para encaixar varias manobras e comprimento para se aprender a fazer umas novas -- puro fun. A minha ideia era imortalizar uns fundos que eu pensaria que tão cedo não iriamos ter... Bem, como resposta à minha presunção, eis que a Natureza faz das suas, e depois de 3 tempestades seguidas (que deram lugar a sessões épicas de surf de ondas grandes em toda a Europa), a onda dos Cagalhotos - penso que Cagas é um nome mais respeitável - não só não desapareceu e manteve as suas melhores caracteristicas como ainda passou de uma onda um bocado mole para um tubo de uma qualidade que não vi em sítios do outro lado do mundo!


A qualidade desta direita é realmente incrivel, a fazer lembrar o velho Cabedelo, e embora não seja particularmente fácil, tem uma secção inicial muito cavada e quando está com um tamanho razoável cava mais uma vez no inside, numa performance de fundo de pedra. Muitos podem achar que estou a exagerar, mas n é por acaso que a onda tem estado mais que lotada, com gente de vários sítios a virem "visitá-la" e muitos apelidam a onda do ano... para mim é a onda, simplesmente (embora ainda n me sinta 100% à vontade nela).


Bem... e quando a performance da onda se eleva a este nível, tá-se mesmoa a ver que o nível de surf aumenta dentro de àgua. E em 2 ou 3 sessões vi mais tubos ao vivo do que em toda a minh curta vida de surfista. E como não pode deixar de ser, vou ter que eleger alguns surfistas que realmente impressionaram e quando achamos que eles surfam muito, nestas condições as dúvidas dissipam-se. Os tubos e pauladas do Fredy, o naturalismo com que o Estrutura se encaixa nos tubos, a verticalidade do Patrick, os surpreendentes tubos do Fuinha, mesmo de prancha muito pequena, a velocidade, atiranço e controlo de tubos de backside do Tulio, o power do Lagoas, a fluídez do Barbedo, a escolha de ondas do Alessandro, o à vontade do Paulo Adão, o domínio e conhecimento do "Mãos, os incríveis e inacreditaveis tubos do "Choras" (os melhores que vi) e ... a classe mundial, o filme ao vivo de Gony Zubizarreta. Estes, entre muitos outros, foram os que me marcaram, os que me fizeram ficar no inside para aprender e apreciar o que se deve surfar quando a onda assim pede. Acho que não se pode dizer mais quando o prório Gony (vindo directamente do Hawai) diz que estão a ser as ondas do Ano pa ele!


Outra particularidade, é que a onda aguenta facilmente até as 3 metros, e aí a barra já ão é para todos. Mas consta, que andam aí uns vídeos (um deles ja passou na surf total tv), e umas fotos (o Gonzo já tem umas), que vão com certeza mostrar melhor o que se tem passado nesta praia... Para já fiquem com as fotos na altura em que "os cagas tavam perfeitos, mas não tão perfeito como o que está agora".


É verdade.... Feliz Natal

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Peço desculpa pelo atraso

Bom diaa !!

Começo por pedir desculpa por só passado muito tempo voltar a escrever uma mensangem, mas não tenho tido tempo nenhum.

E já cá temos o swellzinho de inverno, finalmente já conseguimos ler noticias de tow in, aqui e ali. Tenho sufado pouco! mas têm me dito que têm dado umas onditas.

Campeonato surflocal feminino, queria dar os parabéns á Anita que tem vindo a mostrar uma enorme evolução no seu surf. Queria também dar os parabéns ao Pumas por ter ganho a etapa e ao Fredy por ter ganho o circuito e pelo segundo lugar na etapa.

O Duarte "da electric", conseguiu um bom quarto lugar, tendo sido acho eu a primeira ou segunda etapa do circuito em que participa.

Daqui a 1 hora vou surfar para matosinhos, não sei como está o mar e tenho pouco tempo, mas depois vou tentar vir cá dizer como estava o mar.
Já vi pela minha janelinha que não há vento, e que o mar parece ter descido bastante.
até jazz e boas ondas !